Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

FARMÁCIA SÃO JOSÉ LTDA

A história de Candeias registra nos seus anais o nome de muitas instituições comerciais dignas do maior respeito. Os comerciantes de Candeias sempre foram muito respeitados por seus fornecedores e a nossa cidade sempre pode contar com o prestígio moral daqueles que labutam por detrás de um balcão.
No meio farmacêutico candeense nunca se ouviu falar de nenhum conluio; nenhuma trama que pudesse burlar os seus consumidores. As farmácias e drogarias de Candeias sempre mereceram da população o maior respeito.

Segundo informações oficiosas, a Farmácia São José existe há mais de um século, desde o tempo das boticas.

Nos tempos antigos, infelizmente, as pessoas não se preocupavam muito em registrar fatos, e a legislação era pouco exigente para uma empresa que viesse a nascer numa cidade pequena.
Portanto, a Farmácia São José funcionou durante muitos anos sem ser legalizada quando era ainda de propriedade do senhor João Conrado, talvez o seu legítimo fundador.
Nesse tempo ela era estabelecida na Praça Monsenhor Castro, nas imediações da casa do Supermercado Faria.

Candeias era ainda um distrito de Campo Belo. Com o advento da emancipação do município de Candeias, em 1938, as casas comerciais então existentes, foram organizadas Assim, a Farmácia São José, somente possui os seus registros a partir desta data quando teria sido adquirida por um novo proprietário, o Sr. Jair Carvalho.

Jair Carvalho organizou a empresa. A primeira providência foi a mudança de endereço para onde se encontra hoje o Restaurante da Cidinha e ali ficou estabelecida por mais de quinze anos. ------ Como uma de suas prioridades, Jair contratou um farmacêutico formado e credenciado. Assim, veio da cidade de Barbacena, MG, o Sr. Waldemar Lopes dos Santos, o primeiro farmacêutico competente a manipular os medicamentos, naquele tempo, tão difundidos.

Jair Carvalho, que era natural da cidade de Campo Belo, resolveu voltar e cuidar de outros interesses junto a sua terra. Assim, decidiu passar a empresa ao seu farmacêutico, Waldemar, que veio a ser, então, o seu novo proprietário.

Waldemar era um homem de caráter e que levava o seu trabalho muito a sério. Dedicou-se de corpo e alma para o progresso de sua tão querida Farmácia São José.

O tempo, o grande amigo daqueles que conhecem a força do trabalho, fez com que Waldemar buscasse melhorias para a sua empresa. Assim, em 1951 foi iniciada a construção do prédio onde existia o Hotel Barão, ao lado do Bar Piloto. ----- A Farmácia São José encontra-se até hoje estabelecida neste local quando foi feita a sua última troca de endereço, por volta de 1954.

Após quase trinta anos residindo e trabalhando em Candeias, já cansado, Waldemar Lopes dos Santos, resolveu voltar para sua terra natal, Barbacena...

Era hora de a Farmácia São José mudar de dono mais uma vez. Era hora de mais um marco na sua existência. Assim, no ano de 1968, foi vendida a um jovem farmacêutico, que chegou a Candeias cheio de força e ânimo para o trabalho.

Oriundo da vizinha cidade de Cristais, e descendente de família da melhor gema daquela comunidade, veio juntar-se a nós o Sr. Júlio Mário Maia, que aqui se estabeleceu a fim de contribuir com a construção da nossa história.

A Farmácia São José está há mais de quarenta anos sob a administração do Sr. Júlio Mário Maia, o popular Julinho.

Hoje se encontra toda remodelada, renovada, e atendendo todos os quesitos de uma farmácia dentro dos padrões da modernidade.

Farmácia do João Conrado... Farmácia do Jair... Farmácia do Waldemar e Farmácia do Julinho. Farmácia que por mais de uma vez mudou de endereço, mas não mudou a filosofia de ser honesta... Farmácia que por mais de uma vez mudou de dono, mas não mudou de respeito aos seus fregueses... Farmácia São José... Um nome levado a sério...

Nesta oportunidade queremos homenagear, em memória, os nomes dos ex-proprietários da Farmácia São José, e em especial a esposa do Sr. Waldemar Lopes do Santos, a Sra. Lili, residente hoje em Barbacena, MG.

Você, Julinho, criou caminhos que farão com que a Farmácia São José possa caminhar por muitos e muitos anos a mais e estar sempre honrando a nossa história. Ela cresceu e se transformou em três... Três farmácias com o mesmo nome... Nome levado a sério.
Obrigado Julinho, obrigado por ter cuidado tão bem deste capítulo da nossa história, que se chama: Farmácia São José...

Nesta oportunidade queremos ressaltar o nome da senhora Maria Zilá, esposa, e filhos: Júlio César, Mário Henrique, Gisela e Rinara, por acompanharem o patriarca da família nesse objetivo respeitável pelo povo de Candeias.

Muito obrigado João Conrado, Jair, Waldemar e Julinho... Vocês fazem parte da nossa história...

Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos.