Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

O MEU AMIGO ZÉ PORTELA.

                                                                     José Santos Portela

Recebi, agora há pouco, por intermédio do meu amigo Wander Sena, uma notícia que me deixou sentido. Trata-se do falecimento, nesta data, de um amigo; de um grande amigo:

JOSÉ SANTOS PORTELA.

Fomos amigos no nosso tempo em Candeias e depois, num outro tempo em Divinópolis.

Zé Portela, como era mais conhecido, era natural de Bambui, MG e chegou a Candeias levado pelo médico Dr. Pery Malheiro Simões, o médico que cuidava do surto da lepra no nosso município.

Posteriormente, esse serviço foi transferido para Divinópolis o que o levou para aquela cidade. Lá eu acompanhei o seu trabalho, digno do maior respeito.

 Zé Portela lidava com os leprosos de forma natural, uma doença tão cheia de cuidados e preconceitos, coisa que Zé Portela deixava passar longe de si. Um ser humano maravilhoso. Posteriormente, tendo sido encerrado esse tipo de trabalho, ele foi transferido para a Receita Federal.

Zé Portela morou muitos anos em Candeias onde era muito estimado pelos Candeenses. Foi vereador e Presidente da Câmara Municipal, num tempo em que Vereador não tinha salário. Homem inteligente e que prestou relevantes serviços ao nosso município.

Casou-se com Dona Celinha, filha do Sr. João Eleutério, irmã da Dona Zélia Eleutério e de Enir Parreira.

Por mais de uma vez eu fiz contato com ele, pois queria colocar aqui no nosso Blog a sua biografia e o Candeense por adoção que Candeias havia ganhado. Mas talvez, pela sua humildade não tivemos esta oportunidade.

Esta nota que eu faço, é para que seja lembrado pelos nossos conterrâneos que o conheceu como um grande amigo que participou da nossa história. Aos familiares fica aqui o meu abraço e o meu sentimento.

 E a você meu caro Portela, eu tenho a certeza de que você vai estar bem junto de Deus porque o seu trabalho aqui na terra terá sido por uma boa escolha do Pai Celestial. Aqui vai o meu abraço.  Não de despedida, porque pessoas como você a gente não se despede, porque elas continuam vivas dentro de nós quando os respeitamos e admiramos.

 Armando Melo de Castro.

 

 

 

 

Nenhum comentário: