Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O MEU AMIGO CARNEIRO.

                                               Carneiro e Armando, 26/03/2013

No final da década de 50, durante a gestão do prefeito Dr. José Pinto de Resende, ---- o prefeito que remodelou Candeias, ----vieram da cidade de Campo Belo, diversos profissionais para participar das obras da cidade.

Para comandar o começo do calçamento em paralelepípedos, veio o Sr. José Gomes, acompanhado de sua equipe. Entre eles os seus dois irmãos Maré e Nelson e o parente, José Carneiro.

Chegando ao final da tarefa que lhes competia, José Gomes e seus irmãos retornam às suas origens ficando para trás o amigo dos candeenses, Carneiro, que se juntou a nós para participar da nossa história.

Carneiro casou-se com a jovem Doca, filha do Sr. Joãozinho da Fazenda, e na constituição da sua família nasceram três filhos, sendo, Cleber, Sandra e Izabella.

Amigo e pai de família exemplar, foi o candeense por adoção José Carneiro. Ele Viveu maior parte de sua vida em Candeias participando da construção da nossa história. ----- Seresteiro conservador. ----- Grande admirador do esporte e era um excelente jogador muito disputado pelos times de Candeias, Clube Atlético Candeense e Associação Esportiva Candeense. Como servidor público, Carneiro foi um exemplo de admiração e respeito.

Convivemos muitos anos como vizinhos.  Carneiro e família sempre foram aqueles vizinhos que todos gostariam de tê-los.

Certa feita, quando lhe visitava, ele me contou como foi o dia em que conheceu Candeias, e pareceu-me que gostava de se lembrar desse dia.

Teria vindo de Campo Belo, um time de futebol para jogar com a Associação Esportiva Candeense, numa época em que os times regionais disputavam o Torneio das Águas. O futebol de Candeias era nesse tempo muito bom e o Esparta e o Comercial de Campo Belo eram os grandes adversários.

Nesse dia Carneiro acompanhou a “embaixada” de Campo Belo, junto de seu grande amigo, um dos melhores jogadores da agremiação que iria enfrentar o time Candeense.
Esse amigo do Carneiro, que andava empencado de ouro, ou seja, com grossos cordões no pescoço, relógio, anéis e um boné muito bonito, pediu ao carneiro fizesse o uso de suas joias para que essas não estivessem em risco nos vestiários do campo.

Numa velha casa localizada onde atualmente se encontra a Prefeitura de Candeias, era ali a sede da A.E.C. onde eram recebidos os visitantes.  Nesse local o jogador passou as suas joias para o Carneiro protege-las.  Dali, ao descer para o campo, Carneiro ornamentado com as joias e o caro boné, defrontou-se com um grupo de moças à porta da Farmácia do Julinho, na esquina da descida para o campo.

Ao ver o Carneiro empencado de ouro e com os dedos cheios de anéis e a cabeça coberta por um lindo boné, uma das moças gritou forte chamando a atenção das demais: “Gente! corram venham ver o crioulinho mais metido do mundo”.

Carneiro gostava de contar essa história e foi nesse dia que ficou conhecendo Candeias, depois veio definitivamente para nunca mais voltar.

Grande Carneiro, grande amigo! Que Deus o tenha bem guardado, porque você fez por merecer. Pessoas assim são como disse o escritor Guimarães Rosa; elas não morrem apenas se encantam para passar a viver nos corações de seus admiradores. Portanto, onde quer que esteja designado por Deus, receba o meu abraço. E nesta humilde homenagem, não poderia deixar de registrar uma canção de Nelson Gonçalves que você sempre a cantava nas suas serenatas. Por mais de uma vez, na minha casa, nos despertamos na madrugada com você nos brindando com o seu violão, mostrando essa música que sempre esteve entre as suas preferidas. Fato que entra pelo meu cérebro e desce ao meu coração para nunca mais sair.

Amigo Leal (Nelson Gonçalves)

Escute meu grande amigo ---- preste atenção no que digo: -----vim despedir-me de ti! Trocamos um abraço forte ---- desejos de boa sorte  --- e, incontinenti, eu parti. ----A tristeza mal contendo --- até hoje estou vivendo ---- como o meu destino quer. E esse amigo até agora----- não sabe que eu vim embora ---- por causa de uma mulher. --- Pra não cometer um erro ---preferi este desterro ---- com toda a resignação. ----Pra eles a vida é bela, ---- hoje ele vive com ela, --- e ela no meu coração.

Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos


Nenhum comentário: