Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de julho de 2023

O MEU CARO AMIGO JÚLIO CEZAR VIGLIONI.

   

Sempre quando me coloquei aqui junto ao computador para escrever um texto sobre Candeias, para ser postado no nosso tão querido grupo de amigos “Sô das Candeias com muito orgulho, eu sempre o fiz com satisfação. Hoje, ao tomar essa posição eu não sei o que faço, não sei o que escrevo, não sei o que pensar. O meu sistema nervoso central encontra-se de cabeça para baixo.

Ontem, por força de circunstâncias eu passei o dia todo sem navegar na internet. À noite, quando fui me inteirar das notícias, fui atacado por um susto, um grande susto, ao tomar conhecimento, através de várias mensagens de meus amigos, sabedores que são da nossa grande amizade, sobre o falecimento repentino do meu amigo, meu grande amigo, Júlio Cezar Viglioni. Encontro-me, portanto perplexo, irresoluto e flutuante.

Eu que gosto muito da verdade, desejei tanto que essa notícia fosse uma mentira. Poderia ser um sonho ruim, mas eu preferia ter sido um sonho, para me acordar diante de uma mentira. Mas, era uma verdade nua e crua. Júlio teria falecido após um cruel ataque cardíaco.

Eu imagino que uma morte assim é uma Graça de Deus para quem vai. Suponho que todo mundo gostaria de ter uma morte assim, afinal, o sofrimento no fundo de uma cama deve ser tão triste e ruim como o purgatório e o inferno. Mas a morte num repente é um grande sofrimento para os amigos e especialmente para familiares. ---- No caso do Júlio, o seu pai, Sr. Willian, com 99 anos de idade, eu posso fazer uma ideia como será o seu sofrimento diante dessa perda e do convívio. Eu sei porque passei por isso. Perdi uma filha com 30 anos. É uma dor sem nome, é um nó na garganta que nem o tempo o desata; é a vontade de morrer também, a morte de um filho é um sentimento cruciante difícil de ser imaginado por quem nunca passou por isso.

Meu caro Júlio:

Eu nunca pude imaginar que um dia eu estivesse aqui a escrever essa mensagem sobre você para o nosso “Grupo Sou das Candeias com Muito Orgulho”. --- Um grupo idealizado por você numa dedicação ao seu amor pela terra que o viu nascer. ---- Lembro-me quando você me convidou para fazer parte, desse grupo eu resisti. Eu já tinha um Blog. Mas você insistiu e acabou me convencendo dizendo “ Eu estou contando com a sua amizade.” Ai eu não tive saída mesmo me julgando não ser a pessoa indicada com o seu propósito. E agora? O nosso Grupo Sou das Candeias com Muito Orgulho ficou órfão.

Que Deus o tenha meu caro Júlio. Com certeza, todos os seus familiares e nós amigos, vamos sentir, naturalmente a falta da sua presença, mas não vamos sentir a sua ausência, porque você que está em nossos cérebros, vai descer para os nossos corações de onde você será lembrado.

Candeias hoje fica mais pobre de amor. --- Que Deus o tenha na sua Graça meu bom amigo.

Armando Melo de Castro.

 

 

Nenhum comentário: