Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de junho de 2023

CANDEIAS É UMA MERDA!?


 Eu recebi um comentário em um dos meus textos do nosso Blog Candeias MG Casos e Acasos, quando um conterrâneo criticou-me dizendo como pode eu elogiar Candeias o quanto eu elogio, sendo que Candeias no seu tempo era uma verdadeira merda. A sua opinião partiu do fato de que somos contemporâneos e se não estou enganado trata-se de um condiscípulo meu, do terceiro ano no Padre Américo em 1956.

Eu não vou aqui falar de quem se trata esta pessoa, naturalmente nunca foi feliz. Vou fazer um comentário para esse conterrâneo distante, como resposta ao chamar Candeias, de merda. Afinal quem chama a terra onde nasceu de merda, está contando que nasceu na bosta, pois afinal este é o sentido que ele deu à palavra.

 Meu conterrâneo:

Falar que a vida em Candeias antigamente era melhor de que nos dias atuais, seria o mesmo que dar um atestado de ignorância e falta de discernimento com a evolução da vida. Mas, tanto naquele tempo, como nos tempos atuais, a vida tem dois lados: o lado bom e o lado ruim. Se você se entende que nasceu na merda, eu não penso assim. Se você acha que Candeias era uma merda, para mim era o melhor lugar do mundo. Eu sempre agradeci a Deus por ter nascido em Candeias. Foi ali que eu aprendi amar a Deus e a natureza; os meus pais e a vida. Foi ali que aprendi a distinguir  o mal e o bem. Afinal eles andam juntos. Foi ali que aprendi a fazer coisas erradas para aprender fazer o certo. Foi em Candeias essa terra querida que eu aprendi a tomar a benção de meus pais e dobrar a língua para tratar os mais velhos. Saber reconhecer o valor dos amigos. Foi ali que conheci a força do trabalho. Foi nas minhas queridas Candeias que dei o primeiro sorriso para a vida, sem negar que foi ali que derramei a primeira lágrima. Foi nessa terra abençoada, que ainda na flor da idade, tive um pai e uma mãe para me orientar a fim de poder viver em qualquer lugar do mundo.

O que eu sinto ao receber o seu comentário, onde diz que Candeias era uma merda eu imagino porque você disse isso:  A palavra merda é sem dúvida uma das palavras mais pronunciadas da língua portuguesa. Ela pode ser considerada como um coringa do duplo sentido. Contudo ao pronuncia-la estamos mostrando, também, o que queremos dizer. Não é preciso explicação aqui porque todo mundo a conhece bem e já vão entender que você a pronunciou como um sinônimo de fracasso e vão naturalmente imaginar que você deve ter passado fome em Candeias, deve ter sido preguiçoso, deve ter roubado frutas e galinhas de vizinhos. Deve ter aprendido a beber bebidas alcóolicas ainda no verdor da adolescência... brigador na escola; tinha as costas conhecida pela vara da professora. Podem estar pensando  que o seu pai bebia? E quando bebia por acaso não dava uns sopapos na sua mãe na sua presença? Ele nunca terá sido preso? No seu meio isso era bem comum... Desculpe-me, eu não falei mal de você, eu só me lembrei de algumas coisas.

Candeias para mim nunca foi uma merda. Eu até poderia usar a palavra merda para fazer referência a Candeias, mas veja como eu diria: “Puta merda! como eu amo a minha terra!

 Armando Melo de Castro.


Nenhum comentário: