Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de junho de 2023

PERGUNTA AOS CANDEENSES.

     

     Não faz muito tempo, eu estive na Avenida Brasil aqui em Juiz de Fora, a fim de encontrar uma oficina mecânica para examinar um problema que apareceu no meu carro. Conversa vai, conversa vem, notei que o mecânico tinha um sotaque bem carregado de um baiano. Eu tenho muito respeito pelos baianos, afinal a Bahia é um Estado Brasileiro que merece todo o respeito dos brasileiros. Segundo a história, o Brasil começou em Porto Seguro, na Bahia.

    Perguntei-lhe se era baiano, quando ele disse, sim sou baiano de Candeias. --- Aquilo me assustou --- e entrou pelos meus ouvidos de forma baratinada. No fundo fiquei enciumado ao conhecer um candeense baiano. Parecia que a frase dita tinha perfurado o âmago da minha alma. E me senti agredido no meu íntimo, quando eu lhe disse que a minha cidade, também, se chamava Candeias, e o Baiano, me fez uma pergunta de forma displicente, sentida por mim desprezível: “AONDE FICA ISSO” – E eu não tive outra resposta: Isso, fica bem próximo do céu.

    E o meu ego começou a trabalhar, em defesa de nossa Candeias. Ora, ora, A nossa Candeias mineira, nasceu em 1938, a Candeias da Bahia apareceu em 1958. Portanto, nós somos candeenses por vinte anos a mais. --- Se a nossa Candeias não cresceu tanto quanto a deles, também não cresceu a corrupção e nem a criminalidade existentes por lá.

   Eu já estou frouxo de ver a nossa Candeias se misturando com a Candeias da Bahia. Na internet nós candeenses costumamos ficar complicados com as notícias, imaginemos então uma pessoa que não seja de nenhuma das duas Candeias. Isso significa que a Candeias de Minas é uma “Candeinha” dando o direito para alguém perguntar “Onde fica isso?”

    Pergunta:

  Se você fosse, por ventura, o prefeito, um vereador, ou um político do município de Candeias, Minas Gerais, o que você faria logo no início da sua gestão?:

   Eu, responderia a essa pergunta dizendo que iria trabalhar já de inicio para um plebiscito no sentido de alterar o nome de Candeias, para CANDEIAS DE MINAS. E acabar com essa mistura de Candeias Baiana com Candeias Mineira.

  Afinal, se a nossa Candeias já existia, porque não puseram Candeias da Bahia?

 

  Armando Melo de Castro.

 

 

Nenhum comentário: