Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de julho de 2023

MEUS CONDISCÍPULOS CANDEENSES.

                                                       Professora Maria do Carmo Bonaccorsi.

   Hoje, 16 de julho passou-me pela cabeça essa data. E fiquei pensando: É o aniversário de alguém que representou algo em minha vida. Apertei o meu cérebro e ele me contou: 16 de julho seria o aniversário de sua professora quando você tirou o diploma primário. Maria do Carmo Bonaccorsi. Ela que era de 1927, estaria então, completando agora 97 anos de vida. Foi a minha última professora quando cursei o quarto ano primário. Lembro-me que os alunos dessa turma em sua maioria eram todos repetentes. A escola ainda estava se organizando, faltava professoras, e o que mais prejudicava era a desigualdade de idade dos alunos. Tinha aluno de 7 anos junto com alunos de 14. Alunos que teriam estudado em escola rural.

   Essas correções demoravam muito tempo. E daí no fim do ano o aluno não tinha nenhuma chance de se recuperar. Se não passasse na prova escrita final e oral, era a chamada bomba. Tinha que repedir o ano. Não existiam boletins e o aluno poderia ter saído bem nas sabatinas durante o ano, isso não era considerado. E mais: As provas finais eram corrigidas na cidade de Formiga, o aluno ficava desesperado aguardando esse resultado que nunca era rápido.

   Eu tive que repetir dois anos. Um porque tive problemas de saúde com as chamadas doenças de tempo, sarampo, catapora, coqueluche etc. Nesse tempo as vacinas ainda não tinham chegado. E o outro por causa de uma professora que só dois alunos de sua turma passaram de ano. --- Tinha aluno que chegou a repetir 3 anos, quando que o curso era de 4 anos. Dona Maria do Carmo Bonaccorsi desencalhou todo mundo que vinha repetindo, mas a disciplina com ela não era fácil. Se falasse uma palavra errada, tinha que copiar dezenas de vezes como castigo no para-casa. Maria do Carmo Bonaccorsi, não brincava em serviço. Ela tinha um olhar que dizia uma porção de coisa para o aluno. E se ela tivesse que falar com a boca não era mansa não.

   Abaixo, a nossa turma que completou o curso primário numa grande festa no dia 8 de dezembro do ano de 1958, No Cine Circulo Operário são José, com discurso do Monsenhor Castro, da nossa Diretora então, Dona Maria do Carmo Alvarenga. pela nossa professora Maria do Carmo Bonaccorsi e o Inspetor Miguel Tortura Albanez e um deputado visitante que deu de presente a cada aluno uma caneta. O nosso certificado foi assinado Pela professora, diretora e Inspetor.

   Antônia Aparecida Vilela, filha do Sr. Geraldo Vilela, mora em São Paulo --- Antônio ítalo Freire, o nosso querido caveirinha, ele era tão magrinho que acabou ganhando esse apelido. Agora como ficou gordinho é o Cacá do gás. Armando Melo de Castro, esse sou eu. Nesse tempo 1958 eu já estava mais ativo. Isso porque antes eu era um tatu de galocha. --- Clarice Alvarenga, filha do tão querido candeense Zé Chorão, chorão não porque chorava, mas não podia ver o seu time perder. Clarice hoje mora nos Estados unidos onde se casou e constituiu família. Hélio Melo da Silva, Jadir Melo da Silva, são irmãos e filhos do Dé Cassiano, hoje residem em Formiga. Jesus Alves de Resende, filho de Dona Leopoldina. Nós o apelidamos de sabão preto. João Faria, José Gonçalves, Márcio Miguel Teixeira, filho do Altamiro Teixeira, tão logo saiu do grupo acompanhou a família que se mudou para o Rio de Janeiro. Márcio nós o apelidamos e alemão, por ter os cabelos louros. Marlene Aparecida Martins, Marli dos Reis Alves,Marli cujo nome parece ser nome de mulher, era homem, filho do barbeiro João Peruca. Ainda muito jovem mudou-se para Belo Horizonte. Neli Manda Ramos Melo, Neri Ferreira Barbosa, Neri filho do Sr. Sebastião Ferreira, Mora hoje em Carmo do Cajuru Mg, é irmão da esposa do Lávico e tio da professora Jaqueline Almeida. Odete Lopes da Trindade, Esposa do Zequinha da Donate. Raimundo Ferreira de Oliveira, O Juquitinha, filho do Juquita de Assis. Primo do Renê, Renê Ferreira de Oliveira, Filho do Chico de Assis, e de dona Eponina Viglioni. Renê é sobrinho do nosso querido conterrâneo e amigo Willian Viglioni. Sebastiana dos Santos, Sebastião Alves de Resende, esse era o sacristão, tinha o apelido na escola de tatu, filho de Dona Leopoldina e irmão do Jesus, também participante dessa formatura. Silvio José Rodrigues, filho do Sr. Zé Rodrigues. Silvio Lopes da Silva, Silvio do Juca do Nico. Terezinha Luiza Alves, Irmã da Maria do Cristóvão Teixeira, prima da Telma. Terezinha Mori, filha do Sr. Cristóvão Alvarenga, esposa do nosso amigo Zé Orlando Vilela. Zélia Alves Alvarenga, Irmã da Terezinha irmã, também da Maria do Cristóvão. e Zilene Vilela Alvarenga. Zilene filha do Tito do Nute e sobrinha do Vicente Vilela.

   Os colegas José Faria, José Gonçalves, Marlene Aparecida Martins, Neli Manda Ramos Melo e Sebastiana dos Santos, eu nunca mais tive nenhum tipo de contato. Portanto, se algum amigo tiver noticias do paradeiro desses colegas eu ficaria muito agradecido de ter essa informação.

Colegas falecidos dessa turma foram:

   Márcio Miguel Teixeira, Marli dos Reis Alves, Renê Ferreira de Oliveira, Sebastião Alves de Resende, Silvio José Rodrigues, Silvio Lopes da Silva, Terezinha Mori e Zélia Alves Alvarenga.

   As lembranças da infância são tão agradáveis. Todos esses que faleceram eu tive com eles uma boa relação de amizade, portanto, eles não morreram porque encontram-se presentes nas nossas lembranças.

--- Onde quer que estejam, recebam o meu abraço meus queridos amigos.

Armando Melo de Castro.

 

 

 


Nenhum comentário: