Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

LOJAS ITAMAR FREIRE LTDA.




Falar da história de uma cidade sem falar do comércio é praticamente impossível, pois o comércio faz parte da vida do homem desde o tempo das cavernas quando não existia o dinheiro e os negócios eram feitos à base de troca.
Infelizmente, a história de Candeias não tem registro sólido das casas comerciais que aqui existiram quando a cidade principiava na sua existência... Quando era ainda um pequeno arraial...
É pena que as casas comerciais daquela época estejam esquecidas... pouco lembradas, porque não houve uma continuidade através dos descendentes desses comerciantes que deram a sua contribuição para a construção de nossa história, a história de Candeias.


Felizmente, hoje, faremos homenagem a uma empresa que vem participando ativamente na construção da nossa história desde o princípio da década de cinqüenta. Uma empresa que é um orgulho para o povo Candeense porque nasceu, cresceu e vive na mesma praça, praticamente no mesmo ponto de nossa cidade. Estamos falando do Grupo Empresarial Itamar Freire e Cia Ltda.

Antonio Freire era pedreiro, mas não era um pedreiro qualquer. Isto fez com que uma rua no bairro Alto do Cruzeiro, na qual ele construiu diversas casas, fosse apelidada de Rua do Antonio Freire.

Uma de suas construções mais marcantes em Candeias foi o prédio de propriedade do Sr. Miguel Tórtura Albanez (Biribico) em que se encontra também a loja do antigo Bazar Talita, onde hoje está estabelecida uma Floricultura.

Antonio Freire era uma das pessoas mais divertidas de Candeias. Famoso pelas suas histórias fantásticas durante as suas pescarias... Político, participou da vida partidária de Candeias e foi um vereador atuante.

Casado com Maria da Tuta, com a qual teve cinco filhos: Iraíma, Damocles, Itamar, Preta (Esposa do Barroso) e Antonio, o Cacá do gás.

Seu filho Itamar era funcionário do antigo Banco Mineiro da Produção, posteriormente Banco do Estado de Minas Gerais (hoje incorporado ao Banco Itaú).

Itamar ainda muito jovem tinha o cargo de contínuo no Banco e o contínuo tinha as funções de serviçal, ou seja, fazer faxina, coar café e um tipo de mandalete do gerente. Naquele tempo, a carreira bancária era assim: começava como contínuo e depois dependendo da aptidão do empregado ia subindo de cargo em cargo. Houve quem tenha chegado a diretor do Banco fazendo carreira.

Itamar, com certeza, não seria contínuo por muito tempo, pois a sua habilidade no trato com as pessoas; a sua determinação naquilo que pegava para fazer; a sua forma de olhar de frente as dificuldades a serem enfrentadas; o seu ânimo para o trabalho; a sua responsabilidade e honestidade, o faria gerente em pouco tempo. Tinha ele todos os adjetivos exigidos por um Banco.

Nessa época um emprego desses em Candeias era difícil de ser conseguido e quem tinha um, o segurava com unhas e dentes. Mas, seu pai, Antonio Freire, vislumbrou o futuro, e, vendo as qualidades de seu filho, não pensou duas vezes ao propor-lhe uma sociedade na sua pequena “venda” já existente na Praça da Bandeira.

A “venda” ficava numa parte de uma casa grande e antiga com várias portas azuis; situada onde hoje está edificada a residência de seu sobrinho, José Freire (Zé da Vidica) e a rua que lhe faz esquina, a qual não existia ainda. Ali se vendia aguardente, fumo, cereal e miudezas em geral.

Antonio Freire não teria deixado de todo a profissão de pedreiro e tinha como seu auxiliar no balcão o Sr. Benedito Bacurau.

Ali foi lançada a semente de muito trabalho e progresso. Aquela casa de comércio tinha o nome de “Casa Maria”, cuja denominação foi dada em homenagem a Maria da Tuta, esposa de Antonio Freire. Com o advento da sociedade entre pai e filho, a empresa se transformou em Freire e & Filho Ltda. Começa, então, um feliz capítulo da história de Candeias.

Algum tempo depois a Casa Maria mudou-se de endereço e foi transferida para bem próximo dali; para o centro da Praça da Bandeira onde se encontra, hoje, estabelecida a Lanchonete e Pastelaria Central.

A “venda” precisava ganhar espaço, mesmo porque, para a visão progressista de Itamar e o seu espírito empreendedor, o espaço era muito pequeno. Mais uma vez a Freire & Filho Ltda. foi transferida, mas, desta vez, para uma loja maior, próxima dali, onde se encontra até hoje. Com essa mudança, o nome fantasia passou de “Casa Maria” para “Casa Nossa Senhora Aparecida”.

Ainda não era o espaço desejável para as intenções de Itamar; mas, o tempo se incumbiu de lhe dar como resposta ao seu trabalho, uma grande área que foi adquirindo aos poucos, no mesmo local. A Freire & Filho Ltda. cresceu junto com Candeias, passo a passo, a partir da década de cinqüenta.

Máquina de costura Phillips, época em que as nossas costureiras ainda usavam as velhas máquinas de mão... Fogão a Gás Brasil, os primeiros fogões a substituir os nossos fogões à lenha, cheios de fuligem. Os primeiros rádios a pilha e valvulados da marca Mercúrio... Iluminação a gás, coisa totalmente desconhecida na nossa zona rural. Chuveiros elétricos; móveis de quarto, sala e cozinha... Os famosos colchões de mola, que viriam a substituir os velhos colchões de palha e de capim... Os primeiros televisores em preto e branco, quando Candeias ainda não tinha nem a torre de reprodução do sinal, coisa que ele também, Itamar, teve que correr atrás... E as geladeiras! As geladeiras nas residências candeenses eram contadas nos dedos das mãos. Itamar vendeu tantas geladeiras que chegou a ser agraciado com um diploma que lhe concedeu o segundo lugar em vendas, não só em Candeias, mas em toda a região. Era a mais famosa geladeira da época, a Frigidaire. Isso, naturalmente, foi motivo de grande orgulho para Itamar que teria começado como sócio de uma pequena “venda”.

Itamar lançou esses e outros produtos no mercado de Candeias e com um detalhe muito importante: pelo crediário. Em Candeias, não havia essa formalidade de crédito. Havia, sim, vendas a prazo não determinado, no que traduzindo: era um compromisso fiado. E com isso, esses produtos eram vistos apenas nas casas dos mais aquinhoados. Portanto, grande parte dos candeenses achava que certos produtos vendidos por Itamar eram coisas de rico, e Itamar, com a sua habilidade de comerciante nato, mostrava ao freguês a sua possibilidade de ter uma melhora na qualidade de vida.
Com a morte de Antonio Freire, a sociedade foi desfeita e Itamar ficou sozinho, sempre olhando para frente, com as suas metas e seus objetivos. Ampliou os negócios sempre voltados para o bom atendimento ao consumidor.

Por volta do ano de 1975, Itamar admitiu como sócio o seu irmão caçula, Antonio Ítalo Freire, o “Cacá”, bancário em São Paulo. Antonio teria demonstrado interesse em voltar para Candeias e, portanto, aceitou a proposta de sociedade com Itamar. Adquiriram uma loja de móveis do Sr. Geraldo Resende a qual foi incorporada à Casa Nossa Senhora Aparecida, dando assim, uma grande arrancada para o que é hoje o Grupo Itamar Freire.

Com o passar do tempo, Cacá negociou com Itamar a sua independência empresarial, ficando como proprietário exclusivo da concessão de gás, negócio este, até então, pertencente ao Itamar Freire. A Distribuidora Cacá Gás é a primeira e maior de Candeias.
O nome Cacá, dado ao Antônio Ítalo, provém de seu apelido de escola. Por ser muito magrinho, seus colegas o apelidaram de “Caveirinha,” Em São Paulo , seus amigos passaram para Cacá e assim tem sido.

O nome Itamar Freire se tornou um nome forte. E as pessoas nunca diziam vou comprar na Casa Maria, ou na Casa Nossa Senhora Aparecida e nem na Freire e Filho Ltda. – O nome popular saído do povo foi: “Loja do Itamar”. E assim, passou a ser “Lojas Itamar Freire”, hoje com duas lojas em Candeias, São Francisco de Paula e Campo Belo.

Já assessorado pelos seus filhos, Dalton, Décio e Mayra, diversificou os negócios partindo para o comércio de bebidas, informática, com a CandeiasNet e de postos de combustível, em Candeias e na cidade de Camacho.

O conflito de gerações é natural em qualquer família. Ao colocar Itamar como seu sócio, Antonio Freire jamais iria imaginar o sucesso da sua idéia. Ás vezes, via temeroso seu filho avançar numa área comercial até então desconhecida. E diante disso, Itamar não se intimidava, porque sabia o que queria... Sabia o que fazia com bastante inteligência.

Ao lhe vir à mente a idéia de vender padrão cemig, por exemplo, Antonio Freire dizia duvidoso: “Sei lá”... O povo aqui gosta mesmo é de uma lamparina... Isso servia, evidentemente, de um ponto de meditação para Itamar: “se gostam de lamparina, vão gostar muito mais de luz elétrica”.
Itamar avançava com a sua determinação e a vontade não só de vender, mas também de servir, porque Itamar Freire sempre gostou do que fez.

Parabéns Antonio Freire, onde quer que esteja... Com certeza você foi aquele que plantou a semente que fecundou tão bem no comércio de nossa terra.

Parabéns Itamar Freire, por ser a semente fecundada no seio da história de nossa terra. Você hoje se encontra merecidamente no ócio com dignidade, mas, o fato de ter preparado os seus filhos para dar seqüência na história da “Casa Maria”, abençoada por Nossa Senhora Aparecida, é fato muito importante, porque você continuará imortal na história do comércio de nossa terra. História que o povo de Candeias jamais poderá esquecer... História que servirá de exemplo para aqueles que reconhecem uma história construída com amor, trabalho, dignidade e honestidade.

Você Itamar Freire, nunca subiu a um palco e nem esteve à frente de uma ribalta para contar uma história fictícia. Mas você é, também, um ator!... Um ator da realidade... Um artista cujo proscênio sempre foi o recinto de sua loja onde você representou muito bem um ato real para a história de Candeias... Um empresário de sucesso aplaudido de pé através da satisfação de seus clientes. Respeitado pelos amigos e amado pelos familiares.

A Rádio Candeias FM se sente orgulhosa em prestar esta justa homenagem ao Sr. Antonio Freire, sua esposa Maria da Tuta (in memoriam) e toda a sua prole, Iraíma (in memoriam) Damocles, Cacá, Maria (Preta) (in memoriam) e especialmente ao seu filho Itamar Freire:

Itamar, já foi homenageado por outras instituições, mas não poderia faltar este humilde registro da Rádio CandeiasFM. Como também não poderá faltar aqui uma ênfase no nome do seu irmão, Antonio Italo Freire, o nosso amigo Cacá, por quem Itamar nutre grande carinho e consideração por ter sido seu sócio.

Homenagem que se estende, também, aos atuais diretores das empresas, filhos de Itamar: Dalton, Décio e Mayra, cuja responsabilidade de substituir o pai será muito grande. Todavia, Tiveram uma boa escola e com certeza o sucesso é prometido.

Estendemos ainda, esta homenagem a Dona Nenê, esposa de Itamar. Isso porque temos a certeza de que atrás do sucesso de um homem existe sempre a presença de uma grande mulher.

Parabéns Lojas Itamar Freire, Parabéns pela sua história... Uma história digna de louvor, digna de respeito. E temos a certeza de que os nossos ouvintes, também querem dizer:
Obrigado! “Casa Maria”! Obrigado Lojas Itamar Freire... Muito obrigado!

Texto: Armando Melo de Castro

Apresentação: Giovani Vilela - Rádio CandeiasFM

2 comentários:

Wesley Quintino disse...

Muito Legal, é por estes exemplos que sentimos orgulho de sermos Candeense.

paulinho disse...

Nós que nascemos e vivemos longos anos em Candeias, ficamos felizes, por ter um candeense, mesmo estando morando em outra cidade, tentar resgatar coisas boas, para nós leitores, que hoje vivemos num mundo virtual muito próspero.