Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de maio de 2021

AS CONSEQUÊNCIAS DE UM MAU HALITO.


 

A meu ver, um dos incômodos mais complicados que envolvem as pessoas é a halitose, conhecida popularmente como mau hálito. Isso porque quem tem mau hálito nem sempre sente o problema, e as pessoas mesmo os familiares, se não for esposa ou marido, pai ou mãe, não tem coragem de informar às pessoas quando elas estão com o problema. Afinal, como dizia o meu amigo Gabriel Carlos: “Não tem coisa mais triste que uma boca fedorenta não tem!”.

Eu me lembro, que em Candeias tinha uma moça muito bonita, mas ninguém a via com um namorado. (Fica chato eu dizer quem era. Ela tem parentes) Em épocas de festas ela era sempre vista naquela roda que as moças faziam na praça frente ao Bar Piloto, chamada de “AVENIDA”, enquanto a rapaziada ficava na paquera. --- E eu, um marinheiro de primeira viagem... Bobo feito um jacu e desajeitado feito um tatú de galocha, ali também, esperando que caísse algum peixe em minha rede, porém sem esperança. ---

E certo dia, já no fim da noite, aquela beldade que era sempre vista sozinha, sem um namorado me manda um recado através de sua irmã mais nova dizendo que queria falar comigo, queria se encontrar comigo no outro dia. --- Levei o maior susto. Meu Deus será que eu mereço tanto? Perguntei aos céus se aquilo era verdade! Mas era sim, era verdade. E eu naquela fase de querer ser um adulto pronto; com uma imaginação ativada, querendo participar de aventuras e aquela vontade de ser livre sem se preocupar com o certo ou o errado. --- Parecia-me que toda mulher era bonita para mim, mas aquela era demais. Como dizem hoje, era muita areia para o meu caminhãozinho.

Com todo entusiasmado  me preparei buscando decorar as palavras e o jeito de chegar nela... O que a bem da verdade, com certeza, na hora certa não daria certo diante do meu jeito bobo e acanhado. --- Mas era corajoso e aventureiro ---

Botei na minha cabeça que naquele dia eu iria estrear a minha boca dando um beijo doce, igual aquele da música “beijinho doce”. Ensaiei-me como seria o cumprimento, a despedida e cheguei a me considerar o adolescente mais sortudo da praça. Ainda mais que eu estava empanado num terno cor de burro fugido, feito pelo Chiquinho Alfaiate. --- O primeiro terno que usei, eu me olhei no espelho e me amei, me achei lindo também. Parecia eu ser o cara mais feliz do mundo... Como foi bom ser adolescente!

Pensei comigo: Hoje eu estreio a minha boca num belo beijo muito gostoso. E perguntava a mim mesmo: como será um beijo? Eu nunca tinha dado um beijo e sonhava com isso. Ensaiei as palavras, como cumprimenta-la, enfim, como arrancar de mim aquele jeito de rapazinho bobo. Aproximei-me daquela criatura pensando que eu era o adolescente mais sortudo da praça. Afinal aquela donzela que eu mal conhecia só de vista era para mim uma incógnita. Como seria a sua vós;  seria pura ou safada? Seria boba ou ativa? Ela era da zona rural e só era vista nas oportunidades de festas da Semana Santa ou do Rosário... 

 Parti para o encontro. Lembro-me que assentamos no Banco da praça doado pelo engenheiro construtor da praça, Dr. João Fabra Romero. As primeiras palavras foram o suficiente, para detonar com o encontro.  O mau hálito da moça era uma coisa que ultrapassava todos os limites. Portanto o encontro que foi rápido, não permitiu ser repetido. Assim, infelizmente, não houve um segundo. -----  Adeus beijo, adeus tudo. Eu devo confessar que os meus encontros de adolescente foram sempre fracassados. Isso porque eu era bobo demais. Prefiro dizer que era bobo do que tímido. 

As causas do mau hálito são diversas, e quase sempre pode estar na boca. Não se trata de uma doença, mas pode ser sintomas de doenças. As principais causas são: Má higiene bucal, dieta, boca seca, cáries, tabagismo, alcoolismo,  infecções respiratórias, refluxo, problemas de estomago e mais uma série de problemas. Segundo estatísticas no Brasil a cada 4 pessoas l tem o problema.

--- Um dos problemas mais graves do mau hálito são as chamadas bolinhas brancas na garganta, também conhecidas como  cáseos amigdalianos que ficam presos nas amígdalas  causam um mau hálito terrível e precisam ser retiradas. Caso não conseguem fazer esta retirada é preciso procurar um dentista para tratar do problema.

A.M. Castro

 

Nenhum comentário: