Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PREFEITO DR. JOSÉ PINTO DE RESENDE.



Na década de 50, por volta do ano de 1955, Candeias era um município que trazia ainda consigo os traços do distrito que teria pertencido à cidade de Campo Belo, até o ano 1938. O comércio era praticamente o mesmo. As novas construções eram raras.

A Empresa Força e Luz Candeense, de propriedade do Sr. Celestino Bonaccorsi, já não atendia a demanda. Afinal teria sido fundada na década de 30 e nenhum investimento teria sido feito. Já estava àquela empresa caminhando para o sucateamento.

A Cemig teria sido fundada em 1952, portanto, ainda “engatinhava” nas suas expansões e as preferências eram para as grandes cidades. Até então, locais como Candeias não faziam parte do plano de expansão da empresa naquele momento.

O fornecimento de água encanada era precário. Ainda existia em alguns pontos da cidade torneiras públicas, onde as mulheres lavavam roupas nas ruas; e quando o fiscal, João do Ibraim, da prefeitura, vinha com os seus operários carpindo as ruas e atingiam os seus quaradores de roupas, era aquele xingatório. As mulheres ficavam bravas. Isso sem falar dos cachorros e galinhas criados nas ruas vinham e pisavam nas roupas expostas a quarar. ---- O falatório era tal qual quando alguma perdia o sabão.

 Aquele barulho das mulheres lavando roupas e enchendo latas naquela bica coletiva, uma bica fina dava para fazer fila. Tudo isso ainda se encontra muito bem guardados numa das gavetas do armário da minha memória. -----

Nas casas a água era muito bem aproveitada até mesmo depois de serem usadas para tomar banho. Dona Marica da Melada, por exemplo, tomava o seu banho, e vinha jogar a água usada no seu terreiro da rua para apagar a poeira. Era verdadeiramente um tempo de vacas magras.

Nesse clima de atraso, foi eleito um prefeito, um jovem prefeito: Dr. José Pinto de Resende, era engenheiro, filho do ex-prefeito, Sr. João Pinto de Miranda. ------ Podemos dizer que existem dois tempos na vida de Candeias: antes e depois do prefeito José Pinto de Resende.

Um prefeito que deveria ser mais lembrado pelo povo de Candeias, pelo seu dinamismo, pela sua competência administrativa, pela atenção com o povo. Um homem que não se escondia em gabinete e estava sempre presente diante do povo e na cola dos deputados e governador do estado, a fim de trazer melhoramentos para Candeias.

E tem mais: o seu partido, a UDN, União Democrática Nacional, era de oposição ao governo estadual e federal e, no entanto, ele conseguia benefícios para o município. ----.

A política de Candeias era tão bem orquestrada, que o fundador da cidade, o grande líder politico de Candeias, o nosso tão querido Dr. Zoroastro Marques da Silva, era opositor do partido dominante, no entanto nas suas derrotas ele se dirigia ao vitorioso e abraçava-o pela vitória. Dr. Zoroastro trouxe a Comarca para Candeias, quando o prefeito era de partido opositor. --- Candeias tinha políticos íntegros que nunca fizeram da política o seu meio de vida.

Dr. José Pinto de Resende não conseguiu fazer tudo que pretendia e precisava. Ele dizia que o prefeito tinha que pedir de tudo para ver o que saia. Sabia que Candeias tinha grande necessidade de um hospital, ---- de eletricidade para o desenvolvimento e uma estação de água tratada organizada. ----
Não conseguiu tudo, mas o que conseguiu deu para mudar a cara de Candeias. A cidade foi toda demarcada, ruas foram alargadas e novas ruas foram abertas; praças e jardins foram projetados. Durante muito tempo uma grande máquina de terraplanagem veio fazer esse tipo de serviço. Era o inicio de uma nova era. ----- Um aeroporto foi construído e servia, também, a cidade de Campo Belo, dada a sua autonomia de operação.

Um horto florestal, onde mudas de árvores eram distribuídas gratuitamente além de ensinamento aos agricultores como cultivar um reflorestamento, sendo orientados por um engenheiro e um técnico agrícola ali lotados.

E o mais importante, colocou Candeias numa boa posição da fila para a vinda da Cemig. Candeias na época da seca ficava praticamente no escuro. Até uma pequena indústria como uma mecânica, uma máquina de beneficiar arroz ficava prejudicada. --- O cinema tinha o seu motor – A máquina de limpar café do Sr. Celestino Bonaccorsi, também usava de motor próprio, como também, a Farmácia São José do então farmacêutico Waldemar Lopes. A energia fornecida pela Cia. Força e Luz Candeense, já não atendia a demanda e era muito precária. O tempo da lamparina ia e voltava.

Os projetos do Dr. José Pinto de Resende foram concluídos pelo seu sucessor, Sr. Raymundo Bernardino de Sena (Pai) que concluiu com louvor o seu mandato.

Prefeitos que trabalharam praticamente sem verbas especiais, como Dr. Zoroastro Marques da Silva, José Pinto de Resende, Nestor Lamounier, Raymundo Barnardino de Sena (pai) e Francisco dos Santos Coelho, resolveram os mais sérios problemas de infraestrutura do município.

 São prefeitos que nunca tiveram os seus nomes na boca do povo, ligados a quaisquer tipos de corrupção. Deixaram suas marcas, com louvor e respeito.

Afinal, fizeram obras estruturais num tempo difícil quando a propina e a corrupção não era tema de noticiários o respeito ao povo era sagrado, quando não havia necessidade de leis de transparência, porque os políticos eram transparentes.

Armando Melo de Castro.
Candeias MG Casos e Acasos.

Um comentário:

Unknown disse...

Que bom muito bem escrito lavou a alma do papai eu agradeço em nome deeus irmãos também você pediu fotos mas estão com Eliana na roça e o Mundinho? Deixa passar está doença que vou arrumar você tem o dom da palavra não pode deixar pra depois e sua família é muito linda um grande abraço