Total de visualizações de página

sábado, 27 de fevereiro de 2016

MEUS CONTERRÂNEOS E AMIGOS CANDEENSES:


Eu já disse mais de uma vez, mas não será difícil repetir: Eu nunca fui político; jamais serei candidato a algum cargo público em Candeias; não tenho partido político e nem sou filiado a nenhum partido e não tenho nenhum interesse particular com a política partidária. Sou um homem aposentado que vive com a sua aposentadoria traduzida num ócio com dignidade.

Eu nunca tive relações de amizade com o ex-prefeito e nem com o atual de Candeias. Conheço-os pelos seus feitos como candidatos, como prefeitos eleitos e pela boca do povo. 

Os vereadores, alguns deles eu os conheço apenas das reuniões ordinárias da Câmara Municipal quando delas participo, e outros são conhecidos, contudo, sem nenhuma ligação mais íntima. Entretanto, sou um candeense que sinto e digo com muito orgulho: há anos saí de Candeias, porém, Candeias jamais saiu de mim. Em quarenta anos de residência dividida, eu nunca passei mais de 90 dias sem aqui estar e agora como aposentado, quase sempre estou presente aqui, local em que sou eleitor e em que tenho todos os meus negócios. E estejam certos:  Eu sempre acompanhei a vida de Candeias, talvez mais do que muitos candeenses que nunca saíram daqui.

Portador de espírito bairrista que me domina, não poderia estar em silêncio diante da precariedade administrativa em que se encontra a minha querida terra, na qual estão enterrados os meus antecedentes, o meu cordão umbilical e, ainda, posso ver a minha pia batismal.

O ato de votar é muito importante na vida de um cidadão que preza o seu Direito de Estado Democrático ao qual a Constituição Federal lhe confere. Aquele que vende o seu voto ou se deixa levar por conversa fiada, mentiras escandalosas, invenções, demagogia, populismo barato, não são cidadãos merecedores de r espeito porque estão colocando em risco o município a que pertence, a sua cidade, o seu futuro bem como o bem estar do seu povo e de seus descendentes.

O nosso município de Candeias, nos últimos anos, foi tomado por uma oligarquia inescrupulosa de políticos incompetentes, irresponsáveis, mentirosos, que se utilizam de uma falsa ideologia, sem limites para assumirem o poder. Não está sendo fácil ver o nosso município jogado às traças como vem sendo, sem o menor respeito. E isso não pode continuar.

Está demorando a chegar, mas haverá de chegar o dia da eleição de 2016, para que nós candeenses possamos lavar a alma, lavar a nossa dignidade, lavar a nossa história nas urnas com o nosso voto.

Depois de votar errado, meus amigos, não adianta chorar o leite derramado. Eu acredito piamente que apenas aqueles que não amam Candeias é que estão se deixando levar pelas águas da mentira, das ameaças, da demagogia.

 Essa oligarquia se apoderou do nosso município como um mamífero agarrado às tetas de uma fêmea e quando algo lhes contraria, não temem em usar a justiça como suas ameaças, como se esta lhes pertencesse. É preciso que cada cidadão procure conhecer os seus direitos emanados pela Constituição Federal. O cidadão tem direitos e deveres e nenhum está acima da lei.

Eu procuro não falar aquilo de que eu não tenho sustentação. Eu não temo o que eu falo. O temor é um sentimento que pertence a quem tem culpas no cartório. O mau e o bem andam juntos, meus amigos, e é preciso andar prevenido contra aqueles que pensam que compraram a patente do nosso município e levaram como brinde a Constituição Federal.

Eu queria dizer aos meus conterrâneos que se encontram tão contrariados com a posição politica administrativa de Candeias, que vocês não ficassem apenas no âmbito da informação verbal e duvidosa. Que pesquisem na internet ou busquem fontes confiáveis sobre a posição em que se encontra o nosso município. Não se esqueçam de que é um direito de qualquer cidadão buscar informação tanto na Câmara Municipal quando na Prefeitura. Parece até que fizeram do nosso município um curral de propriedade particular.

Existem diversas pesquisas em que possamos fazer com o intuito de comprovar a incompetência de que vem sendo vitima o nosso município de Candeias. Façamos, por exemplo, uma conferência das mais simples pelo índice de Desenvolvimento Humano Municipal. (IDH-M).

Para se chegar a esse índice, são levados em conta, basicamente, três itens: 1º Vida longa e saudável (longevidade); 2º Acesso ao conhecimento (educação) e 3º padrão de vida (renda) --- A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDH-M, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, divulgados pela Fundação João Pinheiro.

Naturalmente, os candeenses, como qualquer cidadão, gostariam de ver a posição do seu município nessa relação em uma posição digna. No entanto, infelizmente, Candeias vem sendo comparada da pior maneira possível. Vejam, portanto, os níveis das SETE cidades de Minas, que foram comparadas com Candeias, e que tiveram o mesmo índice do último IDH-M divulgado com o índice de 0,678, São elas:
CANDEIAS. MG............................. 15.108 HABITANTES.
CENTRALINA.. MG...................... ...10.604  HABITANTES.
BONFINÓPOLIS....MG....................   5.831 HABITANTES.
CÓRREGO FUNDO....,MG................  5.821 HABITANTES.
LUMINÁRIAS...MG........................   5.571 HABITANTES.
PIEDADE DO R.GRANDE...MG.......    4.709 HABITANTES.
WANCESLAU BRAZ....MG..............    2.553 HABITANTES.
CEDRO DO ABAETÉ....MG..............    1.212 HABITANTES.

Vejam, portanto, a posição humilhante em que se encontra a nossa Candeias. Cristais, por exemplo, cidade bem próxima de nós, se encontra em uma posição superior. Campos altos com o mesmo número de habitantes está com o índice de IDHM muito acima do nosso.

Candeias está sendo comparada com cidades muito inferiores em posição e população, a começar com esta cidade chamada CENTRALINA, onde foram presos todos os seus vereadores. 

Quais serão as desculpas, as mentiras, que virão por ai nos próximos meses preparadas por essa panela de políticos incompetentes que só visam o voto? Preparem-se, Candeias precisa salvar a sua história. Cuidado com os favores, eles representam compra de votos.

Meus amigos: Nós precisamos fazer comparações. Tirar um tempo para fiscalizar esses políticos que só pensam neles em detrimento do povo. Se nós, o povo de Candeias, não tomarmos uma providência, nas próximas eleições, esses oligárquicos que estão no poder e que fazem parte da mesma panela, vão deixar Candeias no osso.

Lembrem-se:

 “ Um povo unido jamais será vencido” e tem mais:Cada povo tem o governo que merece”. 

Eu não sou político! Sou apenas um cidadão que ama a sua terra!

PENSEM BEM NISSO!

Armando Melo de Castro

Candeias MG C asos e Acasos.

Nenhum comentário: