Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de outubro de 2021

O JUIZ DE PAZ, JOSÉ FERREIRA BRASIL.


 O homem, apesar de ser considerado racional e ocupar o primeiro lugar na escala zoológica, é um animal complicado como muitos irracionais. --- Comumente estamos ouvindo alguém dizer: “Eu não levo desaforos para a casa” --- “A vingança é um prato para ser comido frio” --- “ Eu carrego comigo uma mágoa” o comportamento violento e muito mais coisas que possam retratar a sua aparência com os irracionais. 

--- A ciência já provou que o sistema nervoso dos homens tem semelhança com certos animais mamíferos. São semelhanças impressionantes, assim como o sofrimento por amor, a capacidade de confortar o outro, o desejo de vingança, o amor materno, o senso de justiça, o medo, a dor não são sentimentos exclusivos do ser humano. Tudo isso nos leva a crer que viver não é fácil, é bastante complicado  e apesar da organização social do ser humano, vivemos sempre em conflitos de forma bem parecida com os animais irracionais.

Mas em meio a esta sociedade complicada de animais racionais e irracionais, sempre existem aqueles que entre os animais irracionais, aparecem os diferenciados. Podemos levar em conta que entre os animais surgem os dóceis, domésticos, assim como o cachorro, o gato, o macaco que podem ser agressivos, mas que convivem com o homem de forma agradável. Portanto, existem animais mansos e os ferozes; dóceis e selvagens. Já o ser humano, muitas das vezes se comportam como animais apenas com qualificações diferenciadas como, brutalidade e tranquilidade, maldade e bondade.

Neste contexto social a sociedade humana criou há séculos, um mensageiro da paz; o Juiz de Paz. ---  E entre os escolhidos pela sociedade candeense para exercer esse cargo, houve um cidadão cujo nome não pode ser esquecido nunca. Um homem de paz e respeito, humilde e justo. Alguém cuja natureza já demonstrava a eficiência para conviver  levando a paz onde houvesse a contenda. E assim teria sido escolhido através do principio majoritário, para o mandato de quatro anos, pelo voto do povo e secreto, o Juiz de Paz, Sr. José Ferreira Brasil.

José Ferreira Brasil, nasceu no distrito de Vieiras Bravos, município de Candeias,  filho de Francisco Ferreira Neto e Claudiana Maria de Jesus. Descendente de família humilde e ainda muito jovem transferiu-se com a família para Candeias, onde seu pai estabeleceu-se como vendeiro. --- Casado com Dona Carmélia e tiveram apenas um filho, o Sr. Ari Ferreira Brasil. Todos já falecidos.

José Ferreira Brasil era irmão do Sr. Alvino Ferreira. E por que o sobrenome Brasil? Acontece que em Candeias havia diversos cidadãos com o nome de José Ferreira, e isso era uma tremenda confusão para os correios. Portanto, como sugestão do então tabelião do Registro de Nascimento, Sr. Álvaro Teixeira, o nome de José Ferreira passou a José Ferreira Brasil, uma alteração que deixou José Ferreira muito feliz, e nada mais justo a palavra Brasil acrescida em seu nome, pois José Ferreira era um cidadão dos mais íntegros de nossa sociedade.

José Ferreira Brasil transpirava a paz entre as pessoas. Conselheiro, amigo, calmo e tranquilo. Um tom de voz que transpirava a paz. Ele residia na casa onde hoje mora o Sr. Euridinho, na esquina da Rua Joaquim Carrilho com Francisco Bernardino. Ali José Ferreira era estabelecido com uma pequena venda, onde comercializava todo tipo de miudezas. – Lembro-me era lá que eu comprava as penas e os tinteiros com a marca sucuri. José Ferreira era muito agradável às crianças. Toda vez que lá a gente ia comprar algo ele dava uma balinha. Um gesto de carinho que uma criança jamais esquece.

O comportamento íntrego de amor e paz de José Ferreira Brasil o levou a ser convidado a se candidatar para Juiz de Paz do município. --- O Juiz de Paz nesse tempo era um auxiliar da justiça, ele não era apenas designado para efetuar casamentos, e sim para exercer tarefas da própria justiça, como conselheiro, acalmar ânimos, levar a paz para casais desajustados, enfim, proteger crianças desamparadas e idosos. Era uma missão complexa, inclusive substituir o Juiz de Direito nas suas férias. --- O Juiz de paz era eleito através de um preito majoritário para mandato de quatro anos pelo voto direto e secreto do eleitorado do município podendo se reeleger-se. O nosso querido conterrâneo, muito contribuiu com a nossa sociedade. Sua casa era um verdadeiro gabinete de trabalho, onde as pessoas buscavam informações, orientações, ajuda para conflitos, crianças desamparadas.

Compete ao juiz de paz, do qual não se exige uma formação jurídica, exercer diversas funções judiciais, como pequenas causas ou demandas, casamentos, como também resolver contendas proteção de crianças e muitas outras funções. Contudo esta função é cheia de controvérsias tendo em vista que cada Estado tem o seu critério. --- É lamentável que tanto os tribunais quanto a união há 28 anos não cumprem a regra constitucional quando que o Juiz de Paz que tem que ser eleito pelo povo, como antigamente, através do voto secreto e direto do povo. Parece que essa lei incomoda a justiça. ----  hoje vem sendo nomeados pelo juiz da Comarca a que pertence, e são praticamente limitados a fazer casamentos, quando deveriam ser eleitos pelo povo.

José Ferreira Brasil, foi eleito pelo povo e um juiz de Paz completo, num tempo em que as regras para a eleição de um juiz de paz eram cumpridas.

Tenho muito boas lembranças do Sr. José Ferreira Brasil, de sua esposa Dona Carmélia e do seu filho Ari Ferreira Brasil. ---  Onde quer que estejam, meus bons amigos, recebam o meu abraço.

Armando Melo de Castro.

 

Nenhum comentário: