Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de maio de 2018

BAZAR TALITA.


                                                                         Antigo Bazar Talita.
Eu suponho que o primeiro bazar que existiu em Candeias tenha sido o Bazar Talita, que foi estabelecido na esquina da Rua João Caetano de Faria com a Rua Vereador Sidney Galdino.

Quem passar por ali pode observar até hoje, cravado na marquise do prédio, o nome BAZAR TALITA.

Fundado no final da década de 50. Porém, não teve vida longa. Talvez pela fragilidade do mercado candeense... Ou pela mudança de ramo de vendas exercida pelo seu fundador, ----- Sr. Afonso Ferreira de Oliveira, ---- possa, quem sabe, lhe ter faltado adaptação no ramo?...

O nome de Bazar Talita foi uma homenagem do seu fundador  à sua filha Talita, a caçula à época. ----Afonso Ferreira de Oliveira pelo que representou, é um nome que merece ser registrado nos anais da História de Candeias.

Afonso foi funcionário, durante anos, do Sr. Mário Rigali, proprietário do Bar Piloto, onde foi o gerente e posteriormente veio a ser o proprietário. ----- O Bar Piloto nesse tempo era um cartão de visitas de nossa cidade ---- Não se servia bebidas no balcão. Apenas nos reservados ou nas mesas. --- Uma referência de conforto e bem estar. ---- Um requinte que hoje não existe mais em nossa cidade.

Após muitos anos naquele bar, Afonso resolveu mudar de ramo.

----Bazar é uma loja onde se vendem vários tipos de objetos, como brinquedos, bijuterias, antiguidades, roupas, brinquedos, objetos de decoração ou colecionadores. --- Existem, também, bazares de roupas usadas.

Enfim, subentende-se que Bazar é uma mistura de produtos à venda. Aquele tipo de loja que tem de tudo, e às vezes bagunçado. Não era o caso do Bazar Talita, que ao contrário do que registra a literatura, era até muito bem organizado.

Antes de se aposentar, Sr. Afonso funcionou como gerente de uma indústria de peças de gesso em Candeias, e posteriormente veio a participar da administração municipal, junto ao Prefeito Francisco Coletor.

Afonso da Alvarina, como era mais conhecido, foi sempre merecedor do respeito de todo o povo candeense. Todos os capítulos de sua história foram escritos aqui onde nasceu, viveu e morreu. ---- Aqui trabalhou honestamente, viveu honradamente e criou a sua família a quem lhe deu o exemplo emanado por Deus. São seus filhos: Terezinha, Túlio, Tarley, Talita, Taísa, Tonio e Telmo.

Um homem correto. Todos os adjetivos que possam qualificar um cidadão na sua plenitude podem ser dedicados ao Sr. Afonso Ferreira de Oliveira,----filho do Sr. J. de Assis e de Dona Alvarina. ---- Portanto, foi muito conhecido por Afonso da Alvarina. -----  Pai de família respeitado e amigo requintado. Jamais teria sido ouvido criticas que pudessem denegrir o seu comportamento lícito e admirável.

Casou-se com Dona Iolanda Teixeira, filha do Casal Sr. Vico Teixeira e Dona Laura Barreto. Esta foi uma união de duas famílias das mais tradicionais de Candeias e que muito colaboraram na construção da nossa história; cresceu e se multiplicou com honra e dignidade. 

Onde quer que esteja Sr. Afonso, receba o meu abraço. Eu o tenho de boa memória, principalmente na data 16 de janeiro de 1952, quando completava seis anos de idade. O presente a mim oferecido por meu pai foi um belo chocolate comprado no seu querido Bar Piloto, e foi de suas mãos que recebi aquele presente em forma de troféu: Era o primeiro chocolate que eu experimentava quando me encontrava no crepúsculo matutino da minha vida.

Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos.

Comentário da Sra. Talita a quem deu o nome ao Bazar.

Obrigada Armando por essa bela lembrança do meu querido pai. Verdadeiro tudo que vc falou. Meu pai sempre foi um exemplo de honestidade, nós temos muito orgulho de ser seus filhos! Sabe Armando a história que eu sei sobre esse nome do Bazar Talita é que meu pai estava em dúvida qual nome daria ao bazar, aí um viajante muito conhecido por todos nós Canadenses, o Sr. Pedro Vieira de Azevedo, meu pai falava que ele era vendedor das Lojas da China e numa dessas visitas ao Bazar ele sugeriu ao meu pai colocar o meu nome pois na época eu era a caçulinha e por sinal bem bonitinha. Há pouco tempo atrás um caminhão danificou o nome, quando eu vi fiquei muito triste pensando que ia acabar aquela tradição, mas qual não foi minha alegria quando o Marquinho e o Sr. Biribico mandaram restaurar o escrito com meu nome. Fiquei muito feliz, até tiramos uma foto em frente ao bazar. Agradeço de coração a vc que lembrou do meu pai com tantas palavras bonitas sobre ele e ao Marquinho e seu pai que não deixaram acabar essa o marca do meu pai. Obrigada de coração a vocês. Deus os abençoe!

5 comentários:

Priscila disse...

Amei! Linda e merecida homenagem ao meu avô Afonso!

Priscila disse...

Amei! Linda homenagem ao meu Avô Afonso e de certa forma a minha mãe Talita também! Aproveito aqui para ressaltar o imenso valor da D. Talita, mulher guerreira, honesta, alma caridosa e eternamente menina!

Anônimo disse...

Tive o prazer de conhecer em 1977 o Sr. Afonso e posso dizer também: pessoa da mais alta qualidade.Muito calmo e sereno exibia sempre um semblante confortador.Era amigo de todos e todos o apreciavam.Que Deus o tenha!

Unknown disse...

Sr.Armando, me emocionei lendo sua crônica sobre meu pai. Realmente,ele era um homem diferenciado, seria comparando aos dias de hoje, um ET neste mundo atual. O que mais me impressionava era a sua linha mestra, em que não tenho na lembrança outra coisa que não fosse o mantra que ele repetia diariamente, a nós filhos: sejam honestos, tenham sempre a cabeça erguida e não façam nada que venha a me envergonhar. Isto era obsessão para ele. Era um homem de poucas palavras, mas uma alma enorme e gentil. Só tenho lembranças ternas dele e de nossa mãe. Receba meus respeitos, sinceramente.
Tarlei E. de Oliveira

Paulo Roberto disse...

Meu nome é Paulo e sou o anônimo que postou o comentário à respeito de Seu Afonso.Na época eu trabalhava na indústria de peça de gesso e o Seu Afonso era o gerente.Era realmente uma pessoa muito sensata e agradável, muito educado e de bom caráter, bom camarada.E claro, fiquei sim, muito triste ao saber de seu falecimento, e nem sei o ano deste acontecimento, mas também ficou e ficará guardado em minha memória.