Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de setembro de 2015

O CANDELÁRIA - UM CAPÍTULO DA HISTÓRIA DE CANDEIAS. 3ª PARTE.


                                 Gov. Antonio Carlos e Arcebispo Dom Cabralde na década de 20.

O nosso Blog Candeias Casos e Acasos está reproduzindo em partes o jornal candeense de 1929, O CANDELÁRIA.  Já publicamos a primeira e segunda parte, agora estamos mostrando a terceira; e conforme já dissemos, a reprodução e edição estão sendo feitas na íntegra, inclusive com supostos erros gramaticais para que os candeenses possam ter uma noção completa desse semanário que registrou um capítulo muito importante da nossa história, onde podemos ver a luta dos nossos políticos de então, aqui retratada pelo vereador Américo de Paiva, politico que merece lugar de destaque na história de Candeias e que deveria ter a sua memoria respeitada pelos atuais ocupantes das cadeiras de vereadores em Candeias.

JORNAL CANDELÁRIA         (PARTE TERCEIRA)

Exmo. Snr. Dr. Antonio Carlos Ribeiro de Andrada.
D.D. Presidente do Estado de Minas Geraes

De acordo com a vontade unanime do laborioso povo de Candêas, prospero districto do município de Campo Bello, eu, vereador especial e delegado das altas aspirações do eleitores, contribuintes e toda população do districto, tomo a liberdade de passar às mãos de V.Excia. este memorial que, em resumo, descreve a nossa grandeza e as nossas necessidades. Confiados no vosso espírito de justiça, no vosso patriótico governo, espero merecer vossa preciosa atenções.

Candeias, como vós sabeis, é o prospero districto de Campo Bello, cuja sede é servida por estrada de ferro, optima instalação de luz e força, bonita localidade a novecentos e cincoenta metros de altitude que lhe dá um clima ameno e salubre;  districto grande, populoso, com cerca  de mil eleitores, optimo commercio, terras ubérrimas, repartidas em ricas fazendas cheias de pastagens e extensos cafezais com a produção calculada em cerca de 150.000 arrobas de café anuaees, vem desde que este produto valorizou-se, passando por um surto de progresso e de reiqueza que muito tem contribuído para o seu desenvolvimento.

Sendo ainda Candêas um districto sujeito a administração do Municipio de Campo Bello que nem sempre attende as aspirações justas do povo, como no momento actual, sente a necessidade de expandir-se, crescer e vê-se coagida porque, devido as organizações administrativas, não pode muitas vezes, pedir diretamente dos altos poderes do Estado as medidas precisas ao seu desenvolvimento; e assim, sem poder respirar livremente, tem vivido debaixo da pressão do governo municipal.

A Camara actual, como muitas outras passadas , absorve todas as rendas do município sem cuidar do districto de Candêas que vive em completo abandono e se tem luz e força e demais melhoramentos, deve a si própria, feitos por iniciativa particular. Assim pois, como não pode continuar esse estado de cousas. Candêas pede licença a V.Excia, para quebrar a norma seguida até então, vindo diretamente à vossa presença para reclamar do vosso benemérito governo os melhoramentos que precisa.

Como vereador do districto à Camara ora constituída, lavrei, e commigo mais um vereador geral, solemne protesto contra o empréstimo que a Camara votava, e cujo certidão aqui junto, porque o resultado deste empréstimo seria somente para a instalação de energia electrica na sede do município que não tinha necessidade de outra instalação. Visto que poderia adquar em Candeias onde há uma empresa, com concessão e contracto com o governo que se prontificou a fornecer mais de trezentos cavalos de força o que ficaria muitíssimo mais barato, e também porque Candeias, aspirando sua elevação à cidade não quer assumir a sua responsabilidade proporcional na quota desta dívida.

A Camara actual, systematicamente, não atende os pedidos para urgentes necessidades no districto, como sejam --- consertos e conservação das ruas e das pontes, estradas, e até medidas já votadas não são executadas.

Como inspetor districtal escolar e presidente da Caixa Escolar, venho há muito me empenhando com o D.D. secretário do Interior, conforme representações de valor que junto ao mesmo tenho apresentado e do mesmo obti apenas informal promessa do fornecimento de mais cadeiras; de um grupo escolar, visto que a necessidade urgente de um prédio próprio para instrucção publica porque, conforme a ultima matricula do corrente anno , a população escolar atinge a cerca de quatrocentos meninos entregues apenas, a três professoras que não dispõem de commodos próprios nem mobiliário; assim, as escolas estão funcionando em salas apertadíssimas e improprias. Além disto, no districto tem povoados com grande numero de creanças, em idade escolar, como sejam --- Fazenda do Retiro Furtado, Pereiras, Garcias e outros.

Como o governo de V.Excia. tem tido por escopo,  mais do que nenhum outro, o desenvolvimento da Instrucção Publica do Estado, ltemos certeza que a creação dessas escolas e da melhoria da insltrução em Candêas ainda não se  deu devido a má vontade dos dirigentes da politica municipal, de Campo Bello, que devido ao progresso de Candêas, e o pratriotismo de seu povo, de proposito, há muito vem tolhendo o seu desenvolvimento. Portanto, nesta parte, temos certeza que V.Excia. tomará as necessárias providencias pois será um complemento do seu vasto programa de governo.

Também reclamo de V.Excia. sobre o policiamento. Devido incompatibilidade creada entre as autoctoridades locaes e o delegado Regional de Campo Bello, Candêas está sem policiamento porque o sub-delegado e seu substituto pediram exoneração em officios dirigidos ao Secretário da Segurança Publica, e como é um logar populoso já cabia um destacamento de pelo menos duas praças. Firmando mais uma vez o nosso fraco mas inteiro apoio ao patriótico governo de V.Exia. contamos com o acolhimento benévolo e justiceiro de V.Excia.
Candêas 20 de Abril de 1929

Ass. Vereador do districto: Américo Brasiliense de Paiva.
Candêas 20 de Abril de 1929


Nós candeenses precisamos reler a nossa história e não permitir que façam do nosso município algo tão mal administrado, tão mal cuidado, sem esperança e sem expectativas. Não podemos deixar que o nosso município continue sendo vitima da incompetência, e dos interesses próprios desses politícos que apoderaram do município e fazem dele o que querem. É preciso que a sociedade candeense se mova para coibir esses abusos que acontecem em nosso município. Vejam por exemplo o caso do Matadouro Municipal, isso é uma vergonha para nós, é uma humilhação que não podemos permitir.

Armando Melo de Castro
Candeias Casos e Acasos.











Nenhum comentário: