Total de visualizações de página

domingo, 27 de setembro de 2015

O CANDELÁRIA ( SEGUNDA PARTE)

                                                       D. Antonio dos Santos Cabral

 Continuando à postagem em partes do número especial do jornal “O CALENDÁRIA” de Candeias, datado de 21 de abril de 1929, desta feita, estamos editando a segunda parte da primeira página do referido semanário. Como já dissemos, a reprodução estará sendo feita na íntegra comportando inclusive a antiga ortografia e supostos erros gramaticais; para que os leitores tenham, também, uma orientação mental desse documento histórico da nossa terra.

Segunda Parte:

D. Antonio dos Santos Cabral

Sentimos grande desvannescimento e honra, publicando em nosso primeiro numero o retrato de S.Exc.Revma, Snr. D. Antonio dos Santos Cabral, o emérito e zeloso arcebispo de Bello Horizonte, a cuja archidiocese Candêas pertence. E não sem motivo o fazemos, porquanto muito deve nossa terra, em amizade, ao digno metropolita. Em lapso de tempo não longo, quatro benéficas visitas tivemos de S.Exc.Revma, o que era suficiente para provar quanto nos estima o D.Cabral.
Pastor zeloso, cuja fé e fervor no cuidado do seu rebanho bem se tem patenteado na solicitude com que desempenha o seu múnus pastoral, D. Cabral é bem um arcebispo digno da Capital deste enorme e promissor Estado de Minas.
“O Candelaria” homenageando a tão ilustre autoridade nada mais faz do que tributar mui merecido reconhecimento ao seu valor de homem de ciência, de fé, e pastor carinhoso.

Salve 21 de Abril

A pátria brasileira comemora, hoje, uma das suas datas nacionais que mais desperta o sentimento patriótico do povo. Foi em 1792 que o proto-martyr da Independencia, em sublime holocausto, derramou o seu sangue pela grande idéa que, como semente bendita, cresceu germinou e fruetificou-se “Libertas que sera tamen”,  foi o dilema, e a Liberdade que veio pelo grito do Ypiranga, insuflando nos brasileiros o amor e o estimulo.
Assim o Brasil tendo quebrado os grilhões que o prendiam, livre, forte e unido, veio crescendo, progredindo até tornar-se o que é hoje esta nação poderosa que pésa na balança mundial ao lado das potencias mais fortes.

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

Ao Exmo. Sr. Dr. Antonio Carlos, presidente do Estado, foram apresentados, pelo Snr. Cel. Américo Brasiliense de Paiva, nosso digno vereador districial, sub-inspector escolar e delegado dos sentimentos patrióticos e políticos do povo de Candêas --- um abaixo assinado com assinatura de mais de  seiscentos eleitores e contribuintes deste districto, e um memorial feito pelo mesmo senhor e que transcrevemos abaixo:

---Exemo. Snr. Presidente de Estado de Minas Geraes.

Os abaixo assignados, lavradores, commerciantes, industriaes,  eleitores contribuintes, do cofre municipal, confirmando o protesto feito pelos vereadores, especial e geral deste districto na sessão da Camara Municipal de Campo Bello, em 26 e 28 de setembro p.passado, como prova a copia annexa, vêm a presença de V.Excia. commuicar que a Camara Municipal está pleiteando um grande empréstimo com o Estado ou com firmas particulares; e como esta operação vem collocar o nosso districto em dificuldade, porque deseja sua emancipação, isto é,  sua elevação á cidade, pedem a intervenção de V.Excia. para que tal operação não se realize, e, caso seja feita protestam contra qualquer responsabilidade que possa pesar a este districto que só deseja melhoramentos de acordo com os seus rendimentos próprios, ou por iniciativa particulares feitas até aqui, como é de justiça esperam os abaixo assignados que V.Excia. tome providencias para que o nosso districto não fique sobre-carregado com ônus que venham paralysar o seu desenvolvimento, dificultando e desgostando os contribuintes e produtores e, em fim, toda população avida de progresso.
Candeias 28 de março de 1929

Como podemos ver o candeense do passado lutou para nos deixar uma cidade conseguida com luta e sacrifícios, para progredir. Não para ser entregue as traças como está sendo feito. Portanto, é preciso que o povo se envolva num sentimento próprio, de unidade e amor; que revejam a nossa história para que nas próximas eleições possamos ver cair esses políticos que fazem do município um curral de seus interesses próprios.
                                        
Aguardem a terceira parte.

Armando Melo de Castro

Candeias MG Casos e Acasos

Nenhum comentário: