Total de visualizações de página

domingo, 14 de junho de 2009

PADRE JOSÉ ALBANEZ


                                                  Padre José Albanez.


Nasceu no dia 21 de novembro de 1925 em Candeias, MG, descendente de humildes imigrantes italianos que aqui se aportaram, trazidos por ocasião do advento da ferrovia no final do século XIX.

Foram seus pais: Miguel Albanez e Carmélia Albanez. Seus avós paternos: Leonardo Albanez e Luzia Albanez e avós Maternos: Nicolas Tórtura e Thereza Tórtura.

José Albanez pertencia a uma prole de dez irmãos: Silvio, Afonso, Francisco, José, Miguel, Maria, Ângela, Carmelita, Luzia e Tereza.

José Albanez nasceu numa época em que Candeias vivia a condição de vila e muito carente de recursos. Cursou a escola primária de nossa terra até o terceiro ano, pois não havia o curso primário completo. Portanto, foi para a cidade de Congonhas do Campo, levado pelo Padre Rui, então, pároco de Candeias, onde completou o curso primário, tendo recebido o diploma no dia 26 de novembro de 1938, com distinção “10”. Nessa época, José Albanez já demonstrava a sua vocação sacerdotal. 

Com a ajuda do Padre Rui, José Albanez seguiu para Belo Horizonte, onde foi iniciar os seus estudos no Seminário Sagrado Coração de Jesus. Seus estudos foram marcados por muitas dificuldades; isso porque apesar dos favorecimentos que a igreja proporcionava aos estudantes, necessário se fazia a complementação financeira; sendo que, a sua família dispunha de poucos recursos.

José Albanez, seminarista dedicado e de exemplar comportamento, veio a ser beneficiado com uma bolsa de estudos na Itália onde iria estudar teologia. Lá permaneceu por quatro anos formando-se, também, em direito canônico. Chegou assim com louvor ao seu ministério, depois de uma trajetória estudantil muito brilhante ao concluir os seus estudos superiores na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

De volta ao Brasil veio para Candeias, onde celebrou a sua primeira missa em sua terra natal na Igreja Matriz. Daí foi prestar serviços na Diocese de Oliveira-MG, como professor de latim e historia do Brasil do Seminário Sagrado Coração de Jesus, instituição da qual se tornaria posteriormente Reitor.

Participou da comitiva que acompanhou o Presidente Juscelino Kubistchek em Roma;
Após prestar relevantes serviços à Diocese de Oliveira, resolveu ir para São Paulo. Lá trabalhou em diversos estabelecimentos de ensino, entre eles, Colégio Paroquial “São Paulo do Belém”, tendo recebido nesse tempo o diploma de “Cidadão Belenense”.
Foi professor de latim do Ministério da Educação e Cultura;

Passou a prestar serviços a Cúria Metropolitana no princípio da década de 70, onde foi efetivado definitivamente ao Clero Arquidiocesano, em 16 de maio de 1974; nomeado pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.

Na Cúria Metropolitana de São Paulo, chegou ao importante cargo de secretário, tendo, ali, prestado relevantes serviços; além de representante oficial do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.

Falava diversos idiomas entre eles, Italiano, Francês, Espanhol, Inglês e Alemão. Tradutor de diversas obras católicas editadas pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Detentor do diploma da Venerável Irmandade de São Pedro dos Clérigos, da Arquidiocese de São Paulo. Professor e capelão dos Irmãos Maristas. Colunista do Jornal O Glória, órgão das Associações do Colégio Nossa Senhora da Glória. Colunista do Jornal, O São Paulo. Membro superior do Tribunal da Causa de Beatificação e Canonização de Madre Paulina. Escritor de diversos artigos nos diversos jornais e revistas católicos de São Paulo. Membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Por ser formado em direito canônico, e profundo conhecedor das leis da igreja, comumente era solicitado para debates na televisão.

Esteve sempre ligado a Candeias através de seus familiares aqui residentes. Colaborava com a nossa paróquia nas suas visitas, oportunidade em que celebrava missas e fazia batizados. Existem diversas pessoas que receberam, através dele, o sacramento diante da Pia Batismal, na igreja Matriz de nossa cidade.

Possuía a sua casa residencial em Candeias, na Rua João Caetano de Faria, onde residia a sua irmã Ângela Albanez. Era sua pretensão vir a fixar residência em Candeias após a sua aposentadoria. Contudo, faleceu de repente, em 08 de abril Ade 1987, em São Paulo, aos 61 anos de idade quando se encontrava em plena atividade de suas funções.
Está sepultado em Candeias, no Cemitério São Francisco.

Armando Melo de Castro

Candeias MG casos e acasos





7 comentários:

Anônimo disse...

Interessantíssimo a história desse candeense.Parabens
Warley de Faria Leão Warleygranitos@yahoo.com.br

PORTAL INVESTIMENTOS disse...

Estou contente de participar deste blog,sou amigo do vicente filho da terra meu amigo,abraços a todos da cidade

cappolavoro "O Revolucionário" disse...

Diante do exposto, venho respeitosamente pedir informações sobre o Padre Albanez. Sendo assim, passo a relatar.
Estudei no Colégio Paroquial São Paulo do Belém em São Paulo Capital. Lembro-me deste nome que me vem à memória: JOSE ALBANEZ.
Destarte, ele foi pároco da Igreja São Paulo Apóstolo no bairro do Belém em São Paulo? - Trata-se da pessoa que estou procurando?
Após receber resposta, gostaria de oferecer informações importantes e fazer meu protesto.

Rayani Albanez disse...

Nossa que história linda eu sou neta do Francisco albanez

Rayani Albanez rayanialbanez@hotmail.com disse...

Sou neta de Francisco albanez filha de Romulo albanez Adorei a história sobre o meu tio avô

George Virgilio disse...

Estava a procura do querido Pde.Albanez nosso diretor e professor do colegio na Paroquia S.P. Apostolo do Belem. Foi o celebrante de meu casamento, dos batizados de minhas filhas, de meu sobrinho e agora tinha a esperanca de te_lo no batizado de meu neto. Que Deus o tenha este espirito de luz. Minhas homenagens e de minha familia.

Unknown disse...

O Seminário em Oliveira se chamava Seminário da Santíssima Trindade e não Sagrado Coração de Jesus.