Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de agosto de 2021

CANDEIAS, FONTE DE EXEMPLOS CRISTALINOS.

 O cavalo é um animal lindo e muito elegante; é um animal cujo relacionamento com o homem tem uma história intensa, diversificada, e o espaço aqui é minguado para falar muito sobre ele. Trata-se de uma história interessante e eu recomendo às pessoas que gostam desse animal, que procure conhecê-lo desde a sua origem. ---- Durante muito tempo o cavalo foi apenas meio de transporte, e dada a sua força ainda é muito usado pelo trabalho na zona rural. Mas nos dias atuais ele vem sendo transformado, também, como lazer e como animal de companhia e estimação. --- O homem cria a galinha porque ela lhe dá o ovo; a vaca porque lhe dá o leite o boi porque ele dá a carne, assim como outros animais. Mas cá entre nós, o cavalo morre de velho.

Belo e de postura elegante vem tomando espaço no coração do homem. Portanto ele se une com a alma do cavaleiro. Reparem pois, o rosto de alguém que cavalga;-- ele só não ocupa o mesmo espaço do cachorro tendo em vista as proporções. Quem já viu um cavalo domesticado com certeza ficará encantado. Além de tudo isso, ele  é inspiração para os poetas e escritores, para os filósofos e  autores e tem uma grande participação na ciência dos remédios. Trata-se de um animal que vem a cada dia ganhando a simpatia e o amor das pessoas. Eu vejo aqui em Juiz de fora, proprietários de pequenas chácaras que têm um cavalo ali para enfeitar a área.

Aquele que realmente ama o seu cavalo, jamais o deixará praticar um ato de destruição e com isso deteriorando a beleza a elegância e a postura dessa raça tão querida e tão amiga do homem. -----  Eu vi passar na internet um vídeo mostrando uma verdadeira anarquia nos jardins de Candeias. Cavalos soltos pastando as gramas que não foram plantadas para esse destino. Era o resultado de uma cavalgada. Meu Deus, mas o que é isso acontecendo nas nossas praças ajardinadas de Candeias? Eu me senti assustado e custo a acreditar que vi isso pela internet, em plena pandemia, quando a liberdade da sociedade está restrita.

Eu vi esses jardins serem construídos com tanto amor, quando existiam até guardas durante a noite e jardineiros durante o dia. --- Eu como diversos contemporâneos meus trabalhamos na construção dessas praças e jardins, vendo isso é como se fosse um pesadelo. Candeias não merece esse desmando, essa falta de amor. Quem terá feito isso meu Deus! Meu Pai, quem terá permitido isso? Que tristeza!

Uma cavalgada atravessar a cidade é uma coisa linda. Trata-se um desfile maravilhoso. Mas deixar que esses animais tão queridos pelo povo façam o que fizeram, é porque foi uma permissão de pessoas sem sensibilidade, que não ama Candeias e nem os seus cavalos. Existe um ditado que diz: “Não se enforca um homem porque ele roubou um cavalo, mas para que não roube mais cavalos.”

Eu estou longe de você minha querida Candeias. Sai de você, mas você não saiu de mim. Basta-me a alegria de saber que você está ai guardando a mesma rua em que nasci, a mesma pia batismal onde fui batizado, o túmulo onde dorme o sono eterno os meus pais; a igreja onde eu frequentei o catecismo, o grupo escolar onde fiz o curso primário, e convivi com tantos amigos que já se foram e outros que felizmente ainda vivem. A minha Vila Vicentina, onde dei a minha contribuição como cristão; as minhas amizades, o carinho dos meus queridos amigos. Tudo que é de você minha Candeias querida, jamais se desgarraram de mim. Essa ausência física não me roubou o perfume das flores, e nem o cheiro da grama de seus jardins, os quais eu vejo hoje serem tão destruídos. Você não merece isso minha Candeias, porque mesmo estando distante há mais de 50 anos, você nunca deixou de ser a minha terra, o meu rincão sem par do qual a professora Neguita Alvarenga, no seu lindo hino, disse ser uma pura fonte de exemplos cristalinos.

Nessa fonte amada chamada Candeias, estamos encontrando hoje, não mais exemplos cristalinos e sim tristes exemplos como pudemos ver expostos no coração de nossa cidade uma cavalgada triste. Um exemplo de destruição e desamor daqueles que não reconhecem que nós, os mais idosos sempre estamos lutando para deixar no âmago de nossa Candeias, um fluxo de amor eterno para as novas gerações.

Aos meus conterrâneos, que contribuíram para esse desleixo, para esse descaso, para essa afronta, procure entender que isso não está certo. Colocar os seus cavalos para destruir aquilo que foi construído com amor, não para os cavalos e sim para você. O seu cavalo merece um bom trato no seu habitar, na sua cocheira, na sua fazenda. Mas faça com que ele poupe as nossas gramas, as nossas flores e as nossas árvores. Lamento o que vocês meus conterrâneos deixaram acontecer. Vocês não deviam terem permitido que os seus cavalos, tão queridos usassem a irracionalidade própria para destruir uma coisa que foi feita pelo racional. ----  Procurem não permitir que isso aconteça de novo. Poupem-nos que amamos tanto a nossa terra do desgosto de novo essa cena tão degradante. Não deixem que isso vire um hábito tão triste. Pois queremos para os seus filhos uma Candeias alegre e ordeira; um ninho adorado e idolatrado e uma fonte de exemplos cristalinos, como disse a nossa querida professora Neguita Alvarenga.

Eu um bairrista candeense, conto com você meu jovem cavaleiro, para que não deixe mais os seus animais tão queridos serem instrumento de destruição. Que a imagem deles, também, seja preservada, pois trata-se de um animal maravilhoso cuja imagem não merece ser denegrida. --------A famosa veterinária, Dra. Claudia Leschonski, disse que : “ O amor do cavalo pelas pessoas tem que ser conquistado, mas o amor de uma pessoa pelos cavalos nasce com ela.” Amar os cavalos não é permitir que destruam algo e sim que lhes impeçam disso.

Deus me prometeu alimentar dentro de mim essa coisa boa que é o carinho pela terra que me viu nascer. ---- Candeias já não é tão minha. Mas eu continuo dela.

Armando Melo de Castro

Candeias mg Casos e acasos.

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário: