Total de visualizações de página

sábado, 17 de junho de 2023

CANDEIAS, É UM AMOR DE CIDADE.


Semana passada, eu postei em nosso Grupo, “Sou das Candeias com muito orgulho”, e no nosso Blog Candeias Casos e Acasos”, um texto sobre o comentário de um elemento que nasceu em Candeias, morador em São Paulo e que teria dito que não entendia os meus elogios por Candeias, pois somos contemporâneos, e Candeias era uma verdadeira merda. Pobre infeliz. Naturalmente ao nascer se envolveu em suas próprias fezes; e sua mãe não teve talco Gessy para lhe passar.

Esta postagem a fim de contar para os meus amigos essa agressão verbal, foi redigida num momento em que eu me encontrava bastante contrariado com esse elemento, cujo nome prefiro omitir em respeito aos diversos homônimos candeenses. Estaria, naturalmente, sendo como um desabafo diante da afronta recebida porque o seu comportamento indicava que ele tinha conhecimento pelo carinho que tenho pela terra onde nasci.

Mas o resultado da postagem foi surpreendente, pois bateu todos os recordes de nossas postagens. E eu me senti como que cantando o Hino a Candeias e todos os candeeneses nativos e adotivos fazendo coro comigo. Amigos que nunca comentaram e nem curtiram os nossos textos; amigos de diversos pontos do Brasil e do mundo; estiveram presentes demonstrando o carinho pela nossa terra mãe.

Eu lamentei profundamente a agressão verbal desse conterrâneo, tentando fazer prevalecer a sua opinião subjetiva não somente pelo fato de Candeias não ter nenhuma relação com o que lhe fez julgá-la de forma pejorativa, insultuosa ou depreciativa. Mas, por sentir que essa pessoa não insultava somente a mim, mas como conheço o meu povo, senti que a afronta atingiria toda a nação candeense. Afinal, nós candeenses, não nos consideramos como simples conterrâneos, somos como uma grande família, somos quase que irmãos. Respeitamos e agradecemos aos nossos conterrâneos adotivos como verdadeiros candeenses que vieram de outros pontos para se juntarem a nós na construção de nossa história. Se mora em Candeias, é Candeense. Se mudamos de Candeias, continuamos candeenses pois a levamos em nossos corações, mesmo respeitando a cidade que nos recebe.

Infelizmente a sociedade está cheia de gente assim. Pessoas que pensam que a sua opinião e a melhor, única e perfeita. Não entendem que uma opinião precisa ser discutida. Dar uma opinião, um parecer sem ser solicitado é coisa muito séria. --- Essas pessoas alimentam um ego elevado que os deixam a pensar que suas opiniões são absolutas e verdadeiras. Infelizmente são pessoas que não se dão bem na sociedade, vivem criando problemas, nos negócios, no convívio familiar, estão sempre errando, mas os erros não lhes servem de aprendizado.

Eu tenho mantido contado com pessoas, de vários cantos do Brasil e muitos pontos do mundo; filhos de candeeneses, que nem conhecem a nossa cidade, que herdaram de seus pais o carinho por Candeias. Atendo pedidos de informações para árvores genealógicas e ou para conhecer melhor suas origens. Esses contatos me deixam realmente feliz.

Assim disse o filósofo:

“Floresça onde Deus te colocou mesmo que tenha sido numa rocha”

Armando Melo de Castro.

 

 


Nenhum comentário: