Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de abril de 2015

CANDEIAS E OS PROFESSORES MUNICIPAIS.


Na próxima segunda feira 13 de abril, os professores municipais de Candeias farão uma manifestação de frente à Prefeitura, das 10 às 14 horas. E uma paralisação das atividades estará prevista para o dia seguinte, ou seja, dia 14, terça feira. Esta paralisação será por tempo indeterminado.

O motivo é uma reivindicação justa do magistério municipal no sentido de regularizar uma situação conflitante que registra um desencontro do estatuto do magistério, e que fere frontalmente o princípio da isonomia salarial. Professores com o mesmo tempo de serviço e a mesma função recebendo salários diferenciados. E diante dessa questão observa-se o total desinteresse do Prefeito do Município que apesar de ser, também, um professor, tem se demonstrado alheio ao diálogo e ao entendimento, comportamento injustificável de um mandatário diante de uma situação dessas.

Parece que o principio de ação do executivo candeense, diante desse movimento onde se busca justiça e direitos, não tem sido louvável, tanto quanto muita coisa na sua maneira de governar.  A administração do município vem recebendo severas criticas da população. Segundo o que se ouve pelas ruas o prefeito disse não se importar com essa greve e que vai contratar pessoas para substituir as professoras em greve. E ainda pressionando os docentes dizendo que poderá colocar as ajudantes de serviços gerais regendo salas de aula. Isso dá uma demonstração de total falta de um diálogo convincente por parte do mandatário candeense. Eu não acredito que ele seja capaz de cometer um disparate desses. Seria, sem dúvida, uma mostra em tela panorâmica, da sua real incompetência. Eu não quero acreditar que ele fará isso. Contudo, acredito na máxima de que a voz do povo é a voz de Deus. Portanto, se isso vier a acontecer podemos dizer que a nossa cidade estará no fundo do poço, em termos políticos e administrativos.

Essa maneira de agir que se observa por parte de pessoas aliadas ao prefeito, espalhando esse tipo de boato na população, nada mais é do que uma pressão imoral. A história política nos diz que esse comportamento esdrúxulo acontece em meio aos prefeitos analfabetos, ignorantes, inseguros, inoperantes, incompetentes, sem nenhuma representatividade e nem o mínimo de conhecimento sobre as causas políticas. Elementos totalmente inábeis e despreparados diante da insatisfação de uma camada da população da cidade que eles representam. Esses prefeitos existem sim, mas são aqueles eleitos pelo voto de cabresto, à custa de dinheiro; aqueles que chegam ao poder através da pressão, como era no passado no tempo dos coronéis.

 Acredito, portanto, não ser o caso do prefeito de Candeias. Sendo ele também um professor, com certeza é um conhecedor da justeza da causa dos mestres que orquestram o saber, a cultura e a educação sobre a regência da sua batuta. O nosso prefeito foi eleito sem comprar votos, propondo o trabalho, a honestidade, a justiça perante o altar de Deus e de seus santos --- ou o poder lhe terá feito esquecido disso? Ele conhece todos os níveis, todas as injustiças, todos os merecimentos dos seus colegas de magistratura. Sabe ele, com certeza, que se trata de um seguimento injustiçado, hostilizado, desrespeitado em seus méritos até mesmo por alunos!... Esse tratamento dado aos professores do município não estaria lhe ferindo a própria carne?!

Acho que o senhor prefeito de Candeias precisa entender que essa falta de um diálogo convincente; essa greve, esses boatos na boca do povo; a insatisfação dos pais, a omissão pelo medo de manifestar o sentimento por parte dos professores oprimidos no seu silêncio; consequentemente está causando um tremendo mal estar em todo o magistério municipal da nossa cidade. Tudo isso é muito feio, é muito triste e os alunos de Candeias não merecem isso. 

Com certeza muitas das pessoas que deram o voto de eleitor para o atual prefeito de Candeias, o fez acoplado a um voto de confiança pelos seus conhecimentos pedagógicos e não só para o candidato, mas sim para o professor que iria assumir o cargo. Eu conheço bem a história de Candeias, e jamais foi visto um prefeito candeense tratar os educadores dessa forma. Se realmente não houver uma solução amistosa para essa situação... É lamentável! E bota lamento nisso!

Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos


Nenhum comentário: