Total de visualizações de página

sábado, 27 de junho de 2015

PROFESSOR PEDRO QUIRINO.

                                                           
Ontem 26 de junho de 2015, aconteceu o sepultado, no Cemitério São Geraldo, de um candeense muito ilustre. Um homem digno do maior respeito porque deixou um legado para a história de Candeias como uma referência na educação da nossa cidade. Trata-se do professor Pedro Quirino. Um exemplo de pessoa. Um homem inteligente, culto e bem preparado para deixar cravado na nossa história o seu nome repleto de louvores.

Professor Pedro Quirino tinha excesso de humildade. Como autodidata já militava na cultura dando aulas particulares e cursos em sua residência. No entanto nunca colocou o dinheiro em primeiro lugar. Primeiro era o saber, a dedicação, o interesse pela arte de ensinar.

Posteriormente veio a se formar e dai, então, a sua contribuição foi ainda maior para a Educação.

Lembro-me que certa vez fui beneficiado por ele quando no principio da minha carreira como estudante, ele deu para mim e mais outros colegas um curso de admissão ao ginásio, sem cobrar um único centavo. Éramos alunos pobres, num tempo muito difícil e o professor Pedro Quirino, tinha como interesse maior, passar o seu saber para os outros.

Ele era um homem pobre que dependia do seu trabalho para viver, mas era rico, muito rico de saber.

Ontem, no seu velório, atento às palavras da Professora Marília Sidney, minha prima, dei uma olhadinha no retrovisor da minha vida, e me encontrei na sala da casa do Professor Pedro, recebendo dele o benefício das suas palavras, que tanto me ajudaram na vida. Naquele momento a emoção tomou conta de mim, quando eu senti o quanto Candeias estava ficando mais pobre.

Muito obrigado Professor Pedro Quirino, você não morre, você apenas se encanta para passar a viver nos corações agradecidos e nas boas lembranças dos seus amigos. E nesta despedida tristonha, nada mais autêntica para homenageá-lo do que seja, a Oração do Professor, para retratar a sua imagem viva para quem não teve a satisfação de conhecê-lo.

ORAÇÃO DO PROFESSOR
                                                           (Autor: Antônio Pedro Schilindwein)
Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano, alegre e com amor.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

                
Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns , conheci o bom e amigo professor em Formiga , onde estudamos há uns longos 30 anos atrás . Tratava-se de homem sério e humilde e dotado de uma sabedoria inimaginável !
Parabéns - bela homenagem ! Tenho um conhecido de Candeias, que juntamente com o Reitor de nossa UNIFOR , foi homenageado em Belo Horizonte ano passado como destaque na área de saúde . A cerimônia foi no PIC (Pampulha Iate Club) , cheia de "pompas" e com direito a tapete vermelho e tudo mais . Você talvez possa o conhecer - o nome do médico é Antonio Claudio Vilela . Foi uns dos homenageados em BH pelo destaque profissional em 2014 (uns dos melhores urologistas do Brasil).
Atenciosamente Robert da Silva - Formiga / MG

Wander Luiz Pio de Sena disse...

Tenho boas lembranças das aulas de reforço por segunda época na residência do Prof. Pedro Quirino.
Merecidas homenagens!

Anônimo disse...

O ser humano mais íntegro rico e humilde que conheci....esse verdadeiramente fez a diferença neste mundo....descansa em paz meu mestre meu amigo meu pai....o céu com certeza está mais alegre com você....meus olhos chega a estar marejando por essa perda irreparável....verdadeira referência de um nobre candeense....parabéns pela homenagem.wanderson filho da dona Martha Santos e do seu Helvécio do Táxi.

Paulo Cordeiro disse...

Fui aluno do grande mestre Pedro Quirino,um homem que merece muitas homenagens,e com certeza Candeias não pode esquecer esse grande homem. Que as gerações futuras não deixe apagar de nossa história as lembranças de nossos mestres.