Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de março de 2016

O SONHO DE SER COROINHA!


Eu tive um sonho na vida o qual não consegui realizá-lo: ser coroinha! ---- As vagas eram raras e não sobravam para um menino bobo como eu, vergonhoso, que não sabia chegar e nem concorrer.

Eu adorava as aulas de catecismo do meu tempo. Elas eram completas. As catequistas se faziam eméritas professoras de religião. Faço-me lembrar, aqui, a minha querida Maria Brasileira, neta do Padre Américo Brasileiro. O carinho e o amor com que se dedicava a sua tarefa de catequista; ela era realmente admirável.

Lembro-me de tê-la visto falar sobre o incenso e da Bênção do Santíssimo.

O incenso é usado na Igreja Católica como um ato de adoração. A fumaça, acrescida do aroma característico, transforma-se num clima de alegria, de júbilo e satisfação; indicado para as solenidades nos momentos de liturgia e, com isso, criar uma pressão atmosférica bendita de oração, como nuvens subindo até Deus.

Trata-se, portanto, o incenso, de um elemento litúrgico, durante a bênção e adoração do Santíssimo Sacramento.

A bênção do Santíssimo pode ser feita de duas formas diferentes: Simples: com o Santíssimo no cibório (aquele pote sagrado) nesse caso o incenso é facultativo. Contudo, a bênção solene com o Santíssimo no ostensório (o objeto com que o santíssimo fica exposto) o incenso torna-se obrigatório.

Nessa Semana Santa, quando eu estava na Catedral de Santo Antônio, aqui em Juiz de Fora, e ao ver um acólito balançar o turíbulo e o padre incensar o altar, fermentou-se nas profundezas do meu cérebro, o meu tempo de criança nos dias de Bênção do Santíssimo. O incenso e os coroinhas... Eles eram em torno de dez ao redor do Monsenhor Castro.

Durante as solenidades em que havia um coroinha, eu ficava admirando o trabalho dele, especialmente aos domingos durante a Bênção do Santíssimo Sacramento. Naquele tempo não havia missas à tarde. E à noite era o terço com a ladainha em latim. Enquanto o padre ia de “mater, Christe e sancta”, nós, os fiéis, íamos de “ora pro nóbis”. A gente não sabia o que estava ouvindo e nem falando, mas ia com fé, e muita fé.

O sacristão era o Antônio do Arlindo Barrilinho. Nesse caso, grande parte das vagas de coroinha teria sido cedida aos seus irmãos, Sebastião, Vicente e José. Afinal, um padrinho sacristão evidentemente iria interceder a favor de seus irmãos no sentido de ceder uma vaga da irmandade tão cobiçada e raramente conseguida pelos candidatos da meninada católica.

Os coroinhas tinham funções durante a solenidade que revisavam a cada cerimônia. Dois deles ficavam ajoelhados ao lado do padre assegurando em cada ponta o paramento que se chama capa magna. Outro seria o encarregado do véu umeral. Outro ficava a cargo do pote de incenso; mais um a cargo da sineta e outro do genuflexório; e o ultimo cuidava do turíbulo. (incensório) --- Para os que faltasse função, na próxima vez estariam em exercício.

Quando o terço estava no terceiro mistério, o coroinha da ponta direita saia. Era ele, naquele dia, o encarregado de buscar brasas nos vizinhos (Tempo de fogão a lenha) para colocar no turíbulo.

O coroinha do turíbulo era o que mais me causava inveja. Eu queria muito, um dia poder ficar encostado naquela pilastra afastada do altar e sacudindo para lá e para cá aquele incensório, soltando aquela fumacinha cheirosa. Eu tinha a impressão que aquele coroinha naquele dia saia mais bem abençoado da igreja.

Certo dia, quando o Vicente irmão do sacristão, estando de posse do turíbulo, sacolejando-o para lá e para cá, talvez um tanto desajeitado, ou então muito envaidecido, já bem na hora da Bênção, o momento mais puro da solenidade, uma das correntes do cabo daquele instrumento se rompeu; e foi um desastre espalhando brasas por todo lado.

Aquele transtorno causou-me um tremendo impacto. Fiquei assustado. E como eu ficava o tempo todo apreciando aquela operação do coroinha do turíbulo, cheguei a pensar que pudesse ter sido um pouco de inveja avançado o sinal da minha alma pura.

A partir desse dia, nunca mais pensei em ser coroinha. Eu não teria sido forte suficiente para passar por um transtorno que teria passado o Vicente, o meu vizinho apelidado de “ratinho”; porque tinha um caracol nos cabelos acima da testa.

Armando Melo de Castro

Candeias MG Casos e Acasos.

Nenhum comentário: