Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

ONDE ESTARÁ A RAZÃO?


Enquanto me ofusco em meio aos meus 74 anos de idade, vou vendo que à medida em que vamos vivendo vamos mudando de mundo para mundo. Para mim o mundo no qual eu me aportei em 1946, dele só restam lembranças. ---
O que é lamentável é que tudo muda. Menos o ser humano que continua pecando, roubando, matando, desrespeitando, explorando, mentindo, fingindo, traindo e muito mais que tudo isso.

O ser humano apesar de ser um animal racional ocupante do primeiro lugar na escala zoológica é um desigual entre todos e entre si.  ---- As pessoas se imitam fisicamente. Mas a ideologia do bem continua como uma grande falta humana.

Os conflitos de gerações continuam a cada dia piores. Os jovens continuam a não se entenderem com os velhos. Casais ainda se atracam, se separam se matam, se desrespeitam.

Lembro-me, na década de 60 a revolução musical deixou o mundo em pânico, foi quando eu comecei a entender do que seria o conflito de gerações. ---- Cabelos compridos, camisas vermelhas e musicas extrovertidas, tiravam o jovem de um mundo tímido e o colocava num mundo mais expansivo. ----
Eu experimentei várias mudanças no decorrer de minha vida até hoje. ---- Eu e minha geração usamos cabelos compridos, vestimos camisas vermelhas e calças apertadas; contudo tivemos que ouvir por causa disso, que éramos pederastas (viados) e porcos pelos cabelos compridos.

Hoje a minha geração corta os cabelos e não somos mais chamados de pederastas. ---- o tributo agora é a minha geração que cobra.

---No ano passado, quando eu viajava de ônibus, eu presenciei um cenário que me levou a uma reflexão: Na lotação do ônibus apareceram para o embarque três rapazes de estirpes diferentes, pois não se comunicavam entre eles e tomaram assento em poltronas separadas.

Os três usavam brincos de argola, barbas espessas, sem nenhum cuidado ou aparo. Cabelos compridos presos em forma de cocuruto. Não eram hippies, estavam limpos e de roupas bem cuidadas. Apenas um deles me chamou mais a atenção. Este vestia uma camiseta cavada, salientando os sovacos peludos e suados. Acompanhava-o uma jovem bonita, elegante e bem cuidada dando a entender serem namorados.

Tento buscar algo no rifão “Eu já fui o que tu és um dia tu serás o que eu sou.” ---- Quando a geração antiga nos chamava de porcos, pederasta etc. nós nem ligávamos. Pelo contrário, foi ai que teria nascido à palavra “Coroa” ----- para classificar os moralistas. ------- Hoje eu e meus colegas antigos, somos os coroas da atualidade, mas temos algo mais para dizer. --- 

As moças do nosso tempo não admitiram jovens porcos, e elas até nos defendiam das más línguas e diziam que cabelo grande não é porcaria. ----- Mas aquele jovem de camiseta cavada, com aquele sovaco cabeludo e suado, abraçando aquela moça bonita e asseada... Leva-me a perguntar a mim mesmo: ---- “Do meu tempo para cá quem mais piorou”? ---- O homem ou a mulher? ---- Camiseta cavada, sovaco molhado, barba tapando as narinas e a boca, e brincos de argola... Sei não, não dá para comparar não... Onde está a razão?! Eu sei, mas não conto.

Armando Melo de Castro.

Nenhum comentário: