Total de visualizações de página

domingo, 8 de fevereiro de 2015

PADARIA ANDRADE

O Blog Candeias MG Casos e Acasos fará hoje uma homenagem ao fundador de uma das mais tradicionais empresas candeenses, e a mais antiga no seu ramo de atuação, ou seja, indústria de panificação. Estamos falando do candeense amigo, Mozart de Souza Andrade, filho de José de Souza Andrade e Dona Zenóbia Lara.

Nascido no dia 11 de janeiro de 1917, na comunidade rural de Boa Vista, em Candeias, teve uma adolescência muito humilde como lavrador, contudo foi um menino muito feliz. Aos 22 anos de idade resolveu se mudar para a cidade em busca do seu espaço próprio. Foi balconista entre outras atividades. Dono de um talento empresarial explícito, já em 1950 resolveu montar o seu próprio negócio. Foi quando nasceu a Padaria Andrade, uma pequenina padaria junto à residência de sua mãe.

Tudo que é necessário para que uma pequena empresa venha a crescer, Mozart tinha com sobra: honestidade, perseverança, vontade de trabalhar, tato comercial e qualidade dos produtos.

No princípio era ele quem fazia tudo. Sabe-se que os padeiros trabalham a noite. E fica difícil saber a que horas Mozart descansava ou dormia. Amassava, assava e ainda saia vendendo. Não tinha loja nesse tempo, Dona Zenóbia sua mãe, o ajudava vendendo os produtos à porta quando ele não estava.

Um lançamento de Mozart à época foram os cartões. O freguês comprava os cartões para o mês todo. Cartões de valores diversos. Era uma forma de vender a prazo onde o freguês não tinha como duvidar do vendedor. Compra de cartões com pagamento antecipado, tinha um desconto de 10%. 
Lembro-me de ver as pessoas pagar os pães com cartões.




                                               Mozart de Souza Andrade

Durante muitos anos Mozart foi visto pelas ruas com o seu balaio de pão até que foi crescendo, ampliando o negócio e admitindo funcionários.

Nas festas da Semana Santa ou do Rosário, a Padaria Andrade funcionava dia e noite. Naquele tempo durante esses eventos a cidade dobrava a sua população, isso porque vinham os candeenses ausentes de outras cidades; mais aqueles da zona rural. Não existia o êxodo rural verificado nos dias atuais. A produção nesses dias tinha que ser aumentada. Pessoas fora do ramo procuravam Mozart e pediam um balaio de pão e saiam à procura de fregueses eventuais. Eu mesmo fiz isso certa vez. A meninada ganhava um bom dinheiro. Mozart sempre recomendava não por a mão nos pães, e fazer o uso do pegador que ele fornecia.

Entre os produtos da Padaria Andrade, há um que eu nunca me esqueço; era o pão tatu, talvez pelo nome exótico de um pão; além da famosa rosca da rainha e do pão sovado, originalmente conhecido por São José e com um incremento diferenciado, a semente de erva doce; até hoje fabricado em dias distintos.

Mozart foi sempre um grande amigo. Viveu a vida em prol da família, sua mãe, Dona Zenóbia, esposa, Maria e seus três filhos, Nilton, Zenóbia (Preta) e Cidinha, para os quais deixou um legado moral e financeiro. Seu esporte favorito era o futebol ao qual dedicava nos seus raros momentos de folga.

A Padaria Andrade encontra-se situada no mesmo local de sua fundação, na Rua Celestino Bonaccorsi, 44 onde nasceu, cresceu e se encontra até hoje.  Teve um grande desenvolvimento estrutural, inclusive com filial em Formiga. Vem sendo muito bem administrada pelo herdeiro da empresa, Sr. Nilton Andrade, um empresário que busca na modernidade o crescimento necessário imposto pelo mercado, além de seguir à risca os bons princípios morais e profissionais de seu tão querido pai. E isso, faz com que a Padaria Andrade, hoje acumulando a função de lanchonete, vem sem dúvida alguma, liderando em Candeias, o mercado de panificação.

Parabéns Nilton Andrade por dar continuidade a um trabalho que não poderia realmente ser interrompido, tendo em vista a circunstância com que foi começado. Que Deus o abençoe para que a Padaria Andrade continue fazendo história --- a História de Candeias.

E a você meu amigo Mozart Andrade, onde quer que esteja, receba o nosso abraço e parabéns pela missão cumprida.

Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos.





Nenhum comentário: