Total de visualizações de página

sábado, 8 de outubro de 2016

BERNARDO BONACCORSI.


 Candeias, na década de 20, tinha um teatro que ficava localizado onde hoje está à residência da Professora Maria do Carmo Bonaccorsi.  O teatro era uma iniciativa de Dona Guilhermina Bonaccorsi, esposa do Sr. Celestino Bonaccorsi.  Teve, ainda, nesse tempo, um cinema, o primeiro cinema de Candeias, ainda nos tempos do cinema mudo, no mesmo local e, também, de propriedade da Sra. Guilhermina Bonaccorsi.

Faziam parte da trupe de artistas teatrais de Candeias, os jovens Bernardo Bonaccorsi, filho do primeiro casamento da Sra. Guilhermina Bonaccorsi e adotivo do Sr. Celestino Bonaccorsi, seu segundo marido.

Nesse convívio artístico, iniciou-se o namoro do jovem Bernardo Bonaccorsi com a jovem Nica de Barros, irmã do Sr. Erasto de Barros.

Desse teatro nasceu um romance verídico, uma verdadeira história de amor entre o Sr. Bernardo e a Sra. Nica, pois a família italiana não aceitava o seu filho se casar com uma moça pobre e não italiana.
 Mas o amor venceu. Casaram-se, tiveram muitos filhos e foram muito felizes. Infelizmente, o Sr. Bernardo teve uma morte trágica que abalou não só Candeias, mas todas as cidades da região. Jamais foi visto em Candeias um sepultamento onde houvesse tanta gente de Candeias e de fora.

A história de Candeias não pode esquecer a figura querida que foi Bernardo Bonaccorsi. Um homem honesto, trabalhador, que amava Candeias e o povo de Candeias. Era visto em quase todos os sepultamentos na cidade, estava sempre a levar a sua palavra de conforto e amizade. Se ele estava trabalhando na loja e passasse um enterro, ele tomava do seu paletó e acompanhava o cortejo mesmo sem saber de quem era.

– O meu Xará Armando Bonaccorsi, filho caçula do casal, escreveu um livro que conta toda a trajetória da família Bonaccorsi desde a saída da Itália. Paga a pena lê-lo, acredito que a Biblioteca Municipal de Candeias tenha um exemplar cuja leitura eu recomendo. A história da família Bonaccorsi é digna de louvor, de respeito e gratidão pelo povo candeense. A família Bonaccorsi é um marco decisivo na nossa história. Candeias tem dois tempos: antes e depois dos Bonaccorsi.

Armando Melo de Castro.

Candeias MG Casos e Acasos

Nenhum comentário: