Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

ANTIGA IGREJA DO ROSÁRIO DE CANDEIAS.


 

 Essa é a antiga Igreja do Rosário de Candeias que ficava situada onde se encontra edificada hoje a Rodoviária. Essa Igreja foi demolida sobre o lamento de muita gente. Ela estava exatamente nesse estado de conservação, precisando apenas de uma reforma. Nesse tempo já existia a lei 25, de 30 de novembro de 1937 que regulamentava a conservação desse tipo de patrimônio. Mas ninguém ousou mexer na questão, afinal se hoje ninguém gosta de mexer com a Igreja Católica, muito menos naquele tempo.

 Acontece que no âmago da Igreja havia facções antagônicas que eram extremamente conservadoras, e condenavam a festa do Rosário, por ser uma herança cultural da escravatura, que condenava o comportamento dos festeiros, cujos ternos apresentavam uma bandeira com a imagem da Virgem, que era beijada por bêbados e sem respeito.  A festa foi interrompida através desta igreja, e os festeiros edificaram uma pequena capela no Alto da serra do Mingote, onde por muitos e muitos anos a festa foi transferida para aquele local que ficava afastado do centro da Cidade e passou a ser chamado o Alto da Igrejinha.

A Igreja do Rosário ainda ficou trancada por algum tempo até que foi demolida. Lembro-me de quando isso aconteceu. Foi triste ver aquela igreja que poderia durar séculos ser destruída. Lembro-me de ver o Geraldo Dama, um dos homens no triste desmanche mostrar uma moeda que teria encontrado debaixo do assoalho da igreja. Aquele monte de adobe e de pedras e telhas sendo levados pelo caminhão da Prefeitura. Para onde... Eu não sei!

A demolição desta igreja foi um triste capítulo da história de Candeias.

 Armando Melo de Castro.

 

 

 


Nenhum comentário: