Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

HELENA DOS SANTOS.

                                               A compositora   Helena dos Santos e Roberto Carlos.

Você sabe quem foi Helena dos Santos? Lamentavelmente, muita gente não sabe. Ela foi uma mineira nascida na cidade de Conselheiro Lafaiete no dia 7 de janeiro de 1922 e teria completado 100 anos no ultimo dia 7. Negra, descendente de uma família muito pobre, perdeu a mãe quando ainda muito criança. --- Seu pai se casou de novo e ela era muito mal tratada pela madrasta com quem viveu até os seus 11 anos, quando passou a viver com a sua irmã casada.

Aos 12 anos seu cunhado resolveu se mudar para o Rio de Janeiro e ela os acompanhou. No Rio logo depois se empregou numa fábrica vindo depois a trabalhar numa loja de confecções masculinas onde aprendeu a costurar. Durante esse tempo passou por um transtorno, pois sofreu um acidente de trem quando ficou por mais de dois anos sem trabalhar. Mas tão logo se recuperou empregou-se como doméstica.

Ao completar 17 anos um colega de trabalho da fábrica onde teria trabalhado, lhe pediu em casamento, casaram-se e tiveram seis filhos. Quando ela se casou era, então, semianalfabeta sabia pouco mais do que assinar o nome. Mas aprendeu com o seu marido a ler e escrever e fazer versos. ---- Aos 30 anos perdeu o marido estando ainda gravida do sexto filho e ela se viu numa situação financeira extremamente precária. Foi faxineira, cozinheira e arrumadeira, e tão logo pode comprar uma máquina de costura, voltou para a costura, quando passava as madrugadas costurando.

 Nos anos 60 Roberto Carlos e a Jovem Guarda dominariam o mundo musical da juventude no Brasil. Daí então, Helena resolveu compor uma canção daquelas e fez a música: “NA LUA NÃO” HÁ”. --- Helena, uma negra pobre, costureira, e faxineira, e doméstica, queria encontrar Roberto Carlos para lhe oferecer a sua música. Foi muito difícil, mas ela conseguiu um dia falar com ele quando ficou sabendo que iria à Rádio Nacional. Se plantou lá o dia todo. Roberto Carlos apesar de estar ainda no inicio da fama, tinha já uma carreira prodigiosa, foi gentil com ela, gostou e gravou aquela canção num dos seus primeiros LPs.

Dai para a frente Helena e Roberto se tornaram grandes amigos e entre as musicas gravadas por Roberto Carlos essas foram grandes sucessos: Vejam: Na Lua Não Há; Agora eu Sei; Meu grande bem; Nem mesmo você; Sorrindo por mim; No outro lado da cidade; O Astronauta; Recordações; Esperando você e muitas outras com parceria de um compositor famoso, Edson Ribeiro. Outras músicas de Helena dos Santos foram gravadas por outros artistas famosos.

 Com a renda de suas composições Helena comprou um belo apartamento. Escreveu um livro “O REI E EU” então publicado por uma grande editora. Foram também, confidentes fruto de uma bela amizade. Helena trocou a sua vida sofrida pelas alegrias da música de Roberto Carlos.

 Helena dos Santos, a negrinha pobre de Conselheiro Lafaiete, iniciou caminhando numa estrada da vida cheia de buracos e precipícios. Mas a sua perseverança, a sua luta, a sua fé em Deus, fizeram dela uma participante ilustre num dos mais importantes movimentos da música jovem brasileira, A JOVEM GUARDA.

O negro brasileiro, não precisa de cotas escolares; não precisa de ser tratado como inferior porque um dia foi escravo. O negro brasileiro precisa assumir o seu lugar, na sociedade política. Brigar mais pelos seus direitos principalmente o direito ao respeito. Infelizmente quem busca direitos são os mulatos, os mestiços de branco e negro.

Armando Melo de Castro.

 

Nenhum comentário: