Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

AVANTE CIDADE DE CANDEIAS!



No ano de 1811, o francês Joseph-Marie Maistre, um grande filosofo e defensor da Revolução Francesa, escreveu o seu nome na história ao lançar a expressão: “Cada povo tem o governo que merece”. Hoje, há mais de duzentos anos, a frase continua em evidência.

Na hora de eleição é preciso que estejamos atentos para escolher os nossos candidatos. Não devemos votar simplesmente porque a pessoa é popular, é um bom motorista de ambulância; é um fazendeiro bem sucedido; é um açougueiro bom de comercio, ou é um descendente de políticos. Essas pessoas podem ser bons cidadãos, mas nem sempre estão preparados para serem gestores públicos. Antes de tudo é preciso que o candidato demonstre competência e vontade de servir o seu município. Afinal, é no município onde começa a politica estadual e federal.

No Brasil, infelizmente, a democracia tem em grande parte a definição do voto através do poder econômico. Os famosos compradores de votos estão a bordo da corrupção ideológica. Além de comprar voto com o dinheiro explorado do próprio povo, ainda humilha o povo. Portanto, aquele que vende o seu voto, vende a sua própria honra, a sua dignidade e, como tal, também, não merece respeito e nem a dignidade do direito de votar. Aquele que vende o voto é tão corrupto quanto o que compra. Vereador não tem poder de execução. Se ele manda alguém lhe transportar, lhe dá presentes, está comprando o seu voto.

Corre na boca do povo candeense, a ouvido curto, de que um dos atuais vereadores de Candeias pretende se candidatar, nas próximas eleições para prefeito de Candeias. Um jovem vereador, de primeiro mandato, sem nenhum registro de mérito administrativo que lhe credencia a pensar nisso. Para mim seria uma irresponsabilidade dupla: a dele de se candidatar sem fazer uma autocritica e dos líderes partidários que convencionarem a sua candidatura. O povo elege levado por mentiras, propagandas enganosas e comercio de votos. E vem sendo feito em Candeias. Contudo, há uma expectativa de que o povo irá  mudar e nas próximas eleições fazer uma faxina na Câmara e na Prefeitura.

O rapaz não tem competência e naturalmente irá aprender com os seus próprios erros. E isso é um absurdo, mesmo porque, sabemos que Candeias precisa de alguém responsável, comprometido com a história e com o futuro. Não existe nenhum ex-prefeito e nem os seus aliados que mereça se candidatar. São todos incompetentes, e usam o município em seu benefício. Chega de papa-hóstia.

As últimas eleições para prefeito foram para arrebentar o município. O povo já desanimado deixou que o nosso município caísse nas mãos de pessoas incompetentes, despreparadas, ambiciosas, interesseiras.

Um jovem inexperiente iria, com certeza trazer de volta ao âmago da Prefeitura, a sombra daqueles que um dia envergonharam o nosso município, com mentiras e falsidade ideológica. Esse jovem traria à tona a sombra do seu meio familiar; da politica inescrupulosa, deteriorada advinda da imoralidade administrativa e do comercio de votos. As manchas, as nódoas, a mácula, da imoralidade; a vergonha do tempo que o nome de Candeias esteve exposto nos tribunais.

Meu Deus! Será que o povo de Candeias deixaria acontecer um retrocesso desses para o nosso município? Será que o povo de Candeias que tem o direito de dar, tirar e tomar voltaria atrás permitindo essa usurpação da dignidade candeense? Porque seria uma afronta aos princípios da nossa história.  Seria trazer de volta uma politica retrógrada, implantada por pessoas do seu meio e família, que deixaram enodoada, manchada, maculada, a história de Candeias. E se não se candidatam é porque saíram da politica pelas portas dos fundos, e tem os seus nomes nas cinzas da politica candeense e agora, tendem forjar um pretenso herdeiro politico, de uma politica que se encontra no esgoto da nossa história.

A meu ver, se esse jovem vereador vier a ser candidato a prefeito nas próximas eleições de Candeias, será como a volta da mentira, das promessas não cumpridas, e da cumplicidade judicial em nome de Candeias. O partido politico que o indicar estará comprometido nas pessoas de seus líderes com o retrocesso; com a imoralidade; com a mácula existente em nossa história. E o eleitor, consequentemente, mais uma vez estará exposto à demagogia, à mentira e ao comercio de votos.

Isso naturalmente será lamentável para as pessoas que pensam no futuro de Candeias. Aqueles que amam realmente o nosso município e  querem-no em dias melhores.

Sobre o jovem vereador de primeiro mandato e que lamentavelmente pensa em se candidatar a prefeito, basta o povo dar uma olhadinha e acompanhar o que ele tem feito na Câmara dos Vereadores. O que ele tem feito... O quê? Onde estão os seus projetos; o que diz o seu currículo politico? Estará querendo aprender com os seus próprios erros? Sabe-se que um vereador sozinho pode fazer muita coisa. Pois então ele não faz porque não sabe ou porque é farinha do mesmo saco do prefeito e dos demais vereadores? São perguntas sem respostas...

Olha gente! Um vereador que estaria pretendendo se candidatar a prefeito, deveria antes de tudo estar liderando um movimento na Câmara para baixar os salários do Prefeito e dos seus colegas vereadores. Deveria estar cobrando ação do prefeito, propondo sansões ao mesmo caso não desse satisfação dos seus desmandos. Teria que dar sugestões sólidas não com conversas ao vento. Qual o relacionamento desse vereador, com o prefeito relapso, que só sabe falar que não tem dinheiro e vive a comparar o nosso município com municípios de prefeitos incompetentes como ele?

O que esse jovem vereador fez nessa crise? propôs por acaso uma força tarefa? Conversa mole na rádio e nas esquinas e durante as reuniões, não valem. O povo quer é verdade, trabalho no momento dessa crise. Querer ser prefeito todo mundo quer, mas não deixam de ficar acendendo uma vela para Deus e outra para o diabo. O povo precisa é do preto no branco. Promessa, mentiras, o povo já se encontra escaldado.

Agora vamos e venhamos: Por que o pretendente a candidato a prefeito não começa abdicando de pelo menos metade do seu salário para comprar pregos de mata-burros que estão quebrados? Por que até hoje não brigou pelas lâmpadas queimadas nos postes, cujo custo o povo já pagou? É preciso ter currículo politico para ser um prefeito. Não adianta dependurar num deputado do baixo clero e ficar citando o nome dele não. Escolhe deputado do baixo clero os vereadores do baixo clero, o diálogo é mais fácil. É né e, pois é. Para quem não sabe, deputado do baixo clero é aquele que é apenas um número na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados. É um pau-mandado dos líderes, a gente só os vê em épocas de eleição fazendo promessas mentirosas e dando dinheiro para os cabos eleitorais. Eu conheço de perto essa gente!

Por que o jovem vereador não abraçou a causa dos senhores Denis Saldanha e Emílio Gianasi com relação ao salário dos vereadores? Em muitos municípios vereadores se uniram ao povo e ficou fácil baixar os salários em benefício do município. Afinal, vereador é um gestor público, não é empregado de carteira assinada para fazer compromisso com salário. Naturalmente falou, conversou, como diz, estou aberto ao diálogo, diálogo que não resolve nada.

Portanto meus conterrâneos, vamos tomar juízo. Vamos escolher direito os candidatos. Pensando que são bons já não são e agora quando se sabe que são incompetentes por antecedência? E tem mais, enganar com um motorista de ambulância, o dono de um açougue, um fazendeiro, tudo bem. O pior é quando votamos em professores e vamos descobrir depois que são, também, incompetentes.

Portanto meus amigos, vamos lembrar de Joseph-Marie. Que tenhamos o governo que merecemos, seja ruim ou bom, estará em nossas mãos o direito de escolha.

Armando Melo de Castro

Candeias casos e Acasos.

Nenhum comentário: