Total de visualizações de página

domingo, 18 de dezembro de 2022

PARABÉNS, MINHA QUERIDA CANDEIAS.


 
Neste 17 de dezembro de 2022, a minha querida Candeias completou 84 anos de emancipação. Hoje, assim como eu Candeias ficou idosa, mas a Candeias menina, ainda se encontra bem guardada dentro de mim. Somos contemporâneos pois quando eu nasci, ela era uma menina com apenas 8 anos. Não tinha água tratada como se tem hoje. A luz da Cemig, essa então, nem em sonho. Calçamento de ruas nem na imaginação. Azeite de oliva, era azeite doce; e palmito enlatado era uma coisa esquisita. O pilão ainda era um utensílio de grande utilidade para pilar arroz e café. Chuveiro elétrico, telefone, fogão a gás e panela de pressão eram coisa de outros mundos. — Era comum ver os carros de bois descarregando lenha nas portas. Televisão era uma mentira na boca dos descrentes; rádios eram raros.  Viajar, era praticamente só de trem. E por falar em trem, isso não se via só na estação não... A gente comia trem, bebia trem, lavava os trens e quando uma coisa era boa, era trem “bão.” Ah, tem mais! Mulher bonita também era trem bão demais da conta.

 

Lembro-me de uma vez que a minha avó chegou na nossa casa contando que a vizinha dela havia sido levada para Campo Belo passando muito mal. Naquele tempo quando o doente de Candeias era levado para Campo Belo, era como se fosse um aviso da morte. E quando minha mãe lhe perguntou de que mal ela teria sido vítima a resposta foi positiva. Ela arrumou uma dor forte no peito e o Doutor Renato mandou ir para Campo Belo. Parece que ele não sabia o que era não. A minha mãe já deu logo o seu palpite: “Nossa Coitada! Quando vai pra Campo Belo é porque o trem é brabo.

 

Pois é minha querida Candeias, parabéns pelo seu aniversário; pelos seus 84 anos. Como disse o meu amigo Franz Salviano Borges: --- “Eu sai de Candeias, mas Candeias não saiu de mim”. --- Eu tenho você guardada e muito bem guardada dentro de mim. O tempo essa coisa que nos transforma em monstros, não conseguiu roubar você de mim. Isso porque eu consigo ainda lembrar do cantar de um galo. Vejo ainda, a minha querida Rua da Ponte; cavalos pastando nas ruas. Ainda retratam em meu cérebro o Sr. João do Ibraim, fiscal da Prefeitura, comandando os capinadores das ruas cheias de matos, quando às vezes as enxadas se davam com um ninho de galinha ou uma cobra. --- O berro de um porco entrando na faca. O grito do Zé Morais, com a sua carroça cheia de verduras... O “Au leite” do leiteiro Amélio... E o “Ó o padeiro do Antônio da Zenóbia” O córrego dos Cassianos, para nadar; ainda consigo sentir o sabor das broas de amendoim da Luíza do Miguel Simões e o cheiro da linguiça da Rosa do Augusto. O barulho do caminhãozinho do João do Artur; o apito da Maria Fumaça na estação..., mas tem uma coisa que sai nitidamente do meu cérebro e entra em meus ouvidos:

É o cantar do galo legorne da dona Marica da Melada, a nossa vizinha de frente... Como cantava bonito, aquele galo. Acho que era um galo musico.

 

Armando Melo de Castro

 


Nenhum comentário: