Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de março de 2018

A DIGNIDADE DE CANDEIAS.



Certa vez, eu estava numa Lan House, em Candeias, quando um jovem que ali navegava na internet, filho de Candeias, pertencente a um tronco familiar muito conhecido, se defronta com a imagem de um candeense e me pergunta: --- “O senhor sabe quem é esse homem? Parece-me que ele foi muito importante aqui em Candeias não é?”. ---

E a pergunta daquele jovem me deixou triste, muito triste... Subentendi que existem jovens em Candeias que não sabem quem foi o Dr. Zoroastro Marques da Silva, e isso é de se entristecer.

Esse é o Candeense que precisa ser conhecido por todos, lembrado por todos e querido por todos, disse-lhe.

-----Dr. Zoroastro, médico parteiro que salvou a vida de muitos candeenses ao nascer.  Político candeense, filho do coronel Marques, uma das mais tradicionais famílias de Candeias. Foi vereador quando ainda distrito de Campo Belo, e, já nesse tempo, foi presidente da Câmara. Um homem ligado aos maiores políticos de Minas Gerais, do seu tempo. Entre eles Juscelino Kubitschek, Benedito Valadares e Tancredo Neves. Foi o fundador de Candeias e correu o município a cavalo e a pé, medindo a área a ser emancipada. Motivo do bom tamanho do nosso município. ---- 
 Foi o primeiro prefeito de Candeias e tem uma história política maravilhosa e que todos os candeenses deveriam tê-la na ponta da língua.

O Livro do ilustre historiador candeense, José Gomide Borges, foi um grande presente do nosso querido Zé do Tuta, para os candeenses. Mas infelizmente não dedicou um capítulo especial ao homem que mais fez por Candeias  e, talvez, aquele que mais amou Candeias. ----- Assim, fica a sugestão para que no futuro, numa reedição dessa obra tão importante: “O Sertão de Nossa Senhora das Candeias da Picada de Goiás” possa ser acrescida de um capítulo especial sobre esse candeense de corpo e alma.      .

Quem conheceu o Dr. Zoroastro Marques da Silva, com certeza, sente tristeza ao ver que a política contemporânea  brasileira só visa interesses próprios.

----- Ninguém segue a cartilha desse homem que dedicou toda a sua vida a trabalhar por Candeias e o seu povo. ---- É lamentável.

Armando Melo de Castro

Candeias MG Casos e Acasos.


Um comentário:

Evandro disse...

Parabéns pelo seu comentário, eu como neto do Dr Zoroastro Marques e filho do Dr Murilo fico feliz por ter pessoas como vc ainda👏👏👏