Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de abril de 2018

UM INVENTOR CANDEENSE

                                                                              Belmiro Costa


Muitas são as invenções brasileiras, assim como o avião, o relógio de pulso, o balão a ar, o orelhão, o cartão telefônico, a urna eletrônica, a abreugrafia e muitas outras coisas, que no momento me falta à memória, e estão no rol das grandes invenções mundiais.
Infelizmente as invenções brasileiras são pouco divulgadas e muitas são roubadas tendo em vista a falta de condições dos seus inventores de enfrentarem a burocracia do registro do invento.

 Muita gente não sabe que antes do italiano Marconi e o canadense Reginald Fessenden, por exemplo, o rádio já teria sido inventado por um brasileiro, o gaúcho, Padre Roberto Landell de Moura, foi ele o pioneiro a transmitir a voz humana num aparelho sem fio. Mas a igreja católica o proibiu de divulgar o seu invento sugerindo que os católicos poderiam achar que aquilo fosse coisa do diabo. ---

As invenções brasileiras são pouco divulgadas como brasileiras. Uma invenção brasileira e que pouca gente sabe é o soro antiofídico. Ele foi criado pelo médico mineiro Vital Brasil, nascido em Três Corações, no sul de Minas. ---- Esse soro tem salvado muitas vidas. Trata-se de um medicamento para tratar mordidas de cobras venenosas e é obtido de anticorpos do sangue do cavalo. ----  

A fazenda onde Vital Brasil desenvolvia seus experimentos é onde está hoje o Instituto Butantã, um dos centros mais importantes de produção de vacinas do país. A descoberta do soro aconteceu no início do século XX

Em Candeias tivemos um grande inventor, o Sr. Belmiro Costa que na sua profissão de pirotécnico desenvolveu um antimônio para a fabricação de pólvora, o qual até então era importado da China.

Orgulhoso de si, Belmiro que já usava o produto do seu invento como um similar do produto chinês, tinha o sonho de vê-lo registrado e fabricado em Candeias. Mas para isso, se fazia necessário procurar um centro de pesquisas. Nas suas buscas através de informações, tomou conhecimento de que na cidade de Jacareí, no estado de São Paulo, havia esse centro.


Infelizmente, no nosso país os governantes apoiam muito pouco às pessoas necessitadas de recursos para pesquisas. Belmiro não conseguiu nenhum apoio governamental. O único apoio conseguido foi, então, do Sr. Mário Rigali, o Piloto, dono do Bar Piloto na época, que o levou a Jacarei. -----Mas, como o Sr. Mário, também, não se dispunha de recursos financeiros para ajuda-lo, ----- a fórmula preciosa de Belmiro Costa, caiu nas mãos de pessoas inescrupulosas com a promessa de um retorno sobre o assunto; e nunca mais foi vista e nem devolvida. Essa conversa eu tive pessoalmente com o Sr. Belmiro.

Belmiro levou para o túmulo o desejo de ver a formula do seu produto fabricado em candeias.  ---- Ele não dizia, fabricado por mim... Ele dizia: O meu invento vai ser fabricado aqui em Candeias.  

---- Candeias, representada por seus políticos, às vezes, é cruel com alguns de seus filhos.

Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos.

Nenhum comentário: