Total de visualizações de página

sábado, 20 de agosto de 2011

O MEU AMIGO CANDINHO.


                                           
 

----Aquele que ama a sua terra natal, e ter que deixa-la, dependendo da sua condição econômica e financeira, sofre muito durante essa transição. --- Sofre porque o seu sentimento o leva a sentir-se subtraído. É como as circunstâncias estivessem lhe roubando a possibilidade de viver preso às suas raízes. – E quem se vê arrancado de sua terra e levado para outras plagas sem a vontade de seu coração, leva sempre consigo um olhar para a melancolia; um suspiro para a saudade; um pensamento para a tristeza; uma voz abafada; e um coração saudosista.

---A infância e juventude quando vividas no seu rincão natal, dificilmente serão esquecidas. Isso tem sido observado através de nosso GRUPO SÔ DAS CANDEIAS COM MUITO ORGULHO...  Através das participações de candeenses ausentes. --- Eu, por exemplo, por mais que tenha me acostumado fora de Candeias, amo a minha terra que já não é mais tão minha, mas eu faço questão de ser dela.

---Hoje, quando eu mergulhava nas águas do lago das minhas recordações candeenses, encontre-me com um grande amigo. Um candeense que amava Candeias. Ele fez tudo para viver debaixo do céu de Candeias, mas as circunstâncias e ou os destinos designados por Deus, não lhe permitiu. ---- Esse amigo foi Candido Roberto Teixeira, o Candinho do Vico.

---Filho do casal Álvaro Teixeira (Vico Teixeira) e Dona Laura Barreto Teixeira. Casado com Terezinha Melo Teixeira, em 19 de abril de 1952, com quem teve quatro filhas: Arlete Melo Teixeira Gontijo, Laura Lídia Teixeira Santos, Marilúcia Teixeira, e Izildinha Melo Teixeira.

---Candinho, com certeza, foi um dos filhos de Candeias que mais amou a sua terra. --- Ele tentou de toda maneira viver junto de seu torrão natal, mas não lhe foi possível. --- Em Candeias ele foi vereador e Presidente da Câmara. Teve um caminhão de transporte do qual era o motorista. Fotógrafo, oficina mecânica, proprietário de taxi, proprietário de três bares, pesca profissional nas águas de furnas e muito mais coisas.

---Foi sempre um empreendedor. Fez tudo para permanecer em Candeias. Mas não conseguiu. Proprietário de uma oficina mecânica na Rua Coronel João Afonso, onde hoje se encontra uma igreja evangélica. ---- Com esta oficina ele se transferiu para são Paulo e a instalou na Vila Diva. Após algum tempo voltou para Candeias. Finalmente mudou-se para Belo Horizonte, mas era sempre visto em Candeias.

---Na trajetória de Candinho, vamos lembrar  agora do seu Bar e Restaurante Esquina. ----- No princípio da década de 60, ele construiu a casa que se encontra até hoje do mesmo jeito, e montou um bar e restaurante, muito bem montado, na periferia da cidade. O empreendimento ficava localizado na esquina da Rua Expedicionário Jorge, com a Rua Professor Portugal. --- Pela localização, tomou-se o nome de Bar e Restaurante Esquina. De forma estratégica foi colocada uma grande placa entre as duas ruas.

---Candeias não possuía um restaurante próprio para receber um freguês exigente. O único restaurante que existia era do Lulu e se limitava a servir pequenas refeições e o prato feito, o chamado PF. --- Candinho tentou mostrar ao povo de Candeias um restaurante que podia atender “a lacarte” ou “à minuta”. Além de refeições normais. Bebidas nacionais e estrangeiras e produtos enlatados.

---Nesse tempo não havia televisão em Candeias e os rádios existentes em sua maioria só eram bem ouvidos à noite. Nesse tempo ainda não existiam as emissoras de rádio FM. --- Durante o dia praticamente, a cidade toda era ligada na Rádio Clube de Campo Belo, onde o principal locutor era o maestro Totó, que tinha uma orquestra, então muito famosa na região, “Totó e Sua Orquestra”. ---- A Rádio de Campo Belo durante uns 15 dias antes vinha anunciando um grande baile e show montado numa tolda a frente do Bar, com a orquestra do Maestro Totó pra a inauguração do Bar e Restaurante Esquina.

---O serviço de alto-falante do cinema também anunciava o grande acontecimento. Nesse tempo, os parques de diversões, circos de cavalinho e tourada, eram armados na Praça Antônio Furtado.  Às vezes, saia um e chegava outro. O serviço de alto-falante desses itinerantes fazia propaganda para o comércio local. Não existia televisão e esses pontos de diversões, eram comuns.  Lembro-me que na oportunidade daquela inauguração havia um parque do tipo “fuleira”, que durante o tempo todo do seu funcionamento, fazia propaganda da inauguração do bar do Candinho.

 -------------------------”Atenção povo de Candeias, vai ser inaugurado bem perto daqui o Bar e restaurante Esquina, de propriedade do Sr. Candido Roberto Teixeira”. Bebidas nacionais e estrangeiras. Os mais variados pratos. Serviço “à lacarte” e “à minuta”, bifes a molho madeira, à milanesa e a parmegiana. Se aceita encomendas de outras preferências. A inauguração contará com a presença da melhor orquestra da região: TOTÓ E SUA ORQUESTRA. ---------------

---O Restaurante do Candinho era, sem dúvida, o maior propagandista. E, com certeza, foi a primeira vez na vida que muitas pessoas teriam ouvido uma propaganda de comida de restaurante; uma propaganda tão ativada, tão movimentada, tão divulgada.

---Com certeza uma boa parte do povo candeense não entendia o que estavam ouvindo, Aqueles nomes comidas era uma incógnita para muitos.

---Finalmente é chegado o grande dia da inauguração. A esquina da Rua Expedicionário Jorge com Professor Portugal ficou lotada; parecia até o dia de baixar o mastro da festa do Rosário. O povo aguardando a chegada da orquestra. O salão preparado na forma de uma grande tolda do outro lado da rua, no entanto cimentada e um palanque para a orquestra. --- Uma coisa chamou muita a atenção do povo. Um banheiro público, tipo uma latrina foi feito nas proximidades... E os comentários: “Tem até privada na rua... Nossa!” -

---A orquestra começa a tocar e a porta da tolda foi liberada para quem quisesse dançar. Pouca gente entrava. Na verdade, ali estava um povo humilde, constrangido, sem dinheiro e curioso. Queria era ver o Totó com a sua voz bonita, pois, ele era o locutor principal da Rádio Clube de Campo Belo. Única emissora que entrava em nossos rádios, durante o dia, naquele tempo, através de ondas médias. Não existiam as emissoras da onda FM. E quando o Totó falava a turma apreciava, pois, a maioria só o conhecia pela voz. Era como se estivesse em Candeias um grande ator de novelas dos dias atuais

---E, nos intervalos, Totó, com aquela sua bela voz de locutor de rádio, exaltava o Bar e Restaurante Esquina, naquela hora, inaugurado:

---Senhoras e Senhores: Candeias acaba de ganhar um bem montado bar e restaurante, através do espírito empreendedor do jovem empresário, Cândido Roberto Teixeira. O popular, Candinho. ---- Bebidas nacionais e estrangeiras. Enlatados, em geral. Os mais variados pratos nacionais e internacionais. Completo serviço “a La carte”. E não deixem de experimentar os famosos bifes “a parmegiana.” a milanesa e ao molho madeira.

---Dionísio Passatempo era uma pessoa bastante conhecida na cidade, principalmente, ali, naquele pedaço. Morava nas proximidades do Vicente Vilela. Ganhava a vida comprando e vendendo aves e ovos; cabrito e carneiro; leitão e vitela etc. Naquele tempo, não existiam granjas nem de galinhas e nem de porcos. E Dionísio viajava pelas roças, a cavalo, comprando e vendendo coisas, transportadas em seus burros de cargas montados com cangalhas.

---Dionísio, quando bebia, ficava todo afoito e eufórico. Falava alto e gastava o ouro por quem teria dado o couro. Empanado, em um terno branco e gravata preta. Zoava em meio àquela festa até, então, singular. E, com o carburador queimando álcool, Dionísio, para fazer bonito, ofereceu um litro de uísque para os músicos. Naturalmente, teria sido a melhor garrafa do estoque do Candinho. Com certeza, um “Jonhy Walker” e a sugestão, naturalmente, teria sido do Candinho porque Dionísio nada entenderia de uísque.

---O presente causou uma reação no maestro da orquestra que, gentilmente, agradeceu o presente oferecendo-lhe uma série de baiões do repertório do famoso cantor de muito sucesso, Luiz Gonzaga. ---- Candinho, para popularizar a festa, recomendou ao Totó que convidasse o Dionísio para subir ao palanque.a pouco, Totó interrompe a música e anuncia:

---Senhoras e senhores.Temos o prazer de receber, em nosso palco, a presença do nosso amigo candeense, Sr. Dionísio Passatempo, o qual nos dirigirá algumas palavras.

---Sobe o Dionísio sobre o olhar atento do Candinho e do povo e então começa:

---Gente! Eu vou falá procéis! Esse trem do Candinho tá bão dimais, mas eu tenho umas coisa que eu num tô intendendo nada. Até agora, eu só tô intendendo o batidão desse jazz do nosso amigo de Campo Belo. Mas, o trem do Candinho eu vô falá a verdade, num tô intendeno nada. Tem umas palavra no negócio dele que num dá pra intendê.(E em tom de brincadeira) Ele tá muito mitido com esses nome das cumida que ele arrumô. Isso aqui pudia cê uma coisa mais pobre igual o povão qui tá aqui. Sirviço de alicate, bife da Dona Megiana, temperado com madeira; bife de rola... Sei não! bife pra mim é bife cum cebola. As cumida do Candinho parece que vei tudo do ôto mundo do outo. Num sei mais eu sô mais um torresminho com feijão, ovo mixido na farinha ou, intão, uma pratada de macarrão Pieroni, daquele bem grosso com massa de tumate.

---E resolve convocar o Candinho que se encontrava na entrada da tolda.

---Vem cá, Candinho. Ixplica esse trem pra nóis.

---E Candinho puto da vida, atravessou às pressas a rua e entrou no restaurante e disse para o seu garçom, o Wilson do Dé Cassiano: Aquequele Fi-fi-filho dada pupuputa do Diodiodionísio mee chachachamando no palpalco.... (Candinho era gago)

Candinho faleceu no dia primeiro de outubro de 1991.

Meu caro e bom amigo Candinho; a notícia de sua morte me deixou realmente muito sentido. Onde quer que esteja meu amigo, receba o meu abraço.

 Armando Melo de Castro

Candeias – Minas Gerais

 

 

2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa história, eu me lembro bem do meu pai falar nesse Candinho mesmo...

Juliano disse...

Parabéns , muito boa a sua historia , o Tio Candinho era muito boa pessoa mesmo . Obrigado por ter lembrado de uma pessoa tao boa .