Total de visualizações de página

sábado, 14 de agosto de 2021

CANDEIAS, NINHO ADORADO.

É inegável que a nossa cidade é muito bonita e bem posicionada. Ser brasileiro, mineiro e candeense, é para mim um orgulho sem par. A nossa Candeias deveria ser chamada Candeias de Minas, para não ter que ficar se misturando com a Candeias da Bahia de forma diminuída. Certa vez alguém me perguntou se eu era baiano, quando eu disse que era de Candeias, sem citar o Estado. --- Ah! Como essa pergunta aborreceu o coração do bairrista!!!

É uma alegria recordar a professora Neguita Alvarenga, com a dedicação do seu hino:

Ninho adorado, idolatrado!

A ti consagramos nossos corações

Dar-te a vida queremos triunfantes

Como nobres e firmes campeões.

Antes de ser chamada Avenida 17 de Dezembro, a data da emancipação do município, em 1938, a Av. 17 de Dezembro tinha o nome de Avenida Rui Barbosa. Mas ainda no meu tempo era chamada de “Largo” apelido hoje já esquecido. Era até engraçado, se uma pessoa descia do lado direito e uma subia do lado esquerdo, eles se cumprimentavam ou até conversavam aos gritos de tão largo era o espaço. A Avenida 17 de Dezembro é como dizia o meu avô: “do Largo até ao Cruzeiro, é uma pernada.”

Certa vez eu contei o número de praças existentes em Candeias, e somaram 32, hoje pode, este número estar superado. --- Suponho que são raras as cidades que tenham uma avenida central tão cheia de praças, como a 17 de Dezembro e também nos bairros de Candeias.

A meu ver esta avenida deveria ter o nome do Dr. Zoroastro Marques da Silva após a sua morte. Eu acho que as homenagens prestadas ao fundador da nossa cidade são muito poucas pelo que ele representou para o nosso município em todos os sentidos,

Dr. Zoroastro deu a vida para Candeias em prejuízo de sua própria família e sua carreira de médico. Suponho que jamais alguém amou Candeias tal qual o Dr. Zoroastro. Quem como eu que por muitas vezes bateu papo com ele, poderia sentir de perto o carinho, o amor, a fidelidade jamais vista por um político em prol de sua terra.

Certa vez um jovem candeense, inclusive de família bem conhecida, me mostrou na tela de um computador de uma Lan House em Candeias a imagem do Dr. Zoroastro e me perguntou: “ Dizem que esse homem é importante, o que ele foi” --- Foi uma pergunta triste e uma resposta ainda mais triste, porque tratou-se de uma pergunta que eu jamais gostaria de ter ouvido. ---- Dr. Zoroastro Marques da Silva é um nome que jamais poderia ser desconhecido por um jovem candeense. – Portanto eu quero aqui, apelar para os nossos jovens, que não deixe esse nome ficar esquecido.

Armando Melo de Castro.



 

 

Nenhum comentário: