Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de março de 2016

ADVOGADOS DE DEUS OU RÁBULAS?



A justiça é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. É a faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência. Justiça é um conjunto de magistrados judiciais e as pessoas que servem junto deles; é um tribunal; é o poder judiciário.

O advogado é aquele que mostra, explica e retrata a justiça para os seus constituintes. Ele intercede a favor do seu cliente defendendo-o em juízo com razões e argumentos. Advogado é homem letrado, que entende de redação. Sabe expor um fato através de uma petição. Um bom advogado sabe o que é figura de linguagem, metáforas e outros recursos da língua portuguesa.

O advogado é a priori um profissional íntegro e torna-se, por vezes, tolerante em benefício da ética e da disciplina do seu ofício. 
Não vive tropeçando nos artigos das leis, porque sabe analisa-los com cuidado para cada caso.

Mas, lamentavelmente existem advogados credenciados atuando sem competência, sem ética e sem o cuidado que a profissão requer. Elementos que tiveram tanta dificuldade em conseguir o registro da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, que talvez tenham conseguido por milagre.

Mas, como em todas as profissões existem os entulhos, ontem, 07/03/2016, lá no fórum de Candeias, eu estive próximo de um desses que me levou a pensar, como que um elemento daqueles consegue se formar tão mal formado e ser tão mal informado. Terá comprado o diploma cheguei a pensar? Afinal no Brasil existem essas coisas... 

A meu ver os advogados que vivem atuando em “causinhas” próprias e vivem soltando boatos nas ruas de que vai processar fulano ou beltrano, os seus opositores, não passam de simples rábulas, pobres rábulas, mesmo estando estabelecidos com seus nomes em pompas numa placa bem construída. 

Esse tipo de gente não se enxerga nunca. Eles entram para o direito, mas o direito nunca entra neles e com isso acabam se transformando numa piada na boca do povo.

Só não vê isso quem é cego, surdo e mudo.

Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos

Nenhum comentário: