Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de julho de 2012

A GALA DO GALO

                                                  
 -----Eu morava em Candeias e certo eu dia saí em busca de ovos caipira. Eu não consigo comer ovo de granja. Tenho a impressão de estar comendo ração. É incomparável um ovo com a gema bem amarelinha, frito e misturado no meio do arroz! A gente come quase sentindo um orgasmo. Além disso o ovo caipira tem 20% a mais de nutrientes. --- Já o ovo de granja além de ser mais fraco não tem gameta masculino; só gameta feminino. E ovo sem gameta masculino nesse mundo de mistérios, pode ser perigoso. Sei lá se isso faz o cristão virar o disco?!.

-----Conheci um barbeiro barbudo, bigodudo, com pose de machão, que comia ovo de granja todo santo dia e não era pouco não. De repente, ele passou a brincar de pinto. Pegou uma ginga nas cadeiras e suas mãos flutuavam como de quem dá um “tchauzinho”.

-----Eu sempre fui desconfiado. Afinal de contas, nós estamos vivendo em um mundo tão esquisito, tão confuso! A ciência está sempre inventando uma novidade. Agora, por exemplo, é a vez do açúcar. Estão dizendo que o açúcar faz mal quanto o cigarro; a bebida alcoólica, é tóxico e, ainda um dos responsáveis pelo desenvolvimento do diabetes. ----- Ovo fazia mal agora já faz bem.----

----É desse jeito... A cada tempo é uma novidade. Sei lá se amanhã vão dizer que o ovo de granja pode deixar o homem falando fino ou brincando de pintinho? Eu já ouvi dizer que a soja causa esse estrago no macho. Antigamente, homem que falasse fino pesava muito na escolha da moça na hora de encontrar um marido. Parece-me que as mulheres tem receio de homem que fala fino.

-----Hoje, as coisas estão ficando invertidas. E como as causas são desconhecidas, eu não vou tentar me acostumar com ovo de granja não. Precaução e oração nunca são demais. Existem homens por aí passando a tomar conta da casa no lugar da mulher. A profissão de “marido” vai, a cada dia, ficando mais em evidência. Sabe Deus se isso não é efeito de ovo de granja? --- Não custa nada ser desconfiado.

-----Eu tenho um conhecido lá em Divinópolis, desses que ficam em casa lavando roupa, fazendo comida, remendando meia, varrendo quintal, lavando o piso, a louça, o banheiro e cuidando das crianças enquanto a mulher dele dá um duro danado trabalhando fora.

-----Certo dia, ele me disse que o seu prato predileto é omelete e que ninguém a faz tão bem quanto ele. Mas disse, ao mesmo tempo, que só utiliza ovos de granja. Dava uma ênfase danada quando dizia: ---Ovo caipira eu não cooomo messsssmooo nem mooorto! Pensei cá comigo: Eu, nem morto o imito seu suaçu domestico.

-----Mas voltando ao assunto da procura dos ovos caipira, eu, sob um sol escaldante sai procurando esse tipo de ovos. Entretanto, era quaresma e, na quaresma, as galinhas caipiras quase não botam, elas estão trocando de pena. Contudo, é desse ovo que eu gosto, é desse ovo que eu quero. É ele que me dá sustância. Sabe-se que o galo é um macho respeitável pela sua virilidade. Portanto, vou continuar procurando ovos de galinha caipira, mesmo debaixo desse sol quente.

-----Finalmente, graças a minha persistência, tomei conhecimento de que em uma casa, lá pelos lados da Lage, eu poderia encontrar os ovos caipiras. Fui lá e:

 ---Oi de casa!...

---Oi de fora!...

---Disseram-me que a senhora vende ovos caipira?

---Vendê eu até que vendo, só que não tô teno. Devo ter só uma dúzia. As galinha num bota nesse tempo de coresma. O sinhor sabe disso?

---Sei! Já me disseram isso!

-----A velha, então, convida-me para entrar no que aceitei o convite. Ofereceu-me água e me perguntou se eu aceitava café, enfim, aquela recepção que se confere a um bom mineiro. Adentrou-se ao interior da casa e voltou com uma dúzia de ovos e comentou:

---Esse ovo tá cuma gema marilinha. Dá gosto vê.

---Então, tá do jeito que eu gosto.

---Eu tamém gosto é assim. Num como ovo de granja de jeito ninhum.

---Temos, então, um gosto em comum! Eu também não gosto não.

---O sinhor já viu?Num tem trem mais sem gosto e, além disso, é discorado e num dá sustança. Ovo bão é da galinha que come verde, bicho e porcaria.

---Porcaria!? Ah!...

---Galinha come tudo que vê. Cobra, lagartixa, escorpião, e outra coisa que eu num vô nem falá se não o sinhor num vai quere cume os meus óvo...

 ---A senhora pode falar. Eu não ligo pra isso não!

 ---Num liga mês, não? Oh! Eu vô falá pu sinhô...

 ---E deu aquela risadinha acanhada.

 O Sr. sabe aqueles ratinho miúdo, aqui incasa num fica um. Agora, o trem que galinha caipira mais gosta é de bosta... E a velha deu aquela rizada gostosa com aquela boca sem dentes...

 ----Riu contente como se as  galinhas dela fossem privilegiadas com essa iguaria. E continuou:

 ---Eu tenho uma fia que num come ovo caipira de jeito ninhum. Ela morre de nojo mais é da gala do galo.

 ---Gala do galo!? Ah sei!...

 ----Saí dali um tanto desconsolado. Aquele papo não me deixou nada satisfeito. Eu sei que galinha caipira come porcarias, mas precisava  ficar falando e bordando daquele jeito!? ---- Eu tenho pavor de cobra, de ratos; esses bichos me causam nojo. Contudo nunca tinha pensado sério sobre a galadura do ovo e a merda no cardápio galináceo!...

 ----Fiquei com isso na cabeça, mas não perdi o gosto pelos ovos. Pensei: Vou esperar passar uns dias e eu me esqueço do episódio. E assim se deu, tentei com os ovos de granja, negativo.

 ----Os dias passando e eu sempre me lembrando da composição dos ovos caipira. O jeito da velha falar incomodou-me nos primeiros dias, mas o tempo cuidou disso. O zigoto de galinha caipira é uma lambança danada, na sua composição de cobra, lagartixa, ratos, merda e esperma de galo... Meu Deus! E como isso é gostoso.

 -----Há quem diga que ovo de granja é gostoso! E eu sempre contrariei quem diz isso. --- E pensei: E agora quando eu encontrar-me com o queima rosca lá de Divinópolis. Com certeza ele nunca soube disso, mas e se vier a saber? O que lhe direi  em defesa do ovo caipira?

 Armando Melo de Castro

 

 

3 comentários:

Franz disse...

É melhor ficar com os ovos de granja Armando, se não você estará comendo cobras e lagartos por vias indiretas. Em compensação, com os ovos de granja estará tomando doses de antibióticos e hormônios sem saber. Dúvida atrás, não?
Muito divertido este conto.

Franz disse...

Errata, no comentário anterior eu quiz dizer "Dúvida atrós", desculpe a falha.

Kelly Machado disse...

Se joga nos ovos caipiras... se elas comem bosta, é pq a natureza quiz assim, elas comem de forma natural, quer coisa melhor?! Lagartos insetos... iguarias cheias de nutrientes, quem me dera poder me alimentar somente xom ovos caipiras.