Total de visualizações de página

sábado, 26 de janeiro de 2013

BARROSO UM CAMPEÃO DA VIDA.

Joao Caetano de Faria Filho, o Barroso.

Eu me encontrava em uma festa, na cidade de Uberlândia, quando me chegou a notícia de que acabara de partir, para os domínios celestes, o meu amigo Barroso. Após essa triste notícia, o meu coração fluiu-se do mais puro sentimento de respeito e consideração. Assim, a minha memória, imediatamente, me transportou para Candeias através de uma prece para que eu pudesse, desta forma precária, sentir-me presente na despedida deste candeense cujo comportamento de cidadão, de pai de família e de amigo estará registrado como exemplo nos anais da história de nossa sociedade, da história de Candeias.

João Caetano de Faria Filho, o Barroso, era um homem humilde que, graças a sua capacidade moral, construiu um legado para a sua família e, ao mesmo tempo, beneficiando a população candeense de forma direta e indireta através de seu comércio, a rede de supermercados Faria que, apesar de ser iniciada em tamanho diminuto, expandiu-se à custa de muito trabalho e compromisso social, envolvendo toda a sua família.

Ainda jovem, tornou-se órfão de mãe após um acidente doméstico. Ele era o mais velho de uma turma de sete irmãos: Joãozinho, Zezé, Binho, Jofre, Guido, Vavá e Carlota, a caçula.

Com a morte da mãe, Joãozinho assumiu o comando da casa na lida doméstica e na criação dos irmãos. Arrumava a casa, lavava e cozinhava para a família.

Passado esse período crítico do dever familiar, Joãozinho do Joanico, como era chamado, começou a fazer a sua vida. Casou-se com Maria Aparecida Faria com quem teve sete filhos: Débora, Mariângela, Jucão, Ricardo, João Elcio, Paulo Roberto e Paulo Henrique, os gêmeos.

A morte do meu amigo Barroso cisma em mim, no entanto, a contemplação de Deus. Isso porque para ele a morte, jamais, seria um castigo. Viajo pelas asas da minha memória para rever um Barroso jovem, na força do trabalho, na prática do esporte e na dedicação aos amigos e familiares. E nessa sua entrega do bastão a Deus pelo dever cumprido com dignidade, aqui, entre nós, eu quero e preciso, nesta sua partida, lhe dizer:

Você, Barroso, deixará entre os seus familiares, os seus amigos e os seus conterrâneos, com certeza, uma grande saudade. Nesse sentimento que zomba da própria morte, com certeza, meu amigo, você não será lembrado como um homem doente apenso a uma cama de hospital. Você não será lembrado como um homem inerte diante dos deveres determinados pela boa conduta.

Você, Barroso, será lembrado como um homem que trabalhou durante toda uma vida e que apenas o tempo lhe fez pesar às costas e lhe interromper a caminhada; será lembrado como um pai de família que soube orientar os seus filhos através de exemplos e atitudes; será lembrado como o atleta dedicado que você foi do nosso esporte.

Lembrado será, ainda, com respeito, pelos eleitores que obtiveram em você um vereador sem mácula;

Será lembrado, principalmente, pela sua velha caminhonete Ford. Dia, após dia e anos, após anos, transportando creme e leite, aves, coisas e gente, sempre com a sua maneira gentil de ser e com o sorriso sempre a mostra, a bela forma com a qual iniciou a construção do legado que ora premia os seus filhos aos quais, além dos meus pêsames, eu quero dar os parabéns por terem tido, como patriarca, um pai, extraordinariamente, exemplar.

Você, Barroso, com toda a certeza, é o cara, é um campeão da vida  que todos gostariam de ser. Receba, portanto, onde quer que esteja, neste momento, o meu forte e saudoso abraço. 

Armando Melo de Castro
Candeias MG Casos e Acasos




sábado, 12 de janeiro de 2013

O REI DE UM OLHO SÓ.

                           Foto para ilustração do texto.
Vadinho da Sota foi um grande amigo meu. Gordo, nariz e boca delicados, queixo redondo engastado entre a boca e as papadas. Tinha uma barba rala, o cabelo liso e olhos miúdos. Aliás, com um rosto tão gordinho e traços miúdos seria jus o seu nome de Vadinho, caso contrário teria que ser Vadão.

O seu porte lhe deu a ventura de ser, por muitos anos, o Rei Momo do carnaval candeense. Lembro-me de vê-lo balançando aquela enorme pança no meio do salão no carnaval, tanto à noite como nas matinês. ----- Era jovem e resistente. --- O seu porte físico não atrapalhava o seu desempenho como Rei Momo nos quatro dias de carnaval. Contudo, o seu apetite voraz acabava com a reserva das bebidas. ---

 Martine e Cinzano, duas marcas de vermute muito conhecidas como bebida de mulher pelo baixo teor alcoólico.  Eram as bebidas preferidas de Vadinho.  Todavia, ele tomava diversas copadas daqueles tragos que eram somente aperitivos. Afundava a reserva do barzinho e quase meava o estoque das saborosas empadas da Tereza do Candinho. Eu falo isso porque eu era o responsável do bar do Clube.

João de Souza Filho tinha um cargo quase que vitalício como presidente do Clube Recreativo Candeense. Todo ano, pensava em arrumar outro Rei Momo dado ao alto custo do Vadinho, isso porque como norma, o Rei Momo não pagava nada, era livre de tudo. Contudo Vadinho era insuperável e não tinha como arrumar outro. ---- Se no final do baile ele procurasse o que comer ou beber e se havia acabado ele roncava grosso e dizia: “Poxa mas que pobreza gente”!

Candeias nunca teve um Rei Momo tão animado como Vadinho da Sota.

Gostava de mentir para causar suspense. E eu gostava muito de ouvir as suas mentirinhas inofensivas. Certa vez, ele me disse que teria beijado, maliciosamente, uma professora. Mas, nunca me disse quem foi essa professora colocando, dessa maneira, todas as docentes em suspeição. Beijar uma professora, naquele tempo, não era tomar mel, era comer a própria abelha.

Como a maioria das pessoas gordas, Vadinho da Sota era um cara camarada, bom de prosa e humilde. Fez de tudo na vida. Foi sapateiro, servente de pedreiro, pedreiro meia-colher, cavouqueiro de pedreira e outras profissões, porém, nem assim emagrecia. Parecia que engordava até mesmo tomando água. Era um gordo que ninguém nunca o viu reclamar de ser gordo. A gordura não o atrapalhava.

Casou-se mais tarde com uma moça da cidade de Formiga. Não teve pressa para isso, pois lhe faltavam condições. Daí em diante, formou a sua família.

Depois de muita peleja na vida, foi trabalhar com o seu irmão dentista, Dr. Osmar Soares Alves, cuja história está registrada neste blog: Candeias Casos e acasos - A boca e a Vagina.

Desde então, parece que as coisas melhoraram para o Vadinho. Tomou noções de odontologia e saiu trabalhando pelas roças de outros municípios porque no município de Candeias era perseguido.

Como dentista magarefe, como diziam, conseguiu fazer o seu pezinho de meia. Terminou os seus dias morando na Rua Nicodemos Salviano, esquina com o Cemitério São Francisco.

Assim era o meu amigo Vadinho.

Certo dia me convidou para ir com ele visitar o seu gabinete de trabalho nas proximidades da estação ferroviária dos Paneleiros, uma comunidade que fica abaixo de Bugios, já no município de Formiga, onde ele atendia em dois dias da semana. Assim, fomos juntos. Naquele tempo, em que havia trem de passageiro, tomamos o noturno, ao amanhecer do dia, levamos o rango e anzóis para pescar em uma lagoa nas proximidades.

Finalmente, chegamos ao fim da linha. Era uma casinha, tipo tapera, com três cômodos nas proximidades da estação do trem. Ganhara aquilo emprestado de um fazendeiro e ele mesmo foi quem deu uma barreada para melhorar o ambiente. Da sala ele fez a salinha de espera; do quarto, o gabinete e a cozinha foi uma cozinha mesmo. E para dormir, tomava pousada oferecida pelo agente da estação, um rapaz solteiro e que tinha em seu apartamento, anexo à estação, um quarto vago. ----

Eu que tenho sérios traumas e medo de dentistas, tão logo bati os olhos no gabinete do meu amigo, me senti asfixiado e me bateu uma vontade danada de voltar, imediatamente para a minha casa. O ambiente era o retrato do desespero. A sala de espera consistia, unicamente, em um banco grosseiro. O gabinete tinha uma cadeira de dentista daquelas mais antigas do mundo. Ao vê-la tive a impressão ter sido a cadeira elétrica que matou Caryl Chessman. ----

Os petrechos ficavam em um tabuleiro de assar biscoitos sobre uma mesinha tosca. ----- Lembro-me do seu boticão que parecia um verdadeiro alicate de ferrar cavalos. ---- Os vidros, talvez com algum tipo de medicamento ou material de dentista, estavam em uma caixa de madeira pregada na parede e, em um canto, uma bacia pequena com um jarro esmaltado cheio d’água para abluções. ---

Eu envolvido nos meus traumas de medo de dentista, não podia falar nada, contudo, podia pensar o que bem quisesse. E pensei. Como aquela gente tinha coragem de assentar em uma cadeira daquelas e deixar o Vadinho mexer em suas bocas? Como aquela gente não temia ficar sem a língua, sem os dentes ou ficar sangrando até à morte? E por um risco daqueles, ainda pagavam! Ele que já havia trabalhado em pedreiras, mexendo ali com dentes, obturações, etc. Era, com toda a certeza, uma total incompatibilidade artesanal. ----

Os clientes que apareceram, naquele dia, foram atendidos e saíam todos cuspindo sangue como se tivessem tomado um murro na boca e levavam, ainda na mão, um comprimido de Cibazol. Era o medicamento que Vadinho indicava e o fornecia junto ao tratamento por ser, naquela época, o mais barato. ---

Alguns o chamavam de doutor e ele ficava todo inchado e, assim, me dizia:Veja, Armando!? Na terra de cego, quem tem um olho é rei. Aqui, eu sou até doutor...Vê só”?! ---

Pousamos no quarto de hóspede do agente da estação Paneleiros e pela manhã, tão logo tomamos o café, fomos para o gabinete. ------ Aquilo para mim não passava de um fundo de martírio. Ali, já o esperava uma senhora gorda, da sua confraria, e que se queixava de uma tremenda dor de dentes e demonstrava isso devido ao grande inchaço do seu rosto. Vadinho, para ficar mais chique, colocou um avental branco, lembrando um autêntico pai de santo, começou a examinar a boca da infeliz e diz: ---

---Olha, Dona Maria! O seu caso é extração, não tem outro jeito.
 ---E o que é tração, Sô Doutore?
 ---Teremos que arrancar o seu dente.
 ---Pode rancá.
 ---Mas, a anestesia costuma não pegar o com o rosto tão inchado, Dona Maria!
 ---Intão, comé qui eu faço?
 ---Acredito que vai doer muito...
 ---Mais do que já tá?
 ---Um pouco mais.
 ---Num tem portança, não, a dor tá dimais...
 ----Bem, já que ele está bambo, pode ser que saia fácil.

E o Vadinho pegando o boticão, deu-lhe uma desinfetada com álcool frio e já foi enfiando aquilo na boca da mulher que, de repente, soltou um grito e logo começou a vomitar. Queira Deus, não estivesse fazendo outras coisas que nem consegui ver. ---- E o meu amigo Rei de um olho só, desesperado e todo labreado, olha para mim e pergunta:

---O que é que eu faço, Armando?!
    
---E eu, muito mais apavorado, respondo: E eu sei lá, Vadinho???!!!

Armando Melo de Castro
Candeias Casos e Acasos.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A CARTEIRA PERDIDA.

Semana passada eu contei aqui  o caso de uma carteira que foi encontrada debaixo da poltrona de uma jardineira quando eu fui cobrador dessa. Hoje será um caso diferente, quando muitos anos depois, eu perdi uma carteira em pleno ultimo dia do ano.

 No último dia do ano de 2012, eu residia na cidade de Lagoa da Prata, eu me preparava para ir ao Banco Itaú sacar algum dinheiro para me abastecer na noite de 31 de dezembro junto de minha família, no sentido de buscar receber uma suposta influência misteriosa que emanaria dos astros e das coisas que tentam explicar aos nossos corações um tipo de energia, às vezes, inexplicáveis nessas datas de mudanças.

 

Ao passar em frente à casa lotérica, consultei a carteira e vi que ainda tinha uma quantia em dinheiro para participar do sorteio da mega da virada, sobrando-me poucos reais disponíveis. Com o advento do cartão de crédito/débito tornou-se desnecessário portar grandes importâncias em dinheiro na carteira. Por ali, me encontrei com alguns amigos, assentei-me na praça, entrei e sai do carro e ao chegar à referida agência bancária, dei pela falta de minha carteira contendo documentos e cartão de crédito.

E como a situação requer uma ocorrência policial, fui questionado onde eu teria perdido o objeto, o que seria muito fácil se eu soubesse. Tomei as providências junto ao Banco, no sentido de sustar quaisquer pagamentos indevidos e providenciei uma nova via de documentos.

Quem já perdeu algum dia, uma bolsa de documentos, naturalmente, saberá o que senti diante do ocorrido.

Um ano após o ocorrido, já em 2013, esta carteira chega as minhas mãos, através do Banco, enviada por um anônimo sem os poucos reais e com um bilhete:

“Toma a sua carteira seu filho da puta. Vê se da próxima vez que perdê-la perca com algum dinheiro seu pobretão duma figa.”

A vida é uma escola que, por muitas vezes, nos ensina lições dolorosas.

Armando Melo de Castro