Total de visualizações de página

sábado, 25 de novembro de 2023

HUM HERDEIRO LÉGITIMO DO AMOR A CANDEIAS.


                                                                    ÊNIO BONACCORSI

Grande parte dos filhos de Candeias, saíram da terrinha, mas Candeias não saiu deles assim como o nosso conterrâneo Franz  Borges, eu e muitos outros. --- Também, os filhos dos candeenses ausentes que vivem e ou já faleceram fora, e que não conhecem Candeias, mas acompanham a vida de nossa cidade e prometem vir conhece-la de perto. Sinto isso através dos textos que edito sobre Candeias.

  Candeias tem viajado através de nosso Blog Candeias MG Casos e Acasos; o nosso Grupo sou das Candeias com muito orgulho, e do nosso livrinho, também sobre casos de Candeias, (a disposição na Papelaria Risque e Rabisque distribuído pelo preço de custo) Eu tenho recebido manifestações dos quatro cantos do Brasil, como também do exterior, de pessoas  filhos, netos e até bisnetos de Candeenses e eu fico muito feliz com isso.

 Podemos observar também, o carinho de nossos candeenses adotivos que vieram juntar-se a nós na construção da nossa história quando estiveram de passagem temporária ou fixaram residência, seus filhos tendo chegado ao mundo como candeenses.  ----- Eu entendo que a nossa terra é uma terra querida por quem nasce ou reside aqui. Filhos adotivos das cidades vizinhas como Cristais, Campo Belo, Formiga, Camacho, Itapecerica e muitos outros lugares, que vieram juntar-se a nós quando somos todos candeenses.

 Infelizmente, assim como eu, muita gente não teve a gloria de permanecer próximo do seu berço. --- Uma cidade pequena sem oferecer  um futuro melhor, levava os seus jovens ou pais de família a procurarem outras plagas para a  sobrevivência.

 Entendemos que a história de um município não se resume  simplesmente em contar fatos do passado e sim fazer prevalecer o sentimento que pulsa os corações pela vida do lugar. Mas também, não podemos esquecer os nomes dos líderes que deram sentido a luta e as dificuldades enfrentadas. Portanto, relembrar o nome do Dr. Zoroastro Marques da Silva em qualquer relato histórico de nosso município vem a ser um dever. Dr. Zoroastro que era filho do Coronel Marques, este então que tinha como ascendente o desbravador Domingos Rodrigues Lima Tendais, deixaram um grande legado aos seus descendentes e para nós candeenses, sejam nativos ou adotivos.

 Dr. Zoroastro Marques da Silva, dedicou a sua vida de corpo e alma para Candeias. Foi vereador e Presidente da Câmara de Campo Belo, quando Candeias era uma vila de Campo Belo. Vejam por aí o poder político desse homem. Ele foi quem liderou a emancipação de Candeias, quando foi o seu primeiro prefeito e líder da primeira comarca em Candeias, auxiliado pelo seu sobrinho, que também muito trabalhou por Candeias, José Marques Viglioni.

 E quem são hoje em dia, os herdeiros desse  amor, essa dedicação e vontade de ver a sua terra melhorar e o desejo de vê-la sobressair no cenário político? Esta é uma pergunta que muitos candeenses formulam e aqui vai a resposta:

 São muitos os herdeiros da dignidade política do Dr. Zoroastro Marques da Silva. Mas atuante com os mesmos princípios políticos só nos resta um. Felizmente a história sempre reserva algo favorável. Ainda nos dias atuais podemos sentir o tempo em que a política do amor à terra existia em nossa cidade, sem contar simplesmente com o poder nas mãos. Temos ainda em nosso meio um grande candeense, que dispensou um emprego de diretor dos Correios, para não sair de perto de Candeias e nem do Estado de Minas Gerais. Um candeense que poderia estar numa posição invejável fora de Candeias, tendo em vista a sua competência como engenheiro. --- Estou falando do nosso conterrâneo:

 ENIO  BONACCORSI.

 Ênio  Bonaccorsi ama Candeias. E sua filiação e participação partidária não é visando interesse próprio, mas sim para o município. Haja vista, o que tem feito por Candeias sem estar exercendo nenhum cargo político, como podemos observar o seu interesse  e participação, pois juntou-se ao prefeito e vereadores de Candeias, para apoiar a construção de uma fábrica de doces, salgados e quitandas na comunidade de Pimentas, como podemos observar a sua participação:

 1-) Vem, labutando em favor da fundação de uma fábrica de doces, salgados e quitandas, na comunidade de Pimentas, quando conseguiu todo o equipamento para a fábrica e além disso uma caminhonete. Na construção do prédio houve uma participação ativa do prefeito e os vereadores.

2) Para a Comunidade  dos Vieiras, há três anos, Ênio conseguiu, através de seus amigos deputados, uma máquina de limpar café e um secador.

 3) Recentemente  através de uma emenda parlamentar do deputado  Ulysses Gomes, em atenção aos pedidos de Ênio Bonaccorsi a Prefeitura de Candeias concluiu uma licitação de um trator  Fergusson de 80 cavalos que será locado na Associação Comunitária dos Vieiras.

 Candeias precisa de políticos pidões, que sabem pedir, exigem com moralidade e credibilidade e Ênio Bonaccorsi sabe fazer isso porque o seu amor pelo município está acima dos interesses particulares, assim como era o nosso saudoso Dr. Zoroastro Marques da Silva o seu tio-avô.

 A política do município depende muito dos políticos que a lidera, não são os partidos, que hoje em dia não cobram mais a sua fidelidade. O ser humano continua sendo a melhor escolha, porque se assim não for, ele será transformado pelo esquema, que todos nós brasileiros conhecemos.

 Esta fábrica de doces na comunidade dos pimentas; a máquina de limpar café na comunidade dos Vieiras, as ideias que fermentam o cérebro de Ênio Bonaccorsi a favor de Candeias precisam ser reconhecidas pelo nosso povo. É preciso  que a nação canadense esteja conscientizada de que um município é a célula, é a razão, é o sangue da pátria. Candeias precisa ser preparada para o futuro.

 Ênio Bonaccorsi é um nome que precisa ser lembrado pelos candeenses quando chegar a hora de ser escolhidos os dirigentes de nosso munícipio, seja prefeito, vereador, secretário, seja o que for. Ênio precisa  fazer parte da administração de nosso município para que sua voz possa falar mais alto.

 Armando Melo de Castro.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: