Total de visualizações de página

sábado, 10 de março de 2018

CELIBATO, UM ARMÁRIO DA VERGONHA!


NB. Sou Católico Apostólico Romano não praticante. Assim me considero ter ter sido batizado, representado e crismado diante da fé de meus pais. --- Há anos não congrego em nenhuma igreja. ---- A minha igreja é a porta do meu quarto fechada onde eu me encontro com Deus, com Jesus Cristo a minha mãe Maria e o meu Santo Antônio. -----  --- Há anos não congrego nas igrejas, por não concordar com o comportamento da grande parte dos padres e de pastores evangelicos. As igrejas se tornaram em pontos comerciais. Portanto, suponho que Deus não se encontra dentro delas, mas sim dentro de mim.  Este texto não está sendo colocado no Grupo Sô das Candeias com muito orgulho e apenas, na minha página do Facebook por envolver opinião religiosa. Ele representa apenas a minha opinião e não tem a mínima intenção de coagir ou mudar a opinião de alguém.  Aquele que não concordar comigo terá o seu ponto de vista respeitado. Portanto, o texto não está sendo colocado aqui para debate com aqueles que seguem religiosamente as suas opções religiosas. ---- Todavia, quero deixar claro que não estou generalizando o comportamento de todos os líderes religiosos, porque entendo que existem padres e pastores corretos que cumprem seriamente o seu compromisso com Deus. Mas esses estão à cada dia se tornando mais raros. 

 ---- A lavagem cerebral que os líderes religiosos desenvolvem na cabeça das pessoas, vem mudando o comportamento dos fiéis conscientes da necessidade de ter uma religião em suas vidas. Isso vem acontecendo tanto nas igrejas evangélicas como também na Igreja Católica, --- a minha Igreja Católica caminhando a passos largos para um desencontro com os seus fieis, a minha querida Igreja Católica, de Jesus Cristo outrora tão bem representada, hoje em dia já não merece o respeito de outrora. ---- O celibato, esta caixa de esconderijo, não tem merecido debate. Isso, o ponto crucial que denigre a imagem da igreja católica.

 ----Os padres, outrora tão dedicados aos dogmas da igreja, não têm, hoje em dia, isso como a sua principal preocupação. Estão preferindo a teologia da prosperidade. E em sua maioria opta por ser destaque na mídia. Um padre moderno hoje quer ser celebridade como se isso pudesse despertar uma fé pura em alguém. Trocam os seus altares por palcos artísticos que nada têm a ver com a religiosidade prometida por Jesus Cristo. --- Entende-se, claro, que a evolução seja necessária, que ainda existem padres cumpridores de seus deveres, mas estão a cada dia, mais raros. Esquecem-se de que Jesus não muda.

---A palavra evangelização tornou-se num produto de venda enquanto a teologia dogmática vem sendo esquecida. Cobram a fé do cristão sem cumprir o seu compromisso de despertá-la ao fiel da sua igreja. Cobram, como se a fé pudesse ser encontrada debaixo da cama, ou numa chuva que lhe caísse à cabeça.

---Logo que o Papa Francisco tomou posse como chefe da Igreja, disse que o celibato não é um dogma da Igreja. Apesar da claridade da frase, eu gostei muito de ouvir isso, principalmente quando ele disse que iria rever essa questão. Mas foi uma frase dita ao vento, lamentavelmente.

 ----Parece-me que existem padres que se esquecem de que uma religião é uma tese onde se discute a própria tese. Portanto, um padre, a meu ver, deve antes de ser padre, saber ouvir, falar e calar diante de certas questões. Há sacerdotes que vivem confusos entre os palcos da vida religiosa e os palcos das canções e dos espetáculos, nem tanto religiosos.

----Apesar de respeitar a profissão religiosa eu discordo quando vejo um padre defender com unhas e dentes o celibato clerical. Principalmente quando ele faz isso através do púlpito da sua igreja. Se ele diz, por si, sobre o celibato, tudo bem, é uma questão subjetiva. Agora, se diz por um todo, ele está, completamente equivocado.

----Subentendo, todavia, que os padres falam por si como, também, manifestam as suas opiniões pluralizadas. Existem padres que se sentem indignados quando vê a sociedade se manifestar sobre o celibato como mera restrição sexual. ----- Eu acho que a sociedade está também indignada de ver um celibato descumprido e corroído pela pedofilia. Celibato que oculta tendências ----------homossexuais deturpadas para aqueles que as têm e não quer expô-las.

----Acho que defender o celibato, nestas alturas do campeonato, seria um tanto arriscado para qualquer padre. Esta questão anda muito evidente na vida católica, contudo, está mais do que claro que um sacerdote que se beneficia do celibato tem mais é que defendê-lo, mesmo sabendo que estará prejudicando a igreja. 

----O celibato tornou-se numa questão política; interessante e atraente àqueles cujo casamento não lhes oferece conforto e o estado de solteiro incomoda a sociedade. ----- O celibato não tem amparo bíblico. E se não tem amparo bíblico e perdura por tanto tempo, podemos imaginar que a escolha, por ser padre, tem sido uma conveniência isolada onde, por si, é encontrada a solução de um problema pessoal.

----Bastaria à conscientização do candidato a padre sobre a necessidade de ser solteiro ou não. E para quê celibato? Portanto, está mais do que provado de que as justificativas oriundas dos defensores do celibato são vazias e sem cerne. Um homem que não alimenta o desejo de ter um filho, de ter uma esposa é, no mínimo, um conselheiro teórico e a teoria não acoplada à prática não tem consistência.

----O celibato esta relacionado com o homossexualismo deturpado; com a pedofilia e até com a prostituição. A prova maior disso são os casos de padres pedófilos, homossexuais e deturpadores de famílias que povoam a Igreja Católica e que a mídia divulga constantemente, e nem o Papa encontra uma solução para moralizar isso.

----Um padre renunciar a uma família para se dedicar à evangelização?! Como se explica, então, os apóstolos de Cristo, exceto João, serem casados? ------- Os médicos, com o seu Juramento de Hipócrates, pela tarefa de defender a vida humana em todos os momentos de suas vidas. Juramento que, inclusive, faz prevenção sobre as concepções religiosas. Mais ainda: e essa ociosidade visível dos padres, dentro das Igrejas?

----O Crime do Padre Amaro, história de Eça de Queiroz, encontra-se em evidência nos dias atuais. O celibato fez, faz e continuará fazendo as suas vítimas: filhos órfãos de pai, pedofilia e prostituição.

 ----Entendo que, se a verdade está na Bíblia Sagrada, os que defendem o celibato está indo de encontro aos ensinamentos bíblicos em Gênesis:

1-27: “Deus criou o homem a sua imagem. Criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: Frutificai e multiplicai-vos”.·.

“Não é bom que o homem esteja só, vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.”. 2.18

 2.22: “Deus fez uma mulher e levou-a para junto do homem”. 

2.24 “Por isso o homem deixa seu pai e sua mãe para unir-se a sua mulher”

 ----------------------O celibato é um armário que guarda um pecado da Igreja!

 Armando Melo de Castro

Candeias MG Casos e Acasos.

 

 


Nenhum comentário: