Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

ESSE BOTEQUIM É O TÚMULO DO BAR PILOTO.


 --- Lamentável, para uma história tão bonita ---

Quando eu vejo esse nome, Bar Piloto, referindo-se ao nome de um botequim, que não tem nada a ver com o histórico Bar Piloto em Candeias, eu fico triste e meu coração chora por sentir a indiferença daqueles que não souberam preservar um capítulo tão importante da história de Candeias: “Bar Piloto”.

O Bar Piloto situava-se ao lado da Farmácia São José, onde posteriormente veio a ser o Paladar Mineiro, sem guardar nenhuma recordação do passado daquele lugar, depois de ter sido o cartão de visitas da nossa cidade, durante décadas. Um bar, talvez, dos melhores da região, foi arrancado de seu berço, substituído por “Paladar Mineiro” sem uma demonstração do passado daquele lugar, que poderia estar preservando pelo menos o nome de Piloto, numa homenagem ao Sr. Mário Rigali, um Italiano que veio juntar-se a nós na construção da história de Candeias. Um homem que tanto fez por Candeias e não vimos ainda nenhum reconhecimento por parte da política municipal.

Mario Rigali nascido na Itália e veio juntar-se a nós para a construção da nossa história. Trazido pela família Bonaccorsi, e em Candeias viveu, trabalhou e foi enterrado, onde no epitáfio do seu túmulo está esta frase que muito me emociona:

“O coração que se desfez em vida, doce Candeias por te amar, eu te dei, agora, dê-me tu, a graça de me sentir em ti, desfeito.

É lamentável que as novas gerações candeenses não sabem como reconhecer através da história quem foi Mário Rigali, o Piloto, fazendo com que se comportem como ingratos inocentes através de uma escolha que afasta o reconhecimento e o amor que todos nós desejamos.

É triste ver o nome de Bar Piloto, representando o nome de um botequim, o que para quem conheceu o Bar Piloto no passado, o vê como o túmulo de algo tão representativo para a história Candeense.

LEIA MAIS: CRONICA SOBRE O VERDADE BAR PILOTO

https://candeiasmg.blogspot.com/2011/04/bar-piloto.html

Armando Melo de Castro.


Nenhum comentário: