Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de junho de 2023

CANDEIAS TEM O TICO-TICO DO FUBÁ


  ··                          

Quando eu estudei no meu querido e amado Grupo Escolar Padre Américo, hoje Escola Estadual Padre Américo, eu aprendi muitas coisas boas e entre elas, tomei conhecimento das poesias de grandes poetas. E entre eles eu sempre fui um grande admirador do poeta Olavo Bilac. Para mim o maior poeta brasileiro. E parece que aprendi com ele a ser patriota. Eu não me esqueço de suas poesias, principalmente desta que até hoje mexe comigo:

A PÁTRIA,

Ama, com fé e orgulho a terra em que nasceste! Criança! Não verás nenhum país como este! Olha que céu que mar! Que rios! Que floresta! A natureza aqui perpetuamente em festa! É seio de mãe a transbordar carinhos. E eu, aqui numa emulação a Olavo Bilac, quero reverenciar a minha querida terra onde nasci. Candeias, Estado de Minas Gerais Brasil. E quero recomendar aos amigos candeenses:

------------- Ame, com fé e orgulho essa terrinha linda em que você nasceu! Você não verá nenhum lugar como este! Olha que praças lindas; que arvoredo em plena praça pública, onde podemos sentar descansar, encontrar amigos e apreciar a beleza da natureza. Sentados nos bancos dessas praças, podemos ver um tico-tico andar de pulinho como pula no fubá, como dizia em música o maestro Zequinha de Abreu. Ver uma rolinha do fogo apagou; ouvir o pio do canarinho amarelinho da terra... e até o sabiá o mais chique da turma. Sem dúvida estamos numa festa da natureza. E a festa da natureza é como um seio de mãe a transbordar carinho. Você que visita Candeias, tire um tempinho para se sentar num banco da praça e apreciar a natureza que Deus, o Pai, nos reservou.

Meu conterrâneo amigo! Não deixe de amar com fé e orgulho essa cidade de Candeias onde Deus nos colocou.

Armando Melo de Castro.


Nenhum comentário: