Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

CEL. JOÃO AFONSO LAMOUNIER DO NASCIMENTO.


                                                         Coronel João Afonso Lamounier.

O homem faz a história quando está preocupado em deixar o seu legado nessa história. Mas nem todos que participam da construção de uma história permanecem nela com dignidade. Para que o homem construtor de história possa permanecer nela, é preciso ser ambicioso, inteligente e honesto, trazendo no seu seio os mais lícitos ideais. A História não mente. Aquele que não se comporta com honradez, com certeza, estará exposto na lata de lixo da sua própria história.

Hoje, vamos homenagear um Candeense que ocupa um relevante capítulo na história de Candeias. Um nome que orgulha os anais da nossa história.  Um homem que amava Candeias e que transmitiu aos seus descendentes todo esse amor.

Seu nome: Coronel João Afonso Lamounier.

João Afonso Lamounier foi Coronel da Guarda Nacional, Inspetor Escolar, Juiz de Paz e Líder político do distrito de Candeias, tendo sido Presidente da Câmara Municipal de Campo Belo quando Candeias ainda não havia sido emancipada. Um nome que está cravado na história de Candeias com cravos de ouro.

O Coronel João Afonso Lamounier, nasceu no ano de 1850 e faleceu no ano de 1932 aos 82 anos. Foi sepultado no cemitério de São Francisco, em Candeias, no primeiro túmulo a direita junto ao portão de entrada daquele campo santo.

Patriarca de família numerosa teve dezoito filhos, entre os mais conhecidos podemos citar: Sua filha Dona Julieta Lamounier Macêdo, mãe do ilustre candeense, Leônidas Macêdo (Honrado sargento da Força Expedicionária de 1945) e Antônio Macêdo, (empresário e fazendeiro candeense).

O Sr. Olínto Lamounier, casado com a professora Elisa Paiva e pai do Coronel Renato de Paiva Lamounier, (Coronel aviador da Força Aérea brasileira, residente no Rio de Janeiro). Olinto Lamounier foi que trouxe para Candeias a primeira Agência bancária do Banco Mineiro da Produção S.A.

Sr. João Sidney de Souza, pai do expedicionário João Sidney de Souza Filho e pai também da minha querida Tia Nice esposa do meu tio Wantuil de Castro, irmão de meu pai.

Sr. Nestor Lamounier, (pai do Sr. João Batista Nestor empresário candeense).

João Sidney de Souza e Nestor Lamounier foram prefeitos de Candeias.

O “Sansão”, chafariz público existente na Praça da Matriz, foi importado da Escócia, pelo Coronel João Afonso.

Eu nasci no número 304 da Rua coronel João Afonso. E esse nome foi sempre para mim muito familiar.

Onde quer que esteja Coronel João Afonso Lamounier do Nascimento, receba o abraço dos candeenses de bem que jamais permitirão que o seu nome seja usurpado ou confundido, nos capítulos da História de Candeias.

Armando Melo de Castro

Candeias MG Casos e Acasos.










3 comentários:

Unknown disse...

Sou bisneta do Coronel João Afonso Lamounier e fiquei imensamente feliz em ver a foto do meu bisavô que eu não conhecia. Obrigada

Unknown disse...

Sou bisneta do Coronel João Afonso Lamounier e fiquei imensamente feliz em ver a foto do meu bisavô que eu não conhecia. Obrigada

Anônimo disse...

Ele era irmão da minha bisavó braulina lamonier