Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

É PRECISO SABER VIVER.

                                                                             ERASMO CARLOS

Hoje de manhã ao me despertar, cheguei até a janela do meu quarto e ouvi soar suavemente uma música vindo do apartamento do vizinho. Uma música muito conhecida, composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, cantada por Erasmo, nessa gravação.  --- Naquele momento fui invadido por uma nostalgia profunda. A música entrava pelos ouvidos, subia ao cérebro e ao mesmo tempo descia para o coração, balançando as paredes dessa máquina que já bate a quase 77 anos dentro de mim.

 Mas que nostalgia é essa?

 É claro, a nostalgia é uma saudade daquilo que guardamos dentro de nós, de algo que nos tenha feito felizes. --- Portanto, naquele momento, fui transportado através desse sentimento, para São Paulo, na década de 60 quando Erasmo Carlos fazia grande sucesso com Roberto Carlos, no programa “Jovem Guarda” na TV Record, onde eu estive presente tantas vezes.

 As músicas de Roberto e Erasmo Carlos, passaram por várias gerações, naturalmente por transmitir diferentes sentimentos e despertando os corações dos jovens de um tempo presente que lhes faria acompanhar até ao passado. Tempo esse que transformaria o nosso físico recalcando o nosso semblante; o nosso sorriso através da contagem dos dias e dos anos.  Mas as causas da saudade nunca envelhecem dentro de nós.

 Saudade é um sentimento que a ciência ainda não soube como explicar corretamente. Sabemos que apenas a Língua portuguesa tem uma palavra específica para a saudade que naturalmente é uma exclusividade para quem fala essa língua. Nos dicionários a saudade é definida como um sentimento triste, devido à ausência da presença dos momentos felizes que geraram a saudade. Mas não creio que a saudade venha a ser um sentimento ruim ou melancólico como diz a nostalgia. A saudade é o reconhecimento de que o tempo não tem controle e pode deixar marcas inesquecíveis como cicatrizes no coração. O que causa a grande dor da saudade e a ausência demorada ou impossível da presença deixando um vazio totalmente diferente do nada o que vem a insistir sempre de forma impiedosa nos levando a uma grande emoção.

 A saudade às vezes aponta para diversos pontos. Saber que a causa da saudade ainda vive, é uma coisa, mas saber que esta causa deixou de existir e será alimentada apenas pela lembrança... Dói, mas não se trata de sofrimento. A criança é sempre mais feliz, e um dos motivos é porque não convive com a dor da saudade. Erasmo Carlos teve muitos problemas na vida, teve câncer; perdeu a esposa, um filho e muitos outros problemas, mas ele inspirava música e respirava alegria e disse: “É PRECISO SABER VIVER”

----------------------------------------- Quem espera que a vida, seja feita de ilusão, pode até ficar maluco ou morrer na solidão. É preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer; é preciso saber viver.

-----------------------------------------Toda pedra no caminho, você pode retirar, numa flor que tem espinhos você pode se arranhar. Se o bem e o mal existem, você pode escolher. É preciso saber viver.”                                             

                                                                                                             Erasmo Carlos)

 Nós os velhos jovens da era “Jovem Guarda” estamos tristes e não é para menos. Erasmo Carlos deixou um vazio muito grande dentro da música para a sua geração.

Armando Melo de Castro

Candeias MG Casos e Acasos.

 

Nenhum comentário: