Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O CANDELÁRIA E A NOSSA HISTÓRIA. (1ª PARTE)

                                                      Antonio Carlos, Presidente do Estado

O dia 29 de abril de 1929 foi um dia marcante para a nossa terra. Para a nossa querida Candeias, que naquele tempo, ainda um distrito, a palavra era grafada como Candêas.

Nascia o Jornal “O CANDELÁRIA” e nesse dia circulava o seu primeiro exemplar. O jornal tinha como diretorLuiz Andrade --- Redator Chefe: Newton Lamounier – Gerente Silvio Bonaccorsi.

O semanário contava ainda com diversos colaboradores. Entre eles um vereador que muito se destacou juntamente com o Dr. Zoroastro Marques da Silva, para a emancipação do nosso município. Trata-se do Sr. Américo Paiva.

O nosso Blog Candeias Casos e Acasos hoje apresenta o jornal e o seu editorial, no entanto, é de nossa intenção editar todo o seu conteúdo distribuído em posts separados, para que as pessoas possam conhecer esse capítulo da nossa história.

O Jornal de duas folhas trazia na primeira página as fotos do então Presidente de Estado de Minas Gerais Dr. Antonio Carlos com a seguinte nota reproduzida na íntegra:

Dr. Antonio Carlos, Presidente do Estado

“Apparecendo, hoje o nosso primeiro numero, é justo que, como homenagem ao grande estadista que ora dirige os destinos do nosso Estado, estampemos em sua colunna de honra, o retrato de S.Exc. que, assim como tem com alto critério e rara habilidade politica creado, em todo o Estadop, a harmonia, a liberdade e a justiça, também será o patrono de Candêas, para que ella consiga a realização de seus altos ideaes.”

Como editorial a matéria vai transcrita, abaixo, na íntegra, inclusive os erros por ventura existentes e  respeitando a ortografia da época. Isso feito para mostrar aos jovens de nossa cidade a originalidade desse instrumento que a meu ver é histórico, e que lamentavelmente os políticos atuais, de Candeias, não têm sensibilidade e nem respeito  para com a história do nosso município.

NOSSO IDEAL

"Apparece, hoje, o primeiro número do “O CANDELÁRIA”,  jornal exclusivamente dedicado ao desenvolvimento de nossa terra e a elevação do nosso conceito perante aos nossos vizinhos, perante aos dirigentes da politica e da administração  estadual, para que fiquem capacitados e cientes da nossa grandeza, da nossa força de vontade, dos elementos que contamos para darmos mais um passo na nossa collocação administrativa, para, assim, nos tornarmos aptos ao desenvolvimento das nossas iniciativas.

O nosso patriotismo foi sempre a alavanca que fez demolir todas as barreiras que nos antepunham no caminho do nosso progresso, e, se, com energia, com tenacidade e firmeza, supperamos todos esses obstaculos e conseguimos, com nossas próprias forças, vêr realizados os grandes e custosos melhoramentos que já temos inaugurados, porque então, agora que já contamos com esta grande base não podemos prosseguir, unidos e fortes cheios de harmonias, o grande ideal, o supremo desejo -- elevar o nosso districto à villa?

Está na nossa consciência, illuminada com a luz da justiça e da Razão, a convicção perfeita,  plena que merecemos tomar posse de um plano superior onde possamos respirar mais liberdade, que é o ideal de todos os povos civilizados, onde devemos dispender todas as nossas energias para que Candêas, que será num futuro não muito remoto a Villa Candelaria, prossiga na sua marcha evolutiva e possa atingir, orgulhosa e livre, a méta idealizada pelos seus filhos.

O que devemos ter sempre em vista é que, para alcançarmos esses desejados resultados, torna-se preciso que estejamos unidos, que nossos pensamentos estejam sempre gravitando em torno deste único ideal, e que as nossas vibrações sejam,  em communhão, de harmonia, verdade e justiça, pois, desta maneira, ungidos de fé, cheios de esperanças, tornaremos a numa Candêas respeitável e forte cujos élos não se partirão jamais.

Temos, sem suggestão de amor próprio, esta base de grandezas: --- uma sede linda, cheia de ricos prédios, um desenvolvido commercio;  optimo clima; o districto repartido em magnificas fazendas cheias de pastagens e grandes cafezais; excellente água potável; luz electrica; estrada de ferro e de automóveis; É isto tudo que constitui o nosso orgulho, pois que esta poderosa fonte de riqueza, quer queriram quer não, tem que nos elevar ao plano da nossa emancipação. Este é o nosso programa."

Ainda na primeira página o jornal apresenta o então Arcebispo de Belo Horizonte, Dom antonio dos Santos Cabral e outras noticias que serão apresentadas numa próxima edição deste Blog.

Armando Melo de Castro

Candeias MG Casos e Acasos.

Nenhum comentário: