Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de junho de 2015

UM EXEMPLO DE SERVIDORA PÚBLICA!


Foto: Longuinha Ferreira da Silva.

Infelizmente, grande parte dos brasileiros não gosta de ler. O estudante brasileiro é quase sempre mal informado por ser ocioso na leitura. Antigamente quando o aparelho de rádio era caro e nem todo mundo tinha acesso a esse lazer e a televisão ainda não havia chegado, o povo lia mais por sobra de tempo.  Lembro-me de ver sempre o meu pai com um livro na mão e dizendo: “Tenho que entregar o livro na prefeitura...”. Eram poucas as pessoas que sabiam das bibliotecas públicas. E depois elas não tinham o papel abrangente como hoje. Compunham-se mais de romances, normalmente enviados por seus escritores. As bibliotecas públicas eram mais reconhecidas pela elite. Não havia, portanto, um avanço popular.




Hoje esse quadro está mudado. A finalidade da biblioteca púbica é oferecer às pessoas em geral, especialmente aos alunos e professores, a informação no sentido de dar a oportunidade de acrescentar, inovar e resgatar todo tipo de conhecimento para que o
leitor fique atento e conhecedor da realidade necessária ao cidadão.

Mas, em Candeias, apesar do avanço das bibliotecas públicas e o amparo legal, ainda, grande parte dos candeenses desconhece a importância relevante dessas instituições, como também desconhecem que o objetivo das bibliotecas públicas é servir a população sem distinção social podendo ter a participação de todos.

Apesar de que a nossa cidade de Candeias vem sendo vítima de uma administração municipal precária, a nossa Biblioteca Pública Municipal, “MARIA SALETE LOPES RIANI” vem desempenhando o seu papel com louvor graças à competência, a dedicação e o carinho com que vem sendo coordenada pela Bibliotecária, Longuinha Ferreira da Silva, é um exemplo de servidora pública, pela forma com que desempenha a sua função naquela instituição tão importante para a nossa comunidade.

Nascida em Candeias no dia 18 de abril de 1964, filha do casal Idelfonso Francisco Lopes e Ana Ferreira Lopes. Estudou na Escola Estadual Presidente Kennedy, desde as séries iniciais até a conclusão do Magistério. Em seguida graduou-se em Biblioteconomia pela antiga ESBI (Escola de Biblioteconomia), hoje UNIFOR_MG em Formiga MG. Concluindo o curso em 1984. Casada com o Engenheiro Civil Edson da Rocha, cuja união nasceu Eduardo Ferreira da Rocha.

Longuinha ama o seu trabalho e se sente realizada como profissional da Valorosa Instituição Biblioteca Pública Municipal, “Maria Salete Lopes Riani” e diz:
“Ser mediadora entre as pessoas e o conhecimento é fascinante, pois, o hábito da boa leitura nos ajuda sermos cidadãos cultos e conscientes”.

Parabéns Longuinha por estar contribuindo com a construção da História de Candeias, com amor, dedicação e competência. Você é realmente uma servidora pública exemplar e merece o respeito de todos os candeenses!

Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos.


Nenhum comentário: