Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2018

UMA CANDEENSE ILUSTRE.



Candeias foi o berço de uma ilustre senhora que teve uma grande participação na história do nosso Estado de Minas Gerais. Trata-se da professora Marta Nair Monteiro, nascida em Candeias MG no dia 24 de dezembro de 1913.

-----Descendente da família Barreto, uma tradicional família Candeense. -----

Entre alguns membros da família Barreto podemos citar: Dona Laura Barreto, a nossa querida Dona Barretinha, primeira titular do Cartório que hoje leva o seu nome, “Cartório Laura Barreto” atualmente nas mãos de seu neto Raimundinho filho da Luzia, filha de Dona Laura Barreto. ----- Sr. José Barreto o primeiro dentista de Candeias, pai do nosso amigo Zizi Barreto e de Dona Dulce Furtado. ---- Dona Nica, esposa do Sr. José Pacheco Lopes, pais de Domiciano Pacheco e Maria Lúcia Viglioni ----- Dona Salomé, professora histórica que deu sua grande participação na educação candeense, quando candeias ainda se engatinhava na educação. E muitas outras pessoas membros dessa família de gente inteligente que há anos participa da história de Candeias com dignidade e honradez.

A ilustre professora Marta Nair Monteiro, formada em Administração Escolar, foi professora primária, orientadora e diretora escolar. ---- Foi Vice-presidente, presidente e conselheira da Associação das Professoras Primárias de Minas Gerais. -----Com o objetivo de alcançar melhoria nos salários para a classe, liderou a primeira greve de professores deflagrada no Brasil. ---- Foi a 3ª Secretária e Vice-Presidente da Confederação dos Professores Primários do Brasil. 

Na política foi juntamente com Dona Maria José Nogueira Pena, a primeira mulher eleita a deputada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde foi, também, líder do seu partido.  --- Após anos afastada da política, se elegeu vereadora de Belo Horizonte. ---- Presidiu a associação Mineira de Professores Aposentados até a década de 90.

Lembro-me muito pouco de quando vi essa senhora em Candeias; isso por ocasião da eleição de Tancredo Neves ao Governo de Minas, pela primeira vez, em 1960, no comitê que foi instalado num cômodo de loja atrás da Igreja Matriz. ---- Apesar de ser candeense e sempre acompanhar a política de Candeias, eu não tenho conhecimento de algo que ela, como deputada conceituada, tenha feito por Candeias. ---- Parece-me que Candeias, também, nunca teria sido o seu reduto político. Pode ser que eu esteja enganado.

Atualmente, entre os presidenciáveis, está a sua neta, Valéria Monteiro, ex-jornalista da Rede Globo de televisão, tendo sido a primeira mulher no Jornal Nacional, esteve no Fantástico, Jornal da Noite etc. e que estará tentando se eleger para presidência da República. --- Uma candidatura, a meu ver, praticamente simbólica com objetivos opostos dentro da política.  ----

A professora Marta Nair Monteiro faleceu no dia 22 de janeiro de 2004, na cidade de Nova Lima, aos 90 anos de idade quando ainda participava de atividades político-partidária.

Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos.

Nota-- Eu não conheci pessoalmente a Professora Marta Nair Monteiro, apenas a vi uma vez há anos. Esse texto foi elaborado tendo em vista o alto conceito que usufrui a Família Barreto e a biografia considerável da senhora Marta Nair Monteiro. Portanto, no caso de alguém possuir algo que possa ser acrescentado neste texto, está a minha disposição em fazê-lo, como também, retirar algo que possa estar demais.
(Armando)

Nenhum comentário: