Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de abril de 2018

PADRE AMÉRICO BRASILEIRO.

                                                             Padre Américo Cristiano Brasileiro.

Meus amigos: Esse texto não pode ser editado no nosso Grupo "SOU DAS CANDEIAS COM MUITO ORGULHO", por envolver um tema religioso o que viria contraria as regras do Grupo. Portanto, está sendo editado no meu Facebook numa reedição do Blog Candeias MG Casos e Acasos.

Entendo que o tribunal da minha consciência não me condena por ser radicalmente contra o celibato. Portanto àqueles que não concordarem comigo perdoem-me. Afinal eu  sou católico, batizado, crismado e representado, mas não congrego em igrejas. Se exponho o meu pensamento naturalmente esse estará sendo apenas para aqueles que pensam como eu. Não significa, portanto que eu esteja tentando persuadir alguém com esse texto.

Não há nada que promete a Igreja Católica rever essa abstração que gera uma grande vergonha para a igreja. Por ocasião da posse do Papa Francisco teria sido dito que isso se encontrava na sua agenda, mas até hoje o celibato continua, e os padres continuam pecando, e a igreja fazendo vista grossa. ---- O Papa teria mostrado proposta para debater e rever as regras do celibato. Inclusive disse que o celibato não é um dogma de fé e sim um regulamento da igreja; e prometeu tolerância zero contra os abusos sexuais a crianças.  No entanto, parece que o Papa tem mudado  de conversa, pois vive se preocupando demasiadamente com a Amazônia, quando deveria estar preocupado com a vergonha do celibato no mundo inteiro. Já anda até dizendo que o celibato é uma regra de vida e que  muito o admira. É... Ele o Papa andou dizendo que admira o celibato!

Parece-me que na atualidade quem não quer acabar com o celibato são os próprios padres na sua maioria, apoiados pelo Papa. Afinal está parecendo que aquele que quer ser padre, quer na verdade é o celibato e fazê-lo de armário para esconder a sua vergonha. Essa coisa é um adjetivo que qualifica quem não tem intenções sexuais claras e nem quer estar casado do jeito que a própria igreja recomenda.  

Recentemente, quando eu navegava pela internet, deparei-me com um vídeo onde um jovem padre, bastante conhecido na mídia, fazia a apologia do celibato dando ênfase ao assunto de maneira confusa e com certa agressividade. Aquele ministro de Deus, falava alto e parecia até que estava tirando as palavras do estômago, quando dizia que o celibato foi feito para eles, padres, e não para os outros --- e que ninguém teria nada com isso.  --- Dava a entender como se a Igreja Católica fosse uma propriedade particular dos padres. ----- Acrescentou ainda, que às pessoas deveriam estar mais preocupadas com as suas próprias vidas e menos com a deles, os padres. --- Esse padre não estava se referindo a outras igrejas...

Diante daquela pregação excêntrica, onde se via uma questão mais pessoal do que coletiva, fermentou em minha mente o nome de uma pessoa, que Candeias, acolhera como filho adotivo e que dorme o seu sono eterno sepultado no santuário do Senhor Bom Jesus: Trata-se do Padre AMERICO CRISTIANO BRASILEIRO.

Natural da cidade de Lavras ordenou-se padre em agosto de 1876. --- Antes de vir para Candeias já teria servido as paróquias de Perdões e Cana Verde. --- Apesar de ter sido um personagem importante na construção da História de Candeias, pouco se tem registrado de sua vida, graças ao preconceito e a crueldade dessa coisa chamada celibato, instituída pela Igreja Católica e que a meu ver, isso passa da hora de ter um fim..

Pecado, é privar o homem de constituir a sua família, é furta-lo de um direito que Deus lhe deu. --- Ter filhos é desígnio de Deus. É estar comprometido com as obrigações impostas pela vida; é sofrer diante da responsabilidade emanada pelo Criador... Enfim, é participar das Obras da Criação. ---- Não os ter é viver dentro de si; é deixar de crescer e não se multiplicar... É não deixar pai e mãe para seguir a sua mulher e se tornar numa só carne; ---- uma recomendação bem lastreada pela Bíblia. ----

Lembro-me de certo dia, no princípio da década de 50, quando meu pai me chamou para irmos a um enterro. Eu sempre acompanhava ao meu pai nos enterros. ----- De repente me vi na porta de uma capela que existia antigamente na entrada do cemitério São Francisco, onde hoje existe uma pracinha.

Dali o enterro subiu a Rua Francisco Bernardino e foram rumo a Avenida 17 de Dezembro. E eu achando aquilo muito esquisito porque afinal um enterro normal, por costume, saia da casa do morto, passava pela igreja e o ponto final seria o cemitério. ---- Aquele estava ao contrário --- Foi quando fiquei sabendo que se tratava da transladação dos ossos do Padre Américo para a Igreja do Senhor Bom Jesus, após estar sepultado por muitos anos no Cemitério São Francisco.

Foi nesse dia que comecei a entender sobre o que era o celibato e saber um pouco sobre a vida do Padre Américo Cristiano Brasileiro.

Pobre Padre Américo teria violado as leis da Igreja faltando com a vida celibatária por ter sido pai; por ter amado uma mulher. Por causa disso foi punido severamente sendo afastado das suas funções na Igreja de forma humilhante. – –----- Numa visita a Candeias, do Bispo Dom Silvério, Padre Américo, já afastado das suas funções há muito tempo, bem a porta da do santuário, caiu de joelhos aos pés do Bispo e lhe pediu perdão a frente de todo mundo ali presente. E o Bispo lhe fez levantar-se diante daquele cenário tão humilhante. Mas o povo não deixou de amar Padre Américo. É triste ter conhecimento de um fato histórico onde a minha igreja  tenha agredido a própria natureza humana.

Naquele tempo os padres eram sepultados nas igrejas e os bispos nas catedrais. Padre Américo foi humilhado até depois da morte tendo sido enterrado no Cemitério São Francisco. E só após muitos anos que a igreja autorizou a transferi-lo do cemitério para o santuário do Senhor Bom Jesus diante dos clamores constantes do povo candeense.

O Santuário do Senhor Bom Jesus guarda os restos mortais do Padre Américo Brasileiro, como também uma das cenas mais emocionantes de sua vida, quando de joelhos pediu perdão ao Bispo seu superior Dom Silvério Gomes Pimenta. Mas  subentende-se que o Bispo não o tenha perdoado naquele momento porque o seu sepultamento se deu contra as regras da época, no cemitério municipal e não numa das naves do santuário.

Talvez a Igreja tenha autorizado mais tarde a transladação dos seus restos mortais do Cemitério são Francisco para o Santuário do Senhor Bom Jesus, numa tentativa de buscar o seu próprio perdão. Afinal, se a Igreja tem os padres que podem perdoar em nome de Deus, porque não perdoar um padre, antes ou depois da morte?

Um homem de profunda cultura era o Padre Américo. Ele que muito colaborou com a história de Candeias, num tempo quando  Candeias não era ainda cidade. O afastamento do Padre Américo e a sua substituição, não impediu que muitos fiéis continuassem a tê-lo como o pároco, pois era procurado em sua casa para bênçãos e batizados e até casamentos.

O nome do Padre Américo foi ligado injustamente ao preconceito; ao pecado e ao delito em forma de crime. Ele foi humilhado e massacrado. --- A mãe, e os filhos dele foram como se  a razão do seu pecado  e de um crime, ---- o que Deus jamais lhe teria atribuído-----. Isso porque um padre ser pai e amar uma mulher pode ser violar as leis da igreja, mas não as leis de Deus!

Ainda bem que as autoridades políticas lhe deram o nome de uma Escola, para que o seu nome não se tornasse esquecido. ---- Seus filhos foram um pecado escolhido pela Igreja------- O amor que trazia consigo pela mulher e filhos nunca pode ser exposto e nem exaltado. --- João do Padre e Zé do Padre. ---- 

Lembro-me muito do Zé do Padre (Zé Cristiano) Era professor rural. E um homem de cultura admirável. Não foi casado e não teve filhos. ---- João do Padre sim foi casado e teve filhos, entre eles, Maria Brasileira, que foi minha catequista.

Fazer nascer talvez seja um pecado maior para a igreja; matar talvez nem tanto. A Igreja que através dos padres pode absolver os pecados não pensou nisso quando inventou o celibato. Foi conhecendo a história de Padre Américo que comecei a repudiar o celibato.

-----E vendo aquele jovem padre dizer que nós não temos nada com isso... Que o celibato foi feito para eles... Eu fico pensando: E nos registros históricos de irmãs de caridade que já abortaram e enterraram os seus filhos nos fundos dos conventos?... E os filhos de padres abortados na clandestinidade? Filhos que nunca viram os seus pais e que jamais o souberam... Afilhados de padres quando que na verdade eram seus filhos... --- E agora vem aquele padre dizer que nós não temos nada com isso?! Que deveríamos cuidar de nossas vidas?! Histórias essas que sempre serviram de temas para muitos livros e grandes escritores como a história de Eça de Queiroz, no seu livro: “O Crime do Padre Amaro.”

Infelizmente o ser humano tem sim uma tendência arraigada de defender aquilo que lhe interessa. Comumente estamos vendo padres defendendo o celibato. Contudo, eu insisto em dizer que a defesa que eles apresentam não me convence de modo algum.  Principalmente quando dizem que Jesus era celibatário. Sim, Jesus era celibatário, mas não foi ele que instituiu o celibato. ---- Quando comentam ou se defendem com o escatológico, o eclesiológico de forma generalizada. Que não seja pecador e nem infringente das leis da igreja aquele que desejar amar uma mulher e ter um filho e que seja celibatário aquele que o desejar.

Onde quer que esteja Padre Américo mande-nos a sua bênção. Para mim você nunca pecou contra Deus. E se violou as leis da igreja não terá violado as leis de Deus.

Armando Melo de Castro.

 

 

 

Um comentário:

Unknown disse...

QUE LINDO tio, me emocionei, também concordo com o Senhor, algumas coisas precisam ser mudadas. Que o Papa Francisco tenha entedimento.