Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

TERÁ ALGUÉM VOTADO COM O ESTÔMAGO?



Certa vez, o Lula disse, antes de ser presidente, que a maioria dos brasileiros vota com o estômago; por isso que se distribui no Brasil muitas bolsas família como compra de votos. Será que em Candeias alguém vota com o estômago?

A recente eleição para vereador em Candeias deixou muito a desejar uma mudança mais radical por parte dos eleitores. Lamentável, foi o resultado final da eleição da Câmara Municipal. 2.007 eleitores reelegeram cinco vereadores da eleição passada, conservando-os por mais quatro anos mamando nas tetas da nação candeense, após terem mostrado de todas as formas que não estão nem ai para o município; depois de terem demonstrado incompetência parlamentar e social como vereadores.

Esses 2.007 eleitores que votaram pela permanência desses vereadores que durante quatro anos souberam apenas figurar como vereadores na Câmara Municipal de Candeias, consequentemente são eleitores que desconhecem a função de um vereador; que desconhecem o legitimo significado do voto e que votam por votar, pois ignoram que o voto não é para dar de presente a um amigo, ignoram que o voto não é objeto de troca e nem para deixar se levar pela conversa de um explorador, e sim para eleger uma pessoa competente e honesta que propõe ser um servidor público.

Infelizmente esses eleitores incompetentes são aqueles que fazem o politico incompetente. Afinal, politico não dá em árvores. E as causas do comportamento de um eleitor que não tem conhecimento do que está fazendo na hora de votar, é triste porque retrata o retardamento político do nosso município, e do nosso país.

De outra forma, pudemos observar o quanto a politica em Candeias está precisando ser revisada. A maioria dos candidatos a vereador demonstrou incompetência para assumir o cargo letivo. 622 eleitores votaram em 24 candidatos sem condições de se elegerem ----- incapazes inclusive de fazerem uma autocritica no sentido de verificarem a sua impossibilidade de se elegerem. 

Ora, se uma pessoa se candidata e consegue menos de 50 votos, como foi o caso desses 24 candidatos, alguém desse grupo, se eleito, seria um estrago violento na politica do município, é o que naturalmente vem vindo acontecendo. Tanto o eleitor consciente precisa verificar a qualidade do candidato, como, também, o candidato deve se olhar e ver que só vai entrar para atrapalhar. ------ É lamentável que dentre esses 24 candidatos, houve aqueles que tiveram 3, 4,5, votos e até “0” voto, o que demonstra que a coisa virou brincadeira de eleição.

Ainda mais a demonstração da insatisfação dos candidatos completamente em desagrado com a politica de Candeias. Isso porque votaram em BRANCO 400 eleitores e nulos 401.

Resta-nos esperar que os quatro novos vereadores eleitos possam moralizar a Câmara Municipal de Candeias, não deixando se levar pela incompetência ali instalada e nem pelo rodízio viciado de presidentes, cuja incompetência é patente, porém camuflada para o eleitor, também, incompetente.

Finalizando lembremos o que disse o barão de Itararé: “SE HÁ IDIOTAS NO PODER É PORQUE AQUELES QUE OS ELEGERAM ESTÃO BEM REPRESENTADOS”.

Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos.


Nenhum comentário: